Inscreva-se

Programa de desenvolvimento de líderes: como construir lideranças de sucesso!
Dicas

Programa de desenvolvimento de líderes: como construir lideranças de sucesso!

Para desenvolver a liderança em uma empresa, é necessário contar com estratégias eficientes na realização da gestão de pessoas. Portanto, é preciso criar um programa de desenvolvimento de líderes, seguindo os passos:

  • trabalhar com todos os níveis hierárquicos;
  • definir prioridades;
  • avaliar a criação de um programa piloto inicial;
  • considerar as necessidades de cada setor para estruturar o programa;
  • contratar especialistas terceirizados;
  • avaliar os resultados do programa.

 

A liderança está presente em todos os níveis de uma empresa, seja estratégico, tático ou operacional. O líder atual, diferentemente da postura dos chefes tradicionais do passado, trabalha junto a sua equipe para atingir objetivos em comum e até desenvolver novos líderes na empresa.

Os líderes devem ser pessoas com habilidades e atitudes estratégicas para a empresa. Possuem extrema importância para o bom funcionamento da organização como um todo. Eles são capazes de influenciar pessoas a aderirem suas causas – da empresa -, além de motivá-las a alcançarem os objetivos propostos.

As habilidades e competências de um verdadeiro líder, capaz de orientar seu time, são muito valorizadas pelas organizações para se manterem no mercado cada dia mais competitivo.

Como anda a liderança em sua organização? Você sabe como reconhecer líderes em seu time e como prepará-los? Continue a leitura deste post e saiba como modelar profissionais capacitados para assumir a liderança de seu negócio!

 

Qual é o papel da liderança?

O papel da liderança dentro do ambiente corporativo já vem sendo discutido há muitos anos e a percepção da sua importância vem crescendo. De acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Robert Half no final de 2017, com gestores de RH, umas das maiores preocupações é o desenvolvimento de líderes.

Por meio de um programa de desenvolvimento de líderes eficiente, é possível, então, preparar pessoas capacitadas para o cargo. Eles devem ser responsáveis para fazer a mediação entre liderados e os objetivos da empresa.

 

O que é um programa de desenvolvimento de líderes?

O Programa de desenvolvimento de líderes (PDL) é um conjunto de processos realizados para promover competências fundamentais em profissionais da empresa. Ele visa reunir conteúdos teóricos e atividades práticas para proporcionar experiências importantes aos colaboradores. Dessa forma, é possível promover mudanças positivas nos comportamentos deles.

O PDL tornou-se fundamental nas corporações devido ao aumento da preocupação de se desenvolver e promover novos líderes no ambiente de trabalho. Assim, ao reconhecer o papel da liderança, uma das ações do RH passou a ser colocar em prática esse tipo de programa.

Dessa forma, as empresas conseguem contar com equipes mais produtivas e eficientes. Os times passaram a ser liderados por pessoas criativas, proativas e comprometidas com os resultados.

Os demais funcionários passam a formar times de sucesso, tornando-se mais motivados e influenciados positivamente a atingirem as expectativas e estratégias da organização.

 

Quais as vantagens do PDL?

Por meio do programa de desenvolvimento de líderes, as empresas conseguem aplicar técnicas e estratégias avançadas para implementar mudanças pessoais e profissionais em seu time.  

As práticas do PDL são pensadas de acordo com as necessidades de cada negócio. Elas permitem ampliar o autoconhecimento dos funcionários por meio de novas ferramentas que o apoiam em sua jornada como líder.

Dessa forma, ao desenvolver o programa, os participantes conseguem melhorar suas relações com os demais colaboradores e com seus superiores. Eles desenvolvem habilidades, como melhorias na comunicação, na motivação e na sua produtividade.

Com um programa de desenvolvimento de liderança para sua equipe, a empresa proporciona benefícios para os dois lados. Ao mesmo tempo, oferece a oportunidade para o profissional desenvolver as habilidades requisitadas. Dessa forma, ele pode progredir na organização, como crescer profissionalmente.

O PDL também proporciona outras vantagens para os negócios, como na motivação e retenção de talentos. Por meio dele, os funcionários passam a valorizar mais seu trabalho, visando se tornar futuros líderes. Além disso, sentem-se mais conectados aos negócios, entendendo como seu trabalho agrega valor para a empresa.

Para construir um programa bem-sucedido, é necessário seguir alguns passos para estruturar o treinamento. No entanto, primeiramente, a empresa precisa identificar aqueles funcionários que desejam se tornar futuros líderes e possuem o perfil pra isso.

 

Como identificar líderes em seu time?

Antes de mais nada, o RH precisa identificar o potencial de liderança entre os membros da equipe. Os profissionais aptos para essa missão devem possuir algumas características específicas.

A inteligência emocional dos funcionários deve se destacar no momento da escolha dos profissionais que participarão do programa de desenvolvimento de líderes. O motivo disso é simples, os líderes precisam lidar com pressões, cobranças e gerenciamento de pessoas todos os dias. Por isso, precisa ter um controle emocional para ser capaz de exercer todas essas funções, ao mesmo tempo que motiva e dá o exemplo para todos.

