quais são as tarefas do rh

Descubra quais são as tarefas do RH em uma empresa

Tarefas burocráticas, mas também estratégicas. A cada ano que passa o RH é um dos setores mais importantes da empresa. É por meio dele que há uma construção eficaz na relação empregado e empregador, que impacta diretamente nos resultados.

Mas quais são as tarefas do RH? Muito além do que saber quais são as tarefas do RH é necessário saber primeiramente que o objetivo de cada tarefa é gerenciar os recursos mais valiosos que a empresa tem – os empregados.

Diante disso, podemos determinar que todas as tarefas práticas do setor de RH impactam diretamente no funcionamento da empresa. Sejam elas relacionadas à gestão de pessoas, projetos ou burocracias.

Tarefas que vão desde um processo de recrutamento, treinamento até a gestão de ponto e folha de pagamento. Quer saber quais são as tarefas do RH diariamente? Fizemos uma lista com as principais. Confira abaixo!

>> Selecionamos as principais tendências do futuro do RH e disponibilizamos todas elas em um livro digital! Acesse ele através desse link.

 

Quais são as tarefas do RH

O profissional de RH precisa ser multitarefas. Afinal ele assumirá funções que ultrapassam o nível burocrático. Esse setor ocupou também uma parte estratégica na organização de projetos e nas tomadas de decisão da empresa.

Mas quais são as tarefas do RH dentro desse contexto estratégico e ao mesmo tempo burocrático? Conheça as rotinas mais importantes desse setor:

  1. gestão da folha de pagamento;
  2. gestão de ponto;
  3. planejamento salarial e de benefícios;
  4. endomarketing e comunicação interna;
  5. treinamento de pessoal;
  6. recrutamento;
  7. seleção e demissões;
  8. gestão de conflitos;
  9. avaliações de desempenho.

Cada função tem sua devida importância e impacta diretamente na produtividade e nos resultados diários da organização. Entenda sobre cada uma delas logo abaixo:

 

1. Gestão da folha de pagamento

Numa lista de quais são as tarefas do RH, a gestão da folha de pagamento é uma das mais importantes. Isso porque ela tem um aspecto não só burocrático, mas também gerencial e estratégico.

Por um lado o profissional de RH precisa sempre estar atento a todas as diretrizes da lei, para evitar processos trabalhistas e multas onerosas para a empresa.

Por outro ele precisa acompanhar de perto o impacto de alguns salários, onde podem ser feitos ajustes, promoções, trocas de cargo e etc.

 

2. Gestão de ponto

Uma das questões mais importantes dentro da empresa, dentre quais são as tarefas do RH, é a gestão de ponto. Isso porque quando bem gerenciada pode evitar a tão temida insatisfação profissional.

Quando o RH tem controle sobre as horas trabalhadas, faltas e atrasos pode mudar o rumo de trabalho e muitas vezes entender o que está ocasionando o absenteísmo.

Ou seja, quando a gestão de ponto é detalhada se torna possível criar estratégias para engajar e motivar o colaborador, aumentando a produtividade da equipe.

 

3. Planejamento salarial e de benefícios

Muitas vezes um bom salário e uma excelente política de benefícios é um grande diferencial para reter e atrair talentos.

E nesse cenário o RH tem total influência para definir uma estratégia de remuneração justa, condizente com o mercado, e que reconheça os esforços diários do colaborador.

Organizando quais são as tarefas do RH em uma lista o planejamento salarial e de benefícios precisa ser um dos principais pontos a serem tratados no setor. Sem dúvida ele tem uma função global de engajamento e alta produtividade.

Se o colaborador sente que a empresa é justa com ele, aumentam as chances dele se sentir valorizado, feliz e lutando pelos objetivos da empresa.

E isso pode se dar com um salário conforme o mercado exige e benefícios como planos de saúde, VR, academia, salas de descanso e etc. Tudo para valorizar o trabalho e esforço diário do colaborador.  

 

4. Endomarketing e comunicação interna

Possuir profissionais motivados e principalmente ter uma taxa de turnover baixa é o grande sonho de todas as empresas. Isso porque quando a empresa consegue engajar seus colaboradores potencializa as chances de resultados.

E dentro desse tema de “quais são as tarefas do RH”, a comunicação interna e o endomarketing possuem papéis importante.

Quando a empresa consegue construir uma boa imagem diante dos seus colaboradores, de que ali é o melhor lugar para se trabalhar, a produtividade do time aumenta.

Sendo assim, ações internas como plano de carreira, capacitação, métodos de resolução de conflitos, feedbacks e etc., impactam diretamente a relação empregado/empregador.

Sem contar que uma boa comunicação interna é capaz de organizar a equipe para que todos caminhem na mesma direção, em busca dos mesmos objetivos.

 

5. Treinamento de pessoal

Oferecer as ferramentas necessárias para que o seu profissional consiga alcançar o sucesso é uma grande responsabilidade da empresa. Diante disso, o RH tem papel fundamental no planejamento e na organização de treinamento de pessoal.

