realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento

Qual importância e como usar a realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento?

Por meio da realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento, a empresa obtém mais produtividade e engajamento dos colaboradores. Afinal, trata-se de uma tecnologia que explora novos recursos, torna o aprendizado mais objetivo e produtivo e, ainda, agrega mais à reputação das organizações que investem nessa ideia.

 

A Realidade Aumentada no treinamento e desenvolvimento pode ser novidade para muitos — o próprio conceito ainda é uma incógnita. No entanto, basta entender o valor dessa aplicação para saber o quanto a tecnologia tem muito a oferecer.

A RA é vista como uma área intermediária entre a realidade e a realidade virtual, abrindo mão das simulações digitais para que os usuários interajam com objetos reais e informações virtuais sobrepostas sobre eles.

Perceba, então, que é a pura integração entre o real e o virtual. E vamos discutir o impacto que pode agregar ao seu negócio a partir do uso da realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento. Confira!

Onde você já deve ter visto a realidade aumentada

Se o conceito ainda não está devidamente familiarizado por você, convém observar o grande sucesso do jogo para celular Pokémon Go, no qual as pessoas saiam às ruas caçando Pokemóns, com a tela do celular como instrumento de mapeamento e orientação.

Em um sentido mais amplo, a realidade aumentada pode ser vista como um wearable (dispositivos vestíveis, como um óculos) em que as pessoas podem obter informações em tempo real sobre os objetos que elas estão direcionando a sua visão.

Não à toa, esse tipo de inovação está abrindo novas portas no mercado. Inclusive, a realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento de pessoal tem sido amplamente celebrada por especialistas do setor.

Isso porque o modelo de aprendizagem que conhecíamos, até então, está rapidamente defasando-se. Agora, podemos aprender em constante movimento, não precisando que fiquemos “presos” a uma sala.

Um exemplo disso ocorreu quando fizeram o seguinte experimento: a um grupo de pessoas foi dado um conjunto de Lego e o manual de instruções diretamente aplicado em um óculos de RA. Para outro grupo, o mesmo conjunto, mas com o bom e velho manual em papel.

Adivinhe, agora, quem montou o conjunto primeiro?

Como as empresas usam a realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento

Muitas marcas líderes já fazem uso da realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento. A General Motors, por exemplo, utiliza a solução do Google, o Google Glass, para treinar os colaboradores em tempo real. Isso faz com que eles permaneçam dentro da empresa, de suas estações de trabalho, e aprendam verdadeiramente na prática.

Além disso, a prática economiza custos de deslocamentos e de baixa produtividade com o desfalque de equipes. Todos permanecem no trabalho, e aprendem na prática como desenvolverem-se com qualidade a partir das instruções que surgem diante dos seus olhos, nos próprios equipamentos que eles lidam no dia a dia. A sobreposição visual que os óculos possibilita ajuda na execução correta da tarefa.

Aposte na realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento

Já consegue imaginar esse tipo de aplicação para entender o quanto a realidade aumentada no treinamento  e desenvolvimento tem o poder de transformar a qualificação dos seus recursos humanos?

Imagine, agora, o quanto isso pode contribuir de outras maneiras. Museus podem usar esse tipo de tecnologia para que os visitantes obtenham, diante dos olhos, as informações de cada peça que eles estão de olho, enquanto caminham pelas instalações.

O mesmo pode ser aplicado em empresas, inclusive. Uma maneira de abordar a história e a cultura da empresa, servindo como um tour de integração do colaborador, por exemplo. Ou, ainda, esse tipo de tecnologia pode abrir um leque de opções de reuniões que ocorreram na sala que o usuário acabou de entrar. Assim, ele acessa e pode se inteirar, rapidamente, a respeito do conteúdo realizado nessa reunião.

Vale apontar, entretanto, que a realidade aumentada no treinamento e desenvolvimento permanece um mistério para as próprias empresas. Novas ideias e soluções são apontadas constantemente, valendo a pena manter um olhar atento a respeito das próximas grandes tendências nesse meio.

 

E você, tem alguma experiência no assunto e gostaria de complementar o artigo com as suas vivências? Então, deixe o seu comentário, no campo abaixo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.