Outras características indispensáveis para um verdadeiro líder que devem ser detectadas pelo RH são:

 

1. Proatividade

Aqueles funcionários que demonstram engajamento com seus trabalhos e atingem suas metas podem se tornar verdadeiros líderes na empresa. A proatividade de um líder faz com que ele esteja sempre disposto a ajudar os demais e a buscar soluções para reparar os possíveis problemas.

 

2. Responsabilidade

Essa é outra característica fundamental para selecionar os profissionais que irão participar do programa de desenvolvimento de líderes. Quem é responsável, normalmente, tem maior facilidade para cumprir prazos e todas as suas tarefas do dia a dia no trabalho.

 

3. Motivacional

Além de ser comprometido com suas tarefas, o líder se torna um exemplo para seu time. Ele sabe como distribuir as atividades entre a equipe, além de motivar a todos a seguirem os prazos e trabalharem com qualidade.

Dessa forma, garante que os melhores profissionais realizem as tarefas, estimulando o aprendizado e a performance da equipe.

 

4. Agilidade para tomar decisões

O líder deve estar pronto para lidar com todo tipo de imprevisto em seu dia a dia. Por isso, é necessário saber agir sob pressão e tomar as melhores decisões para a empresa. Além disso, ele deve manter a mente aberta e ser flexível para conseguir ter sucesso em suas decisões.

 

5. Comunicação

Ter uma boa comunicação é uma característica extremamente importante para se tornar um líder. Para escolher os colaboradores que poderão participar do programa de desenvolvimento de líderes, selecione aqueles com talento nato para ser ouvido pelos demais.

Se essas características estiverem presentes em alguns de seus funcionários, a melhor forma de incentivá-los é por meio de um efetivo programa de desenvolvimento de líderes. Confira a seguir como criar um PDL de sucesso.

De que adianta identificar um líder e não retê-lo na empresa? Por isso, ao finalizar esta leitura, recomendamos que você baixe o eBook gratuito Retenção de Talentos. Responda o formulário e receba agora mesmo:


Como desenvolver um programa de desenvolvimento de líderes?

1. Trabalhar com todos os níveis hierárquicos

Para ter sucesso no programa de desenvolvimento de líderes, a empresa deve implementá-lo em todos os departamentos da organização. Até mesmo os líderes dos cargos mais altos podem aprimorar suas habilidades com o programa.

Mas, é necessário preparar materiais diferentes para cada nível, dividindo os conteúdos conforme as necessidades de cada grupo hierárquico.

 

2. Definir prioridades

O PDL conta com um conjunto de atividades e práticas para treinar a habilidade dos líderes. Portanto, deve ter suas prioridades preestabelecidas para que problemas sejam resolvidos e os resultados sejam positivos.

Para otimizar o processo, é possível iniciar o programa naqueles setores mais críticos, em que o papel de uma boa liderança é primordial para a continuidade dos negócios.

 

3. Avaliar a criação de um programa piloto inicial

Antes de direcionar investimentos para o programa de desenvolvimento de líderes, a empresa pode dar pequenos passos, desenvolvendo um projeto-piloto para o PDL.

Muitas vezes, as organizações adiam a adoção do programa, por medo ou falta de recursos para estruturar um treinamento tão completo como o PDL. Por isso, é possível iniciar de forma reduzida, aplicando-o em setores mais críticos e analisar os seus resultados.

Dessa forma, a empresa pode expandir seu projeto para os outros setores quando identificar as melhorias que ele pode trazer para o negócio como um todo.

 

4. Considerar as necessidades de cada setor para estruturar o programa

As necessidades e desafios de cada setor devem ser considerados no momento de se criar os conteúdos e atividades realizados no PDL.

Cada setor possui características específicas, portanto, os seus líderes devem possuir habilidades e competências exclusivas. Dessa forma, é possível desenvolver profissionais capacitados para cada área, podendo torná-la mais eficiente e produtiva.

 

5. Contratar especialistas terceirizados

Caso sua empresa não tenha profissionais preparados para aplicar o programa de desenvolvimento de líderes, uma ótima opção é contratar especialistas. Há diversas pessoas preparadas no mercado para auxiliar no PDL, como consultores, coaching e mentores. Isso irá ajudar sua empresa a tirar essa ideia do papel de forma prática e rápida.

 

6. Avaliar os resultados do programa

Os benefícios do PDL para a empresa são muitos, no entanto, é necessário acompanhar seus resultados para saber se as estratégias utilizadas estão corretas.

Por isso, o RH e os gestores devem fazer o acompanhamento de como os funcionários estão se saindo no papel de liderança. Além disso, a empresa deve aplicar feedbacks para incentivar o programa, permitindo que os funcionários possam corrigir erros e descobrir onde melhorar.

 

Ao aplicar o programa de desenvolvimento de líderes em sua empresa, você será capaz de evitar os erros mais comuns cometidos pelas pessoas que estão no comando das equipes. O PDL ajuda as organizações a detectarem líderes natos e a preparar seus próprios funcionários a desenvolverem essa função. Dessa forma, é possível preparar um time totalmente focado em aumentar as chances de sucesso de todo o seu negócio.

 

Gostou das dicas deste conteúdo? Siga a Xerpa no  Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e receba mais informações em primeira mão!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *