profissional-de-financas

Profissional de finanças: perfil e como se qualificar para a atuar na área

O profissional de finanças é o grande responsável pela gestão e saúde financeira da empresa. Por meio do seu conhecimento especializado, ele toma as decisões mais assertivas para que o planejamento financeiro seja respeitado e os resultados continuem aumentando. Assim, a área atua, basicamente como o coração de qualquer organização.

Sem uma atuação estratégica, ocorre o desequilíbrio na prestação de contas o que, consequentemente, impacta negativamente na renda, no orçamento e nos objetivos em curto, médio e longo prazo.

Vamos ver a seguir tudo o que é exigido do perfil do profissional de finanças atualmente e como se qualificar. É só seguir com a leitura deste post!

Perfil do profissional de finanças: características

profissional-financeiro

Toda empresa que tem uma equipe financeira conta com profissionais qualificados para a tarefa. Para tanto, o perfil do profissional de finanças se mostra distinto com relação a outras áreas da organização.

Só que em comum com outros tipos de especializações, vale entender que o setor como um todo mudou. E é por isso que os profissionais do ramo vão se deparar com a necessidade de serem multitarefas.

Ou seja, lidar com dinamismo, responsabilidades e atividades inerentes ao departamento de financeiro da empresa. Além de outras características importantes como:

  • habilidade de negociação;
  • boa comunicação interpessoal;
  • facilidade de interação com as novas tecnologias — atuais e tendências — do setor;
  • versatilidade.

O conhecimento amplo sobre o setor de atividade é outro ponto elementar para quem tem interesse em trabalhar no setor. Assim, fica mais fácil tornar-se uma das referências na área, destacando-se dos outros profissionais do mercado.

Como se qualificar para ser um profissional financeiro

Abaixo, reunimos alguns pontos importantes para que você se prepare para o mercado e seja um profissional de finanças cada vez mais qualificado para fazer a diferença onde trabalhar.

Estabeleça os seus objetivos profissionais

Sem objetivos, uma empresa dificilmente se desenvolve. E o mesmo vale para os profissionais de finanças que terão pela frente uma série de atividades específicas como o modelo de projeto financeiro da organização onde trabalham.

Por isso, comece definindo quais são os seus objetivos profissionais. Você, talvez, se interesse mais em controladoria ou em assumir com o tempo a gestão financeira de uma grande empresa. Ou mesmo cuidar do caixa dos empreendimentos, avaliando entradas e saídas.

Independentemente de qual seja a sua meta ou interesse, busque qualificar-se nessa área para que o seu currículo se destaque dos demais quando surgir uma oportunidade.

Atualize-se constantemente

É importante acompanhar as tendências do mercado financeiro. A cada dia, novas tecnologias, conceitos e técnicas são aplicados, descartados e ajustados, o que torna os seus conhecimentos tão voláteis quanto a própria rotina de um profissional de finanças.

Um bom exemplo disso é o boom que as fintechs causaram no mercado em pouquíssimo tempo, demandando novas especializações e responsabilidades das quais os profissionais do setor tinham pouca ou nenhuma familiaridade.

Então, procure saber quais são os conhecimentos fundamentais na sua área escolhida e também os diferenciais para a boa realização de suas atividades.

Uma maneira de fazer isso é por meio do aprofundamento acadêmico, como cursos de especialização e MBAs.

Existem, também, cursos livres e de curta duração (gratuitos ou pagos) que podem ajudar a valorizar ainda mais o seu currículo e ideias para serem aplicadas na rotina financeira.

Pratique o networking

Não importa o setor onde você atua, o networking é uma ferramenta essencial para garantir que mais pessoas te conheçam e que, principalmente, você estabeleça novas conexões.

É por dessas conexões que você estabelece novas parcerias comerciais, faz amigos e aliados no seu meio de atuação e fica por dentro de oportunidades profissionais interessantes.

Você pode, inclusive, ser um profissional de finanças ativo — dentro ou fora da internet. O LinkedIn, por exemplo, é muito importante para as conexões digitais, publicar artigos e interagir com pessoas que lidem com as mesmas rotinas profissionais que você.

Já presencialmente, esteja nos eventos da sua área de atuação. Quem sabe pode ser uma maneira valiosa de adquirir novos conhecimentos e sair de lá com experiências riquíssimas e ideias inovadoras na mente!

Uma delas, inclusive, pode ter tudo a ver com desenvolver os talentos da empresa sem que com isso a sua gestão de caixa seja profundamente impactada.

Para saber mais a respeito, não deixe de conferir depois o nosso artigo sobre quais são os benefícios corporativos de bem-estar financeiro!

Aprenda um novo idioma

Uma boa gestão financeira nas empresas pode depender de um profissional de finanças que conheça outros idiomas. Especialmente, se a sua organização tem participação ativa no exterior.

Por isso, não dependa exclusivamente daquilo que você aprende em cursos e na faculdade. Um segundo (ou terceiro) idioma pode ajudar a impulsionar a sua carreira de maneiras que você nem imagina.

Uma promoção para uma filial estrangeira, por exemplo, ou mesmo uma nova vaga que precisa de pessoas com o seu perfil de profissional de finanças. Vale a pena se atentar a esses diferenciais fundamentais para o seu crescimento na área.

Seja um profissional de finanças atento às novas tecnologias

Como você viu, o perfil do profissional de finanças é bastante dinâmico e s ele traz inovações para o seu setor, toda a empresa se beneficia.

Um dos ramos dessa área que está se expandido é o da tecnologia que permite mais flexibilidade financeira para os colaboradores. O salário sob demanda é um exemplo inovador que traz muitos benefícios para a imagem da empresa.

O Xerpay é um recurso que permite que seus colaboradores antecipem parte de seus salários quando quiserem, de forma simples e instantânea. Fale com um especialista e entenda melhor como esse benefício funciona.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.