razões-que-fazem-a-sua-empresa-perder-talentos.

6 razões que fazem a sua empresa perder talentos

89% das empresas não possuem nenhum programa de retenção de talentos, segundo pesquisa do HayGroup. Diante disso, podemos apontar essa como uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Se não há uma estratégia formal e sólida neste sentido é normal que o índice de rotatividade seja alto. Pois, apesar de muitas empresas investirem alto em recrutamento e seleção, o pós-contratação é limitado e não é dada a importância necessária a ele.

Sendo assim, ao longo do tempo o colaborador vai se desmotivando, o nível de comprometimento vai lá embaixo e as saídas são frequentes. Porém, você sabe quais as razões que fazem sua empresa perder talentos? Listamos nesse artigo as principais.

Os 6 principais motivos para a perda de talentos

Conforme dados do estudo do HayGroup, 64% das empresas admitem dificuldades para reter talentos. E sua empresa vem perdendo talentos constantemente?

Se a resposta é sim, chegou o momento de descobrir quais os principais motivos para que isso esteja acontecendo.

Abaixo selecionamos 6 razões que fazem a sua empresa perder talentos.

  • Falta de transparência;
  • Burocracia exagerada e processos engessados;
  • Desvalorização profissional;
  • Excesso de competitividade;
  • Falta de liberdade e flexibilidade;
  • Lideranças despreparadas.

Quer saber de que forma esses pontos influenciam na perda de talentos? Em seguida vamos detalhar cada um deles.

Falta de transparência

A falta de transparência é uma das principais razões que fazem a sua empresa perder talentos. Ela é causa de desmotivação, desconfiança e descrédito do colaborador em relação a empresa.

Isso porque ele não se sente parte dos acontecimentos e o “disse que me disse” nos corredores acaba se tornando verdade. Afinal, o gestor centraliza com ele as metas e objetivos e não compartilha com a equipe vitórias e derrotas.

Criando assim deduções e suposições que só atrapalham o andamento do trabalho. Sendo assim, é importantíssimo que o gestor compartilhe as informações com a equipe até para direcionar as tarefas de maneira correta. 

Burocracia exagerada e processos engessados

O excesso de burocracia pode ser um fator determinante para barrar a criatividade e o desenvolvimento dos profissionais. Aliás, essa é uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Regras e ações sem o mínimo de flexibilidade faz com que os talentos acabem se sentindo inúteis para usar suas habilidades. Já que o trabalho se torna tão limitado que ele não tem voz nos processos de decisão.

Os projetos engessados barram a criatividade e não existem visões que distinguem o bom e ruim. Nesse cenário só o que o chefe fala é bom e a burocracia é quem determina os rumos do trabalho.

Assim, cria-se um ambiente cheio de regras e quem tenta de fato “pensar fora da caixa” estará sempre errado. Se tornando um impeditivo para o desenvolvimento de novas estratégias e ideias para o trabalho.  

Desvalorização profissional

Uma pesquisa da Right Management mostrou que colaboradores motivados têm um índice de produtividade 50% maior. E a motivação passa necessariamente pela valorização profissional.

Muitas empresas podem achar que só o dinheiro importa, entretanto, a valorização profissional vai muito além de um aumento de salário.

Ela precisa fazer parte de um conjunto de ações onde se inserem os feedbacks, plano de carreira, elogios e o reconhecimento pelo trabalho bem feito.

Quando o profissional se sente desvalorizado ele acaba produzindo menos, seu engajamento cai consideravelmente e essa inclusive é uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Excesso de competitividade

Um conflito é capaz de desestruturar o ambiente de uma empresa. Em muitas ocasiões isso ocorre pelo excesso de competitividade que pode inclusive ser uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Quando há uma competitividade além do ponto a equipe acaba por perder a sincronia, já que o individual se torna mais importante do que o trabalho em equipe e os resultados. Nisso, o ambiente acaba se tornando pesado, egoísta e às vezes até desleal.

Desta maneira, o bem-estar corporativo fica comprometido e as intrigas entre os colaboradores, gerada por essa competição, acaba gerando desmotivação e estresse. 

Fazendo com que essa seja uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Falta de liberdade e flexibilidade

Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o IBOPE sobre flexibilidade no mercado de trabalho mostrou que 73% dos profissionais desejam ter uma flexibilidade maior para definir sua jornada de trabalho.

Atualmente no mercado existe um desejo de conseguir conciliar a vida pessoal com a vida profissional. O bem-estar pessoal passou a estar acima de um bom salário, por exemplo.

Por isso, quando há uma falta de liberdade e flexibilidade, criam-se razões que fazem a sua empresa perder talentos. Portanto, Desburocratizar as relações trabalhistas se tornou algo essencial na rotina das empresas.

Lideranças despreparadas

Sua taxa de rotatividade está alta? Então, é um bom momento de rever as lideranças da empresa. Até porque lideranças despreparadas é uma das razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Um líder ruim é capaz de contaminar o ambiente que gerencia e consequentemente influencia a equipe a se desmotivar e reduzir a produtividade. Talentos desejam ser rodeados por pessoas que os inspiram e os estimulam a serem melhores a cada dia.

A importância da liderança foi inclusive tema de um recente artigo no nosso blog, onde falamos sobre “O que é liderança: o segredo por trás dos grandes líderes”.

Quando há uma falta de comunicação e confiança entre as partes é comum que os profissionais desejem buscar novos ares em outras empresas.

Já que quando não há uma relação de confiança é difícil que o chefe assuma os erros e normalmente a culpa recai sempre em cima dos seus colaboradores.

Para resolver essa questão se faz necessário que o líder adote uma linha de feedbacks construtivos, regularmente, e que seja sempre ouvidos ao que o time tem a dizer.

Não só para perceber e corrigir os próprios erros, mas para conseguir oferecer ferramentas para o time enfrentar os desafios diários.

Faça uma reflexão sobre a perda de talentos

Conseguir manter talentos na empresa é fundamental para que as organizações não só se coloquem à frente da concorrência, mas alcancem resultados satisfatórios.

No entanto, para criar ações efetivas neste sentido é necessário conhecer as razões que fazem a sua empresa perder talentos.

Neste artigo apresentamos alguns dos motivos para lhe ajudar a fazer uma reflexão sobre a realidade da sua empresa. Afinal de contas, reconhecer os próprios erros é o primeiro passo para que a organização comece a gerir melhor os colaboradores.

Evitando assim uma alta taxa de rotatividade e mantendo os talentos por mais tempo na empresa. Gostou do nosso artigo? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhum conteúdo que pode ajudar sua empresa a se destacar na área de gestão e RH.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.