Quem trabalha com gestão de processos financeiros de uma empresa sabe o quão desafiador pode ser esse trabalho, afinal envolve o domínio de inúmeras habilidades estratégicas, execução de atividades multidisciplinares e o controle geral de todas as áreas de um negócio.
Os processos do departamento financeiro exigem uma capacitação administrativa excepcional e específica. Isso porque a prosperidade e sustentabilidade comercial da empresa estão diretamente ligadas a qualidade dessa operação.
Para assegurar uma gestão pecuniária eficiente, é indispensável destrinchar as particularidades e importâncias específicas dos processos.
Grosso modo, os principais processos financeiros de uma empresa são:
- Gestão de contas a pagar e a receber;
- Controle do fluxo de caixa;
- Captação de recursos;
- Gestão orçamentária;
- Faturamento;
- Administração de estoque;
- Aplicação de recursos financeiros;
- Gestão de crédito e cobrança;
- Demonstração de resultados;
- Controle patrimonial;
- Comunicação financeira.
Se você quiser mais sobre planejamento financeiro e conhecer algumas táticas estratégicas para estruturá-la com competência, recomendamos a leitura do artigo: ‘Planejamento financeiro para médias empresas: como implementar’.
Agora, para conhecer as propriedades dos principais processos financeiros de uma empresa, continue acompanhando este post. Separamos informações primordiais para te ajudar a otimizar a gestão financeira do seu negócio. Boa leitura!
O que é o setor financeiro em uma empresa?
Conhecido como o “coração” da empresa, o departamento financeiro é o setor responsável pela distribuição estratégica de recursos que condiciona o funcionamento dos diversos segmentos do negócio. Em outras palavras, o setor é indispensável para a sobrevivência de qualquer organização.
Uma fazer uma gestão financeira consistente ainda proporciona condições de:
- crescimento comercial;
- melhor posicionamento de mercado;
- redução de desperdícios;
- controle de imprevistos;
- desenvolvimento profissional;
- divulgação publicitária;
- otimização de resultados;
- melhora no faturamento, assim por diante.
Muito mais do que sustentar o esqueleto empresarial, o departamento permite estruturar táticas de evolução comercial.
Existem diversas área atreladas ao departamento, tais como o administrativo, Recursos Humanos (RH), marketing, contábil, vendas, jurídico, dentre outros.
A integração visa maximizar o valor empresarial de mercado e assegurar o cumprimento de metas a curto, médio e longo prazo. Mais adiante vamos explorar os principais processos financeiros de uma empresa em detalhes para te ajudar a visