processos inovadores de recrutamento

Mais que tendências: 4 processos inovadores de Recrutamento

Uma seleção bem executada é essencial para encontrar os talentos ideais. As companhias mais antenadas, em busca dos melhores profissionais, realizam processos inovadores de recrutamento para atrair e conquistar candidatos brilhantes.

A inovação, nesse caso, permite localizar a pessoa certa para a vaga em questão. A criatividade contribui para encontrar o talento que mais combina com a cultura organizacional, atendendo a todos os requisitos técnicos e comportamentais.

Contratar a pessoa certa traz diversos benefícios. Dentre eles podemos destacar o aumento do engajamento do colaborador em menor espaço de tempo, diminuição do turnover, investimento certeiro em um profissional que tem muito a contribuir.

Continue a leitura e saiba mais sobre uma etapa importante deste processo: o de recrutamento!

Quais os processos inovadores de recrutamento atualmente?

Vale tudo: games, maratonas de tecnologia, plataformas de match, interatividade, perguntas surpreendentes e situações inusitadas. Não há uma receita! Recrutar é uma arte, não é uma ciência. Por isso a criatividade permite tudo (ou quase tudo).

Conheça 4 processos bastante diferenciados e tire suas conclusões:

 

1. Gamification

Acredite, é possível analisar as habilidades técnicas e a personalidade de um candidato por meio de jogos. A partir das atitudes que ele toma (ou não), das escolhas que faz e do jeito que conduz o game, ao final da experiência, os analistas de recrutamento e seleção conseguem mapear os conhecimentos e os comportamentos dos profissionais.

Técnicas de gamificação, principalmente para a área de vendas, possibilitam mapear o grau de competitividade, o que motiva (benefícios, remuneração, reconhecimento), o que desmotiva e qual é o perfil de cada um, sempre com ligação a temas relacionados aos negócios.

 

2. Hackathon

Muitas empresas de tecnologia como a CI&T e IBM realizam maratonas entre desenvolvedores, programadores e demais profissionais de TI. Na ocasião, eles precisam resolver problemas reais da área, desenvolver softwares ou aplicativos que melhorem algum processo da empresa ou encontrar erros e furos em códigos, sites ou sistemas da companhia.

Alguns eventos viram a madrugada, outros são realizados durante o expediente. E o melhor, o desafio de programação ocorre no próprio ambiente corporativo e muitos gestores atuam como ‘olheiros’.

 

3. Recrutamento Online

Imagine uma plataforma digital que possibilita o encontro perfeito entre empresa e candidato. Com simplicidade, rapidez, assertividade e automação, em pouco tempo, o recrutamento online aponta quem é o profissional ideal, sem a necessidade de realizar inúmeras entrevistas.

Além disso, a plataforma de Recrutamento Online da Reach, oferece feedbacks a cada etapa da seleção e aponta qual o índice de empregabilidade do trabalhador, quais habilidades ele precisa desenvolver ou melhorar, quais são os seus principais talentos e como se posiciona perante a concorrência. Uma excelente contribuição durante essa etapa de colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

 

4. Seleção Interativa

Além de ler um currículo ao vivo, uma das tendências de recrutamento atualmente é fazer com que o candidato esteja mais ativo durante o processo. Isso possibilita avaliar suas atitudes durante o contato com a empresa e também dá a ele a oportunidade de conhecer melhor o negócio e a dinâmica da empresa, entre outros aspectos.

A VivaReal utiliza ferramentas digitais para realizar as primeiras etapas do recrutamento, como o teste técnico, videos e e-mails.

Durante as primeiras entrevistas presenciais, são feitas visitas guiadas pelo escritório, um tour pelo museu Reviva e interação com os espaços que poderão ser o seu futuro ambiente de trabalho.

 

Enfim, encontrar o profissional ideal é uma forma de tornar o RH mais estratégico e contribuir para o alcance de resultados extraordinários. Processos inovadores de recrutamento auxiliam as companhias a localizarem candidatos inovadores.

Agora que você conheceu 4 processos arrojados de recrutamento, que tal conhecer uma plataforma de recrutamento digital para conquistar o match ideal para a sua empresa?

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.