O número de idosos no Brasil ultrapassa os 23 milhões. Dados do IBGE estimam que em 2060 cerca de 25% da população terá mais de 65 anos. Diante desse cenário, surge uma preocupação em relação à terceira idade e o mercado de trabalho.

Com a expectativa de vida aumentando, muitos idosos desejam manter em alta sua saúde mental e física por meio do trabalho. Seguindo no mercado mesmo após a aposentadoria. 

Dessa forma, as empresas enxergaram uma oportunidade para desenvolver programas para a contratação de idosos. A Pepsico e o Bob´s, por exemplo, possuem programas para contratação de idosos que valorizam a experiência e a diversidade de gerações.

E para potencializar essa prática referente a criação de programas para a contratação de idosos há também o incentivo da legislação brasileira.  

Como, por exemplo, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 154/2017 que estabelece vantagens a empresas que empregam pessoas da terceira idade como a dedução sobre o lucro líquido da base de cálculo da contribuição social.

Mas quais as principais vantagens de criar programas para contratação de idosos e o que as empresas vêm fazendo a respeito disso atualmente? Neste artigo vamos destacar os benefícios de possuir pessoas experientes no quadro de funcionários. 

Siga em frente e boa leitura.

As vantagens de contratar um profissional da terceira idade

Um estudo da FGV com a PWC mostrou que, até 2040, 57% dos brasileiros ativos estarão com 45 anos ou mais. O número de trabalhadores acima de 60 anos inclusive ultrapassou os 7 milhões, segundo pesquisa do Pnad/IBGE.

Um número expressivo e que é o reflexo de uma aposta das empresas por programas para contratação de idosos. Destacamos abaixo os principais benefícios de investir em profissionais da terceira idade.

  • maior responsabilidade;
  • demonstram confiança;
  • exercem o trabalho com grande dedicação;
  • possuem uma grande experiência profissional;
  • dispõem de grande maturidade emocional.

Mas como essas vantagens podem ajudar no dia a dia da empresa? Te contamos logo abaixo.

 

Maior responsabilidade

Responsabilidade e comprometimento com o trabalho, qual empresa não quer ter funcionários com essas características? 

E aí está uma vantagem para quem aposta em programas para contratação de idosos, pois “vestir a camisa” da empresa é com eles mesmos. Com isso, há um senso maior de responsabilidade

Eles se sentem pertencentes à empresa e farão de tudo para que ela conquiste os resultados esperados. Até porque a terceira idade tem maior facilidade para entender seu papel na empresa e sabem que seu comprometimento impacta diretamente nos objetivos.

 

Demonstram confiança

Devido ao conhecimento e a experiência profissional os funcionários da terceira idade inspiram mais confiança no ambiente de trabalho. 

Se um jovem está em formação, o colaborador da terceira idade é mais convicto para tomar decisões e até consegue antecipar alguns cenários. Inclusive são mais prudentes e possuem uma visão mais ampla do que ocorre ao seu redor.

Essa longa bagagem não só transmite essa confiança a empresa, mas também uma confiança em relação ao seu próprio trabalho e ao que ele pode oferecer a empresa. 

Neste sentido, muitas empresas se veem estimuladas a apostar em programas para contratação de idosos que de alguma forma impactem positivamente toda a equipe. 

Pois assim, podem usar esses profissionais como fonte de inspiração para os jovens em função da sua longa bagagem sociocultural.

 

Exercem o trabalho com grande dedicação

Por esse desejo incessante por continuarem a ser ativos, a dedicação é a linha de frente dessa faixa etária. Eles querem se sentir úteis e é por isso que se tiverem uma oportunidade agarrarão com unhas e dentes.

Até mesmo por aquela facilidade que citamos de “vestir a camisa” da empresa eles são extremamente dedicados pelos objetivos que a organização traça para eles. Inclusive faz das metas da empresa as próprias metas e valorizam o emprego que têm. 

 

Possuem uma grande experiência profissional

Quem nunca ouviu o ditado que os idosos são a “voz da experiência”? Pois é, esse é um dos motivos que impacta as empresas na criação de programas para a contratação de idosos.

Essa experiência impacta não só no grande poder de decisão e numa facilidade maior para diagnosticar problemas, mas também serve para eles influenciarem e contribuírem com o crescimento dos mais jovens, algo como uma mentoria forte e diária.

Ou seja, essa troca de experiências entre as gerações é uma das principais vantagens de quem adota programas para contratação de idosos.

 

Dispõem de grande maturidade emocional

Enquanto a nova geração tem muita dificuldade para lidar com problemas e encontrar caminhos para sair deles a terceira idade é extremamente resiliente.

Isso porque sua maturidade emocional, devido à experiência profissional ao longo dos anos, ajuda a aceitar os obstáculos e principalmente a resistir aos problemas. 

Eles não se decepcionam facilmente, pelo contrário, dão a cara para bater devido a sua alta inteligência emocional. Capaz de avaliar os acontecimentos previamente diante de uma grande habilidade para lidar e controlar as próprias emoções.

Exemplos de programas para contratação de idosos

Entre os anos de 2013 e 2017 houve um aumento de 43% no número de profissionais contratados com carteira assinada com 65 ou mais, revelou o PNAD

Esses números se devem graças a empresas que apostam em programas para contratação de idosos. Selecionamos algumas organizações que adotaram esse tipo de programa em sua realidade.

 

Pepsico

Só em 2017 foram mais de 80 contratações destinadas a pessoas com mais de 50 anos. A Pepsico possui alguns programas para contratação de idosos, entre eles o “Golden Years”, que contrata pessoas nessa faixa etária. 

Eles possuem também o “Ready to Return”, um projeto onde são selecionados profissionais acima dos 50 que ficam por dez semanas recebendo treinamento e mentoria. 

Além disso, eles exercem uma função determinada na empresa, de forma remunerada, com a possibilidade de efetivação após o período de testes.

 

Grupo São Francisco

Um dos grandes grupos de saúde privada no país, o Grupo São Francisco, também aposta em programas para contratação de idosos e criou o “50 mais”, que destina vagas a profissionais com mais de 50 anos

O principal objetivo segundo o grupo é agregar valores por meio da diversidade geracional e principalmente a troca de experiências entre as diferentes faixas etárias.

 

Grupo Pão de Açúcar

O Grupo Pão de Açúcar foi um dos precursores dos programas para contratação de idosos. Criando em 1997 um programa específico para admitir pessoas com mais de 55 anos. 

O programa tomou uma proporção tão grande que atualmente são mais de 1200 funcionários nessa faixa etária. Atualmente, as contratações de profissionais da terceira idade passaram a ser parte da rotina dos processos de admissão da empresa.

 

Pizza Hut

Desde 2003, a Pizza Hut também aposta em programas para contratação de idosos. 

É um processo onde os profissionais com mais de 60 anos que querem se recolocar no mercado de trabalho recebem treinamento e trabalham de 4 a 6 horas por dia. Eles têm direito a remuneração, convênio médico e odontológico, cesta básica e outros benefícios.

 

Bob´s

A rede de restaurantes Bob´s também aposta em sua rotina nos programas para contratação de idosos. Nesse caso com o Projeto Bob´s Melhor, que contrata pessoas entre 45 a 65 anos. 

Esses profissionais recebem treinamento para oferecer um atendimento de forma personalizada aos clientes.

A importância da troca de experiências na empresa

Os programas para contratação de idosos vêm ganhando força no mercado atual. Se antes esses profissionais decidiam encerrar suas atividades em uma certa idade, hoje eles vêm com mais fôlego do que nunca para seguir em frente em suas carreiras.

E quem ganha com isso são as empresas que apostam nos programas para contratação de idosos. 

Pois, além da possibilidade de gerar uma grande troca de experiências entre as diferentes faixas etárias terão à disposição profissionais dedicados, com maior maturidade emocional e que podem se tornar mentores dos mais jovens.

Ao longo desse artigo pudemos ver várias empresas que já apostam em programas para contratação de idosos de forma efetiva e com muito sucesso. Programas que talvez sirvam de inspiração para criar um plano de contratação de profissionais da terceira idade.

Sua empresa possui algum tipo de programa para contratação de idosos? O que acha dessa iniciativa? Deixe um comentário no post e conte para nós.