Profissões em alta no mercado: descubra as 13 mais populares para 2021

profissões em alta no mercado

O mercado de trabalho sempre foi dinâmico, mas graças à transformação digital, as opções de carreira ganham novos significados e interesse dos futuros profissionais ou de quem deseja mudar de ares. Justamente por isso, vale a pena ficar de olho em quais são as profissões em alta no mercado.

Por meio dessas listas, atualizadas periodicamente, dá para entender algumas coisas bem variadas, como os rumos da sociedade, as aplicações de cada profissão e a importância delas para o presente — o que reforça o valor delas para estarem em alta.

Para este post, reunimos 13 profissões em alta para você analisar cuidadosamente. São elas:

  1. Posições híbridas
  2. Especialistas em marketing digital
  3. Designer gráfico
  4. Data analysts
  5. Finanças e contabilidade
  6. Vendas
  7. Recursos humanos
  8. Seguros
  9. Tecnologia
  10. Fact checking
  11. Saúde mental e bem-estar
  12. Meio ambiente
  13. Responsabilidade social

Acompanhe-nos ao longo desta leitura e inspire-se em nossas ideias para iluminar as suas decisões em torno do seu futuro profissional — mas de maneira consciente e de acordo com a sua felicidade pessoal, e não guiando-se apenas pelas projeções de mercado, viu? Boa leitura!

O cuidado em escolher a carreira

Atualmente, a pandemia do coronavírus emitiu um alerta na hora de escolher a futura profissão. Afinal de contas, o PIB nacional despencou e centenas de milhares de empresas fecharam as portas. Isso causou um grande desconforto para quem considerava um rumo profissional que foi afetado pela atual crise.

Mesmo assim, dá para se nortear com base nos setores e cargos que, mesmo com a situação grave de saúde e economia global, seguem em evidência e evolução.

Sem falar que, em médio e longo prazo, o cenário pode ser outro. Ou seja: não adianta ter um pensamento imediatista se as perspectivas podem (e, provavelmente, serão) diferentes no futuro próximo. O que pode também transformar as profissões em alta no ano seguinte e nos seguintes também.

As 13 profissões em alta para 2021

Com isso em mente, descubra conosco as áreas que estão causando um alvoroço positivo no mercado de trabalho!

1. Posições híbridas

Não estamos falando de uma profissão, especificamente, mas de um cargo chefe nas empresas do futuro que se apega à flexibilidade dos colaboradores.

Boa notícia para as gerações mais novas, como a geração Z e os millennials, que costumam ter esse perfil já intrínseco ao desenvolvimento acadêmico e profissional deles.

E não faltam setores para acomodar esse profissional multiuso e sedento por conhecimento, como:

  • saúde;
  • marketing;
  • vendas;
  • recursos humanos;
  • tecnologia.

Entre outros segmentos que veem com muitos bons olhos a multidisciplinaridade profissional para ter um capital humano cada vez mais qualificado e valorizado no mercado de trabalho.

2. Especialistas em marketing digital

O marketing se transformou, nos últimos anos, e tem um poder significativo para atrair e converter pessoas em novos clientes para as empresas. 

Para isso, contudo, profissionais antenados às constantes evoluções de técnicas e tecnologias em  marketing digital são fundamentais. Isso inclui não só as estratégias assertivas para alcançar seus objetivos, mas os meios e soluções para transformar dados em insights valiosos para a sustentabilidade de suas ações digitais.

Você pode ter um vislumbre do que o marketing digital tem feito em nosso artigo sobre as estratégias focadas para o setor do varejo!

3. Design gráfico

Uma das principais profissões em alta para 2021, os designers gráficos vão ter bastante espaço para exporem suas respectivas criatividades com o auxílio de boas ferramentas tecnológicas.

Isso tudo, para criar ações pautadas por ilustrações, logomarcas, projetos de identidade visual e mais uma ampla variedade de cargos multimídia do mercado de trabalho.

4. Data analysts

Dados digitais não servem somente para o marketing. Eles estão presentes para o desenvolvimento corporativo em todas as frentes. E os especialistas em coletar, organizar e converter essas informações em insights estão com um futuro bastante aberto e convidativo pela frente.

Por meio da análise de dados, todo tipo de decisão pode ser tomada. Uma questão que não é só importante, mas essencial para as organizações que pensam em um futuro mais produtivo com economia de recursos e tempo. Portanto, esse tipo de profissional tem que estar atento às tecnologias mais usadas pelas grandes empresas do futuro.

5. Finanças e contabilidade

O tradicional setor ainda consta como uma das profissões em alta pela sua importância para qualquer empresa e também pela variedade de cargos com amplas possibilidades de crescimento, como:

  • tesouraria;
  • contabilidade/fiscal;
  • fusão e aquisição;
  • controles internos;
  • planejamento financeiro/controladoria.

Temos também um posto que explica bem as respectivas responsabilidades e funções dentro de uma empresa. Dê uma olhadinha, para entender melhor como os cargos acima se alinham as necessidades de qualquer organização.

6. Vendas

Mais um setor tradicional que constantemente figura entre as profissões em alta em decorrência da sua demanda. Entretanto, o setor (bastante alinhado ao marketing, ultimamente) tem se diversificado em áreas complementares, como customer experience (experiência do cliente) ou mesmo em gerência de e-commerce.

7. Recursos humanos

Grande flexibilidade para especializar-se no setor de recursos humanos, colocando o segmento entre as profissões em alta para 2021. alguns exemplos de cargos:

  • remuneração e benefícios corporativos;
  • departamento pessoal;
  • recrutamento e seleção;
  • treinamento;
  • headhunter;
  • people analytics (analista de indicadores).

Vale a pena ficar de olho no desenvolvimento do setor, que vem assumindo cada vez mais um aspecto analítico e estratégico nas organizações, e cada vez menos burocrático.

8. Seguros

Mais uma vez, a pandemia ataca de maneira a gerar oportunidades no mercado. O setor de seguros foi efervescido por conta dos temores causados na população, aumentando a demanda por seguros de saúde e de vida, entre outros produtos.

As prioridades das pessoas mudaram, por conta das transformações sociais deste ano, e isso pode agregar boas oportunidades de mercado para o futuro imediato e mesmo em médio prazo.

9. Tecnologia

O segmento pode ser muito amplo, diversificado e flexível, mas mesmo assim vale a sua atenção. Tecnologia é um dos principais termos do século 21 e está ligado às grandes inovações dos últimos anos.

Para tanto, confira alguns cargos que estão em alta entre os especialistas do mercado de trabalho:

  • engenheiros de dados;
  • desenvolvedores full stack;
  • engenheiros de software;
  • infraestrutura/cloud;
  • Business Intelligence.

Sem falar no desenvolvimento de softwares e aplicativos, que são setores cada vez mais presentes em nosso cotidiano — e que faz parte do futuro do trabalho, sem dúvidas.

10. Fact checking

Especialistas em checagem de fatos parece uma profissão impensável ou desnecessária, até alguns anos atrás, mas circunstancias modernas exigem soluções modernas — como essa profissão em alta.

Esse tipo de profissional se encarrega de confirmar a veracidade do volume elevado de informações circulando na internet, atualmente. Algo imprescindível para desmascarar prontamente a disseminação de fake news.

É uma maneira estratégica e pontual de garantir que os benefícios de ferramentas tão importantes hoje em dia, como as redes sociais, sejam entulhadas com a desinformação e com a polarização da sociedade por meio de mentiras (mal) elaboradas.

Veja também: 5 dicas para evitar as fake news!

11. Saúde mental e bem-estar

A pandemia tornou 80% da população brasileira mais ansiosa. Isso sem mencionar outros distúrbios emocionais e psicológicos, como o estresse e a depressão.

Dessa maneira, especializar-se nesse vasto campo de conhecimento pode suprir uma demanda crescente. Até mesmo, porque a OMS já advertiu sobre a popularização alarmante da depressão e da ansiedade na sociedade global, e de como a primeira se apresentou como a doença mais incapacitante do ano de 2020.

Vale destacar que esse papel pode ser trabalhado em conjunto com a liderança das empresas e também com o setor de RH. Saúde mental, bem-estar e qualidade de vida se tornaram sinônimos para produtividade, satisfação e engajamento.

Dessa maneira, existe a possibilidade de trabalhar a saúde mental e o bem-estar tanto de maneira interna (dentro das empresas) quanto externa, como consultores ou autônomos.

12. Meio ambiente

Não é só a saúde física e emocional que deve ser pensada, diretamente, entre as profissões em alta. A saúde do próprio planeta está em xeque, e o trabalho dos profissionais especializados no meio ambiente tem grande importância em curto, médio e longo prazo.

E isso vale para diferentes estruturas sociais, como a urbanização e a industrialização da agricultura, além das fundamentais estratégias de preservação da natureza e a minimização do impacto que o nosso desenvolvimento desenfreado tem causado.

13. Responsabilidade social

Responsabilidade social é assunto sério. Hoje em dia, 69% dos brasileiros estão preocupados não apenas com a qualidade das soluções das marcas que eles consomem, mas o posicionamento social delas.

Com isso, uma das profissões em alta para 2021 consiste em formar especialistas para atender à demanda com qualidade, segurança e um enfoque grande em projeções para o futuro dessa atividade.

Vale destacar, por fim, que a responsabilidade social não é interessante apenas para atrair e fidelizar os consumidores e clientes em potencial, mas os próprios colaboradores. Não à toa, é uma das estratégias de maior relevância para as organizações que buscam melhorar o índice de retenção de talentos.

 

E então, deu para se inspirar como algumas dicas aqui vistas sobre as profissões do futuro? Então, saiba que você pode adquirir ainda mais conhecimentos sobre os assuntos vistos ao longo deste artigo e também de temas complementares a ele. Para isso, basta assinar a nossa newsletter, preenchendo o seu endereço de e-mail na home do nosso blog, e começar a receber as nossas novidades em primeiríssima mão diretamente na sua caixa de entrada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar