processo de demissão online

Processo de demissão online x offline: quais as diferenças?

O processo de desligamento sempre é um dos momentos mais delicados na relação entre empregado e empregador. Isso porque as diversas burocracias em torno desse processo exigem do setor responsável uma atenção redobrada para que não haja erros.

Quando o processo é todo manual a incidência de erros pode ser grande. Por esse motivo muitas empresas adotaram o processo de demissão online, que desburocratiza essa rotina por meio de ferramentas tecnológicas, tornando as etapas mais rápidas e assertivas.

Seja contribuindo nos cálculos rescisórios, data limite de pagamento, organização de documentos obrigatórios no desligamento e etc. 

E no processo de demissão online a Xerpa oferece todo suporte em cada etapa dessa saída. Permitindo que o RH seja mais objetivo e evite processos trabalhistas, por exemplo.

Quer saber como fazer um processo de demissão online e como a Xerpa pode te ajudar nesse caminho? Confira nosso artigo e agilize agora essa burocracia na sua empresa.

Processo de demissão

O processo de desligamento pode se dar ou por decisão do empregador ou do empregado. Cada tipo de demissão tem suas devidas particularidades que devem ser respeitadas.

Isso porque qualquer falha acarreta em multas, indenizações e processos trabalhistas. E nesse cenário o processo de demissão online é um apoio ao modelo tradicional offline para agilizar e desburocratizar cada etapa. 

Conheça as principais vantagens do processo de demissão online. 

>>  Elaboramos um checklist para o Processo Demissional. Com ele, você conseguirá guiar todo esse processo de forma efetiva (e sem deixar nada para trás). Clique aqui e baixe o checklist!

 

Otimiza as rotinas referente a demissão

O desligamento do colaborador é um dos pontos que mais demanda tempo dos profissionais envolvidos nesse processo. E quanto maior o tempo dedicado a burocracias, menor o dinamismo nas tarefas. 

Com a automatização das rotinas de RH, como no desligamento de um colaborador, os setores têm a oportunidade de assumir responsabilidades estratégicas. A desburocratização dos processos permite que a empresa se dedique mais a gestão de pessoas.

No caso do processo de demissão online com a solução da Xerpa, por exemplo, é possível:

  • Ativar o desligamento direto no software;
  • Otimizar preenchimento das informações para o desligamento;
  • Facilitar o envio de documentos e dados para o contador;
  • Acompanhar o processo em tempo real.

 

Facilita a coleta de documentos

A coleta de documentos em um processo manual é sempre um processo longo e lento. Além disso, é passível de muitos erros em preenchimentos, organização e arquivamento. 

E isso acontece muito em casos de desligamento de colaboradores. Já que em muitos casos a empresa precisa encontrar naquela pilha de papéis algum documento que está precisando para efetivar a demissão.

No processo de demissão online tudo é arquivado dentro do próprio software. Ou seja, existe uma segurança maior no controle dos dados e tudo pode ser acessado em poucos cliques, evitando a perda de documentação e agilizando o processo de demissão.

Até porque com a solução da Xerpa as etapas são todas desburocratizadas, onde o foco é total nas pessoas e não no processo em si.

 

Evita possíveis erros relacionados ao aviso prévio

O aviso prévio vai ser cumprido, não vai? Onde isso vai ser anotado? Como o contador será notificado? E os envolvidos no processo, como saberão da decisão?

Enquanto no processo offline de desligamento muitas vezes as informações se desencontram, como um telefone sem fio, com o software da Xerpa há um padrão da informação em um só lugar.

O setor responsável preenche os dados de forma rápida com os devidos direitos do colaborador e de acordo com as leis trabalhistas.

Dentro da ferramenta é possível saber se haverá o cumprimento do aviso prévio com descrição até da data da demissão e data da saída. Assim se evita possíveis dúvidas sobre o cumprimento e pagamento do aviso prévio e os direitos do colaborador. 

Sem contar que todos os envolvidos podem acessar a qualquer momento a ferramenta, evitando possíveis dúvidas.

 

Permite maior integração com a contabilidade

O desligamento de um colaborador além de burocrático internamente exige da empresa uma boa integração entre RH e contabilidade. Isso porque acontece um grande “vai e vem” de documentos, e-mails, informações e etc.

Dentro de um processo de demissão offline, essa rotina pode tomar bastante tempo dos envolvidos e criar uma comunicação falha.

No processo de demissão online o processamento de informações é ágil e a transmissão de dados é feita em um só lugar, facilitando a integração entre os setores. 

É possível preencher as informações necessárias para a contabilidade realizar os cálculos rescisórios como “descontar valores pagos referentes a benefícios” e inserir o motivo da demissão – “colaborador não atendeu as expectativas”.

As informações dentro desse software da Xerpa são compartilhadas em poucos cliques e o contador pode acessá-las facilmente.

 

Oferece um acompanhamento em tempo real dos pagamentos

O pagamento dos benefícios é um dos momentos mais delicados na rescisão de contrato. O setor responsável precisa ter o conhecimento da lei para saber quais os direitos do colaborador na sua saída.

Como os pagamentos têm prazo para serem efetuados é imprescindível que tudo seja acompanhado de perto pelo RH e a contabilidade. O andamento em tempo real das etapas de pagamento podem ser facilmente analisado no processo de demissão online.

No próprio software da Xerpa é possível ter acesso a origem da saída e consequentemente os prazos de pagamento em cada caso. Sem contar que dentro dos erros de preenchimento a própria ferramenta faz uma sinalização e avisa das correções necessárias.

Se no processo offline cada etapa está passível de erros, principalmente nos cálculos rescisórios, no processo de demissão online tudo é feito de forma automatizada. Prevenindo  a empresa do pagamento de indenizações e processos trabalhistas.

Desburocratizando a o processo de demissão

O desligamento de um colaborador não é tarefa fácil na relação entre colaborador e empresa, e se o processo for demorado ele pode se tornar ainda mais difícil.  

Por isso, empresas que adotam um processo de demissão online tem chance de descomplicar essa rotina e otimizar cada etapa.

O processo de demissão é muito delicado para demorar. Isso desgasta qualquer boa relação profissional e principalmente faz com que a empresa seja mal vista no mercado. 

Em um cenário onde todas as organizações buscam criar uma imagem positiva da empresa, quando há uma desburocratização das rotinas, se torna mais fácil a preocupação com o que realmente importa, que são as pessoas.

Com o software da Xerpa o processo de demissão online é feito exatamente como deve ser: descomplicado e principalmente rápido. Todas informações, dados e integração com a contabilidade estão em um só lugar, de forma prática e respeitando os direitos trabalhistas.

Quer conhecer melhor a plataforma da Xerpa? Clique aqui e agende uma demonstração da plataforma!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.