Quais os benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários?

quais os benefícios que uma empresa pode oferecer

Dia após dia o mercado de trabalho vem se tornando mais competitivo. Empresas, por meio de seus RHs, estão a todo o momento buscando alternativas para reter seus talentos e atrair bons profissionais no mercado.

Mas a pergunta a ser respondida é: quais os benefícios que uma empresa pode oferecer para ser diferente das outras?

São inúmeras as opções de benefícios, que de alguma forma tem sempre como principal objetivo ser um ponto de atração para futuros colaboradores e de motivação profissional.

Conhecer quais benefícios uma empresa pode oferecer, aliás, impacta diretamente no aumento da produtividade e engajamento da equipe.

Sendo assim, é fundamental que a empresa saiba que existem benefícios obrigatórios e opcionais, para respeitar a lei da CLT.

Para sanar as dúvidas da construção de uma boa política de benefícios preparamos um conteúdo sobre quais os benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários. Confira!

 

A importância da política de benefícios

O mercado está diante de uma geração onde o salário não é suficiente para que o colaborador fique no mesmo emprego por muito tempo.

O reconhecimento hoje fala bem alto na hora de um profissional decidir por ficar ou sair de uma empresa.

Portanto, muitas empresas adotaram na rotina a chamada política de benefícios. Nela os colaboradores recebem sempre um algo a mais do que o salário como forma de motivação e incentivo.

Então, saber quais os benefícios que uma empresa pode oferecer é fundamental para manter os profissionais motivados. Pois, quando eles se sentem valorizados tendem a render mais e a se dedicar mais pela empresa.

Por isso, que os RHs incorporaram em sua cultura organizacional alguns diferenciais, que vão além do salário, para atrair os melhores profissionais do mercado.

 

Benefícios obrigatórios

Profissionais que trabalham com carteira assinada já adquirem o direito a alguns benefícios previstos por lei. Mas quais os benefícios que uma empresa pode oferecer são obrigatórios?

Conheça alguns deles:

  • 13º salário;
  • Férias remuneradas;
  • Vale-transporte;
  • Adicional noturno;
  • FGTS.

Sabendo quais os benefícios que uma empresa pode oferecer perante a obrigatoriedade da lei, vamos explicar o significado de cada um deles.

 

13º salário

O décimo terceiro salário é um benefício previsto na Lei No 4.090. É um salário anual adicional pago a todos os colaboradores que trabalham com carteira assinada.

Esse benefício pode ser pago em duas parcelas. A primeira deve ser paga 1 de fevereiro e 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro.

 

Férias remuneradas

Profissionais que trabalham por CLT tem o direito de tirar férias de 30 dias, podendo na nova reforma trabalhista dividi-la em três períodos. Nas férias o salário é adiantado e soma-se mais 30% ao valor.

O período de férias está previsto no artigo Art. 130 da lei da CLT.

 

Vale-transporte

Outra obrigatoriedade da lei em relação aos benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores é o vale-transporte. Nesse caso, a empresa custeia a ida e volta do colaborador do trabalho para casa e vice e versa.

É descontado 6% do salário do colaborador que se utiliza do vale transporte e a empresa custeia todo o restante. Dentre os quais benefícios que uma empresa pode oferecer, o vale-transporte não é opção, é obrigação, previsto na Lei nº 7.418/85.

 

Adicional noturno

O benefício do adicional noturno é direcionado para trabalhadores que exercem sua função entre 22h e 5h. Profissionais que estão trabalhando dentro desse horário recebem 20% a mais como acréscimo de seu salário.

O artigo 73 da CLT é que explica o funcionamento do adicional noturno e suas diretrizes.

 

FGTS

O Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS) é um valor depositado mensalmente pela empresa em uma conta bancária como forma de resguardo ao colaborador. É realizado um desconto de 8% na carteira do empregado.

O dinheiro do FGTS só pode ser sacado pelo profissional em casos de demissão, compra de um imóvel ou qualquer tipo de peculiaridade específica da lei. A obrigatoriedade do FGTS está previsto na Lei 8.036/1990, no artigo 2.

Art. 2º O FGTS é constituído pelos saldos das contas vinculadas a que se refere esta lei e outros recursos a ele incorporados, devendo ser aplicados com atualização monetária e juros, de modo a assegurar a cobertura de suas obrigações.

Benefícios extras

Enquanto os benefícios obrigatórios são impostos pela lei, existem também vantagens inovadoras adotadas por empresas que querem se destacar no mercado.

Contudo, quais os benefícios que uma empresa pode oferecer quando a questão é ir muito além do que os impostos pela lei da CLT?

Separamos algumas possibilidades para que sua empresa comece a oferecer regalias que transformem o seu ambiente em um lugar incrível para os colaboradores.

  • Férias por tempo ilimitado;
  • Vale-academia;
  • Comemoração dos aniversários;
  • Espaço para o café;
  • Visita dos animais de estimação;
  • Espaço para jogos;
  • Empréstimo sem juros.

Quer saber os impactos nos quais os benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários têm no dia a dia da empresa? Abaixo destacamos as vantagens de cada um deles.

