programa de yoga e meditação para funcionários

Por que adotar um programa de yoga e meditação para funcionários?

Quando empresas adotam práticas que promovem não só a capacitação profissional mas também o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho, os benefícios organizacionais são surpreendentemente superiores. Um programa de yoga e meditação para funcionários ou as chamadas atividades de atenção plena ou mindfulness oferecem o aprimoramento da concentração e a redução do estresse, permitindo uma experiência de trabalho mais saudável e produtiva. Por isso, elas estão sendo adotadas por organizações em todo mundo.

Uma das práticas de atenção plena que mais se destaca é a oferta de um programa de yoga e meditação para funcionários. Para implementá-lo, sua empresa deverá:

  • explicar os porquês desta iniciativa aos colaboradores;
  • explicar o que é atividade de atenção plena ou mindfulness;
  • enfatizar as intenções da organização;
  • esclarecer as vantagens desse benefício;
  • dar aos funcionários a opção de recusar;
  • transformar essa prática em uma cultura.

O estado cognitivo do seu colaborador é de extrema importância para o seu rendimento, disposição e satisfação, por essa razão deve ser uma prioridade dos gestores.

>> Para saber mais sobre o Programa de Saúde mental, confira este outro post do blog: Programa de saúde mental no bem-estar dos colaboradores <<

E para te ajudar a adotar cuidados como esse, preparamos este post com os principais benefícios de oferecer um programa de yoga e meditação para funcionários. Boa leitura!

O que são atividades de atenção plena?

Atividades de atenção plena ou mindfulness em inglês, grosso modo, são aquelas que visam reduzir o estresse e desenvolver a concentração. 

De origem budista, essas práticas permitem que o indivíduo aprenda a ficar atento às manifestações do seu corpo e mente, por meio de exercícios físicos e meditações. E assim, potencializar o seu rendimento em atividades diversas. 

Considerando ou não a natureza religiosa dessas atividades, empresas em todo mundo, tais como a Microsoft, Apple, Google, Aetna, Facebook, 3M, VIVO, já as oferecem para a sua força de trabalho.

Quais os principais benefícios do mindfulness?

Algumas das principais vantagens das atividades de atenção plena são:

  • aumento do foco;
  • alívio do estresse;
  • diminuição da ansiedade;
  • redução de sintomas relacionados à depressão;
  • retardo do envelhecimento precoce;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • desenvolvimento de inteligência emocional;
  • aprimoramento da capacidade de relaxar;
  • melhora a criatividade;
  • aumenta as emoções positivas;
  • melhora a qualidade de vida;
  • turbina o desempenho do cérebro;
  • melhora o sono;
  • requer baixo investimento.

Por que criar um programa de yoga e meditação para funcionários?

Principalmente para quem trabalha preso a uma mesa por horas, os sintomas do estresse podem ser gritantes. Algumas das consequências são a queda da produtividade, aumento da irritabilidade, desmotivação, absenteísmo, clima organizacional prejudicado, altas taxas de turnover, insônia, bloqueio criativo, dentre outras.

Criar um programa de yoga e meditação para funcionários permite que a sua organização ofereça um cuidado especial para aliviar esses sintomas e potencializar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho. 

Por meio do desenvolvimento do equilíbrio emocional e aumento da concentração, os funcionários se tornam mais produtivos, estimulando o crescimento e o lucro. Além disso, o interesse interpessoal é encorajado, melhorando claramente o trabalho em equipe, atividades coletivas e o clima organizacional. Com um ambiente mais agradável e os relacionamentos estimulados, os colaboradores também se sentem mais felizes e satisfeitos, reduzindo as taxas de intervenção médica e faltas

Em outras palavras, com o programa de yoga e meditação para funcionários, a empresa reflete cuidado e valorização pela felicidade da sua força de trabalho e reduz despesas diversas com a frequência e o prazer do colaborador.

Por isso, ter o programa de yoga e meditação para funcionários pode ser a solução mais eficiente e responsável para zelar pelo bem-estar da força de trabalho e pela vitalidade  da organização.

Mas porque yoga e meditação?

O yoga é a indicação mindfulness mais comum pela sua alta eficiência e baixo custo. Sendo necessário para implantação apenas a disponibilidade espacial da empresa e a contratação de um profissional ou empresa parceira, a atividade é uma alternativa financeiramente interessante.

Tratando de eficiência, com o yoga, o praticante trabalha integralmente a conexão entre o corpo e a mente por meio de técnicas especiais. As principais competências são:

  • asana – técnicas corporais;
  • pranayamas – técnicas respiratórias;
  • tratakas – exercícios para os olhos;
  • bandhas – contrações de plexos e glândulas;
  • mudras – gestos com as mãos;
  • meditação – controle da atenção;
  • kriyas – técnicas de purificação.

Além disso, essa atividade ainda incentiva princípios éticos como o Tapas (superação), Ahimsa (não agressão) e Swadhyaya (auto-estudo), que são muito importantes para uma boa relação entre funcionário e empresa e também para seu o desenvolvimento profissional.

Esse conjunto de princípios trabalha a consciência corporal e respiratória, que promovem um aumento de energia, atenuação da tensão, domínio da atenção e autocontrole. Tudo isso favorece a formação de colaborador mais ativo e produtivo, que permitirá que a organização cresça com mais qualidade.

A oferta de um programa de yoga e meditação contribui para uma vida mais feliz e uma experiência de trabalho mais saudável e dinâmica. A implantação deve ser anunciada com atenção, explicando com detalhes os principais motivos dessa iniciativa e apresentando os benefícios para o colaborador e para a organização.

É importante também que os funcionários tenham a liberdade de escolher entre participar ou não do programa. A intenção da empresa é oferecer um benefício que traga bem-estar e qualidade de vida no trabalho, portanto, a imposição não é uma boa alternativa.

Vale ressaltar que para ser eficiente e transformadora, esse novo hábito precisa ser incorporado à rotina da empresa, ou seja, é necessário que haja uma periodicidade e que a frequência seja respeitada. O ideal é que seja feito sempre em uma mesma hora e lugar.

Transformar o programa de yoga e meditação para funcionários em um cultura da empresa é essencial para que as vantagens sejam reforçadas continuamente e que as intenções de valorização e cuidado da força de trabalho sejam reconhecidas.

Gostou? Quer saber mais? Então, confira este outro artigo relacionado, que traz todos os detalhes e dicas para implantar o mindfulness no trabalho e potencializar o rendimento da sua equipe profissional.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.