Mas quais são as tarefas do RH dentro do treinamento de pessoal? De forma geral, é esse setor que, ao lado dos gestores, precisa criar programas de capacitação que preparem o time para os desafios e as tarefas diárias da empresa.

E esse desenvolvimento da equipe por meio de treinamento não só forma bons profissionais, mas impacta diretamente na retenção de talentos.

Isso porque quando a empresa investe em seu colaborador está formando uma equipe mais preparada para executar determinada atividade. E que consequentemente seguirá o plano da empresa de forma mais satisfatória.

 

6. Recrutamento

O recrutamento sem dúvida é uma das rotinas que não poderia faltar na lista de quais são as tarefas do RH. É por meio dele que a empresa tem a oportunidade de formar um time de sucesso, que consiga alcançar os resultados planejados.

Empresa que recruta bem está à frente das outras na competitividade de mercado. Por isso, é fundamental que o RH crie uma rotina de recrutamento, mas com ações que permitam mudanças ao longo do curso.

É fundamental criar um método de descrição de cargos com as habilidades necessárias para a função, benefícios, salário e etc. E a tecnologia nesse caso pode ser um grande apoio, fornecendo boas ferramentas para ajudar nesse desafio de escolha.

Isso porque a todo o momento novas ferramentas aparecem para contribuir no processo de escolha do perfil ideal. Atualmente, por exemplo, é possível delimitar em um site de recrutamento as características que você deseja, aplicar testes online e muito mais.

Sem contar com entrevistas via conferência via Skype, Hangouts, Whatsapp que diminuem o tempo gasto pelo recrutados e agilizam o processo.

 

7. Seleção e demissões

Se o passo a passo do recrutamento pode ser um diferencial na escolha, o processo de seleção é fundamental para finalizar a admissão. Além da parte estratégica pelo perfil ideal, o RH precisa se preocupar com as burocracias de uma contratação.

Tudo precisa ser devidamente calculado financeiramente. Além disso, é necessário cumprir com todos os registros obrigatórios para efetivar a contratação, assinatura do contrato, preenchimento da carteira e etc.

>> Baixe o nosso modelo de ficha de admissão: clique aqui

Todo processo de seleção exige uma visão estratégica e burocrática do RH. Assim como na demissão, onde o setor precisa avaliar constantemente o desempenho dos colaboradores, os impactos de um alto salário, para assim tomar uma decisão acertada em caso de cortes.

Sem contar no lado burocrático, que vem por meio dos pagamentos proporcionais de multa, FGTS, férias, décimo terceiro e etc. Assim a seleção e demissão fazem parte da lista de quais são as tarefas do RH mais importantes e precisam ser levadas em consideração.

 

8. Gestão de conflitos

Criar um bom ambiente de trabalho é fundamental não só na conquista de resultados, mas para manter o engajamento e a satisfação profissional. Dentro das organizações existem pessoas de idades, experiências e habilidades distintas e conflitos podem ser normais.

Entretanto, os gestores e o RH precisam gerir esses conflitos para que eles não ultrapassem o limite do respeito e para que tudo seja resolvido brevemente. Todo debate na empresa é válido desde que traga benefícios para a resolução do problema em questão.

Se for necessário o RH deve conversar com os colaboradores individualmente para tentar entender sua visão e acabar com o mal-entendido entre os colaboradores. Afinal, quando todos se entendem, apesar de opiniões diferentes, há harmonia e maior chance de sucesso.

 

9. Avaliações de desempenho

De nada adianta aplicar ações de engajamento, retenção de talentos, ter uma boa política de treinamento se a empresa não mensura os resultados.

Isso porque é por meio de uma avaliação de desempenho que é possível medir os impactos de todas as estratégias de melhoria aplicada diariamente.

Porém, quais são tarefas do RH em relação a avaliação de desempenho? Na verdade esse setor precisa ter uma visão ampla sobre o negócio. Medindo os prazos de entrega, a gestão de ponto, resultados parciais, finais e retornos financeiros.

Além disso, é possível saber se o colaborador está satisfeito fazendo uma medição por meio de feedbacks contínuos. Toda mensuração de desempenho é válida para que as ações sejam cada vez mais assertivas.

 

A importância do RH nas rotinas da empresa

Saber quais são as tarefas do RH é essencial para as empresas consigam se organizar e planejar suas rotinas com sucesso. Afinal de contas, esse setor hoje tem uma função estratégica e burocrática na empresa.

Cada ação do RH traz impactos positivos ou negativos dentro da empresa. Portanto, é fundamental que os profissionais desse setor saibam exatamente quais são as tarefas principais do RH.

Reconhecer sua função e principalmente o impacto dessas tarefas no engajamento, retenção de talentos e resultado é o que faz a diferença no mercado. 

 

E para você quais as tarefas do RH mais importantes dentro da empresa? Deixe um comentário no nosso post.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.