 

Férias por tempo ilimitado

Entre os benefícios inovadores que uma empresa pode oferecer está o das férias ilimitadas. Parece loucura, porém, essa inovação está dentro da política de benefícios de uma das maiores empresas do mundo, a Netflix.

Com as férias ilimitadas o colaborador é o responsável pela quantidade de dias que quer tirar férias ou se ausentar para resolver problemas pessoais. Essa ideia tem como foco dar maior autonomia aos colaboradores e é uma demonstração de confiança na sua equipe.

 

Vale-academia

Funcionários saudáveis e que estão com seu bem-estar em dia aumentam a produtividade e consequentemente faltam menos no trabalho.

Dessa forma, o vale-academia é um bom estímulo para que eles pratiquem exercícios físicos regularmente.

Um material publicado pelo The Guardian, revelou que os exercícios influenciam o cérebro em vários momentos, tendo impacto sobre a memória, concentração, criatividade e etc.

Ou seja, ao definir quais benefícios que uma empresa pode oferecer aos seus colaboradores, optar por algum que tenha relação com o bem-estar é uma ótima escolha. Deixando assim, a equipe mais feliz e disposta.

 

Comemoração dos aniversários

Incluir a comemoração do aniversário do colaborador em sua política de quais os benefícios que uma empresa pode oferecer, pode fazer com que ele se sinta importante

Para pequenas empresas é possível comprar um bolo na data e reunir toda a equipe para cantar parabéns. Já em grandes empresas é recomendável adotar uma política onde no fim do mês é feita uma festa para todos que fizeram aniversário naquele mês específico.

Além de demonstrar importância com seu colaborador, essa é uma forma de criar um ambiente de integração entre seus profissionais e as equipes.

 

Espaço para o café

Um espaço com café, sucos, lanches pode ser uma excelente forma de incentivar seus profissionais ao longo do dia.

Com a correria do dia a dia e o trabalho em excesso dar uma pausa para recuperar as energias em um espaço agradável é um grande diferencial interno.

E essa ideia é muito simples de colocar em prática, seja para pequenas ou grandes empresas. Faça uma compra semanal de frutas, por exemplo, e coloque à disposição dos seus colaboradores, ou quem sabe invista em uma máquina de café.

Baixos investimentos, mas que podem fazer toda a diferença sobre a visão que o seu colaborador terá sobre a sua empresa e em relação a sua preocupação com ele.

Ou seja, o grande segredo não é o alto investimento, mas ter uma visão exata de quais os benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários, mesmo que sejam mínimos.

O que o colaborador realmente quer é se sentir importante para a empresa.  

 

Visita dos animais de estimação

Uma pesquisa da Virginia Commonwealth University revelou que os profissionais que tiveram contato com seus animais no trabalho ficaram menos estressadosAlém disso, eles trabalham mais felizes e com a moral elevada. 

Incluir na política de benefícios a possibilidade de levar o animal de estimação pode deixar o colaborador mais feliz! Essa possibilidade de levar o animal alivia o peso do ambiente e cria uma interação entre seus profissionais.

Faça essa tentativa por um dia e avalie os frutos dessa decisão futuramente. Sem dúvida você terá resultados surpreendentes.

 

Sala de jogos

A sala de jogos é uma ótima opção na lista de quais os benefícios que uma empresa pode oferecer aos colaboradores.

Essa é uma opção de interação e entretenimento para a equipe. Um espaço onde todos podem relaxar e recarregar as baterias diariamente e que pode ser composto por videogame, mesa de tênis de mesa, pebolim e etc.

Conseguir aliar trabalho e diversão, equilibrando esses dois pontos, podem ser benéfico não só aos colaboradores, mas também a empresa. Pois assim, os gestores terão uma equipe mais feliz e disposta, e muito menos estressada.

 

Empréstimos sem juros

Um benefício inovador e que pode não caber no dia a dia da maioria das empresas, mas que serve de grande incentivo para a equipe, são os empréstimos sem juros.

Nessa proposta a empresa oferece aos profissionais a possibilidade de pegar um empréstimo e o desconto é feito mensalmente em seus salários sem a imposição de juros.

Apesar dos riscos, essa ideia é atrativa e pode gerar um laço de confiança que vai muito além do que o ambiente de trabalho.

Essa pode ser uma contribuição para a vida pessoal do seu colaborador, podendo engajá-lo ainda mais com a empresa.  

 

A importância da política de benefícios

A retenção de talentos por meio da política de benefícios é uma ótima maneira de reduzir sua taxa de turnover.

Além disso, empresas que vão além dos benefícios obrigatórios por lei se destacam na atração dos melhores profissionais do mercado.

Conhecer quais os benefícios que uma empresa pode oferecer, facilita o processo de criação da política de benefícios. Neste artigo apresentamos inúmeras possibilidades e muitas delas bem acessíveis.

Mostramos que o grande segredo do engajamento é conseguir manter seus colaboradores felizes. Sendo assim, proporcionar um ambiente onde todos estejam satisfeitos é essencial para que a produtividade da equipe seja efetiva e influencie positivamente nos resultados.

Confúcio dizia: “Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”.   

Fique ligado nos melhores conteúdos de RH e gestão seguindo a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *