recrutamento e seleção de pessoas

8 hacks de recrutamento e seleção de pessoas

O recrutamento e seleção de pessoas é um dos processos mais difíceis e importantes na rotina das empresas. Isso porque contratações assertivas são sinônimo de bons resultados.

Um processo de recrutamento e seleção de pessoas leva tempo e costuma exigir muita mão de obra do setor responsável. Dados de uma pesquisa do Glassdoor revelaram que o Brasil é o país em que o processo seletivo leva mais tempo, em média 39,6 dias.

Para tornar esse processo mais rápido muitas empresas utilizam hacks de recrutamento e seleção de pessoas que as coloquem à frente da concorrência na busca por novos talentos.

Mas o que são hacks de recrutamento e seleção de pessoas? De que forma eles podem impactar na atração e escolha do profissional certo para sua empresa?

Neste artigo vamos responder essas e outras perguntas sobre a importância de acelerar e otimizar o processo de recrutamento e seleção de pessoas. Confira!

O que são hacks de recrutamento e seleção de pessoas

Os hacks de recrutamento e seleção de pessoas são estratégias/ferramentas que tem por objetivo acelerar esse árduo processo dentro das organizações.

Com isso, as empresas tornam esse processo mais assertivo, escolhendo as pessoas certas para as vagas de maneira otimizada.

Esses hacks recrutamento e seleção de pessoas têm influência desde a prospecção de candidatos, triagem dos currículos, entrevista até a própria escolha.

Conheças os hacks de recrutamento e seleção de pessoas

O sucesso do recrutamento e seleção de pessoas, atualmente, depende e muito das ações e estratégias que a empresa adota. Cada detalhe faz a diferença na escolha de um profissional que se encaixe no perfil e nas necessidades da organização.

Quando a empresa contrata de maneira correta diminuem as taxas de absenteísmo e de rotatividade, por exemplo. Aumentando assim, as chances de reter um talento por mais tempo na empresa. 

Dentro dessa realidade, selecionamos 8 hacks de recrutamento e seleção de pessoas. Confira!

  • softwares de automação de recrutamento;
  • redes sociais para divulgar vagas;
  • roteiro de entrevista estruturado;
  • testes online;
  • site com espaço para divulgação de vagas;
  • comunicação constante com os candidatos;
  • entrevistas em vídeo;
  • banco de talentos.

 

Abaixo vamos detalhar a importância de cada um deles numa rotina de recrutamento e seleção de pessoas. 

Softwares de automação de recrutamento

Os softwares de automação de recrutamento e seleção de pessoas facilita a busca pelo candidato ideal

Por meio deles é possível não só traçar um filtro maior sobre o perfil profissional dos candidatos, mas realizar uma integração com portais de vagas e até com redes sociais.

Além disso, por meio da automação é possível aplicar testes online para que o candidato seja provado em relação a suas habilidades para assumir determinada vaga. Dessa forma, a empresa tem mais chances de escolher o profissional certo.

Sem contar na facilidade para criar respostas e enviar e-mails para quem é selecionado ou para quem é descartado para a vaga. Assim cria-se uma relação mais justa e profissional com todos os concorrentes.

 

Redes sociais para divulgar vagas

As redes sociais passaram a ocupar um espaço decisivo no processo de recrutamento e seleção de pessoas. 

Redes como Facebook e LinkedIn se tornaram ótimas plataformas para divulgação de vagas e até mesmo oferecem informações detalhadas sobre os candidatos.

Um estudo feito pelo We are Social e Hootsuite, “Digital in 2018: The Americas”, revelou que 62% dos brasileiros estão ativos nas redes sociais. Ou seja, as empresas podem e devem fazer bom proveito dessas redes para atrair possíveis talentos.

A dica é fazer um anúncio detalhado, com as obrigações da função, benefícios oferecidos pela empresa e etc., para que assim os profissionais se sintam atraídos pela vaga anunciada e saibam exatamente o que a empresa deseja deles. 

 

Roteiro de entrevista estruturado

Um processo de recrutamento e seleção de pessoas tem com ele uma série de procedimentos até a efetivação da contratação. Por isso, é crucial que a entrevista siga uma linha, um roteiro, uma estratégia para ser efetiva.

É necessário considerar cada estágio envolvido como o anúncio da vaga, triagem dos currículos, testes, entrevista (online e presencial) e retorno para os candidatos.

Anotar cada etapa ao ser concluída pode evitar equívocos na escolha e principalmente garantir que ao longo do processo de escolha nenhuma etapa importante tenha sido ignorada ou negligenciada.

 

Testes online

Os testes encaixados da forma correta no processo de recrutamento e seleção de pessoas podem otimizar o tempo gasto e diminuir as chances de erro na escolha de um candidato.

Isso porque eles podem eliminar candidatos que estejam fora do perfil da vaga e que não tenham as habilidades necessárias para assumir determinada função. 

Sejam por meio de testes mais específicos como de matemática, português, programação, inglês, entre outros. Cada teste pode analisar mais profundamente competências, habilidades e até mesmo a personalidade de um candidato.

Portanto, os testes fazem parte desses hacks de recrutamento e seleção de pessoal que podem dar um “up” no processo, acelerando as escolhas pelo perfil ideal.

 

Site com espaço para divulgação de vagas

Muitas empresas não possuem um espaço de vagas dentro do próprio site, mas pior que isso são as que criam e abandonam essa área. 

A questão é que esse espaço pode ser um cartão de visita da empresa, sendo extremamente benéfico quando o assunto é divulgação de novas vagas. 

É imprescindível, portanto, se utilizar dele como um espaço que crie uma conexão com possíveis candidatos e talentos. 

Evite, portanto, deixar esse espaço desatualizado e mantenha a constância, detalhando todas as vagas disponíveis, contatos e espaço para envio dos currículos. Criando assim mais um espaço para facilitar o processo de recrutamento e seleção de pessoas.

 

Comunicação constante com os candidatos

O processo de recrutamento e seleção de pessoas é delicado não só no sentido de ser assertivo na escolha de um candidato. Ele impacta também na imagem da empresa no mercado.

Portanto, esse processo precisa criar boas experiências, mesmo para quem não for contratado. Nesse sentido, um hack de recrutamento e seleção de pessoas efetivo passa necessariamente por uma boa comunicação.

Toda empresa precisa valorizar uma relação sincera, justa e profissional com todos os candidatos. Neste sentido se comunicar regularmente com quem se candidatou a vaga oferecida faz toda a diferença.

Seja para dar um retorno positivo ou negativo a empresa precisa manter uma ordem específica de resposta a cada etapa. Evitando assim que os candidatos critiquem a sua empresa no mercado por não terem recebido nenhum retorno sobre a inscrição na vaga. 

 

Entrevistas por vídeo

Se os hacks de recrutamento e seleção de pessoas tem como premissa acelerar esse processo, não pode faltar nessa lista como opção as entrevistas por vídeo.

Muitas empresas adotam em suas primeiras conversas com os candidatos a entrevista por vídeo para agilizar e até permitir maior flexibilidade no processo

Dessa forma, com as entrevistas por vídeo o processo fica mais rápido e menos oneroso, tanto para o candidato, que não precisará se deslocar, quanto para a empresa, que não precisará de longas reuniões presenciais.

Muitas empresas inclusive fazem vídeos gravados aos candidatos para que eles respondam questões, em formato de vídeo, tornando o processo menos burocrático e mais interativo.  

 

Banco de talentos

O banco de talentos é uma estratégia a longo prazo, porém pode ser bem efetiva quando a empresa precisar preencher uma vaga futuramente. Por isso, é fundamental não descartar currículos recebidos.

Mesmo que o profissional não tenha sido selecionado naquele momento, futuramente pode ser que surja uma oportunidade para ele. Portanto, organize e catalogue todos os currículos  conforme as funções que a empresa oferece. 

Destaque os profissionais que mais chamaram sua atenção, para que seja mais fácil localizá-los quando necessário.

O banco de talentos, mesmo que não seja um ação imediata, pode sim ser tratada como um hack de recrutamento e seleção de pessoas. Pois, num futuro próximo pode ser a carta na manga para encontrar um talento e um perfil ideal para uma vaga que esteja disponível.

Acelerando os processos com hacks de recrutamento

Implementar estratégias que acelerem os processos de recrutamento e seleção de pessoas se tornou uma tendência. Não só porque essa rotina exige rapidez, mas também em função da necessidade dela ser efetiva e assertiva.

Até porque empresas que contratam certo tendem a conseguir mais resultados, já que conseguem reter talentos com mais facilidade e diminuem a rotatividade.

Por meio dos hacks de recrutamento e seleção de pessoas, a organização consegue reduzir também a mão de obra e o tempo destinado a essa burocracia. 

Oferecendo aos setores responsáveis pelas contratações mais tempo para se dedicar a ações estratégicas de gestão de pessoas.

Quer mais dicas para não errar mais no processo de recrutamento e seleção de pessoas? Acesse o nosso artigo “5 estratégias de recrutamento de funcionários inovadoras!”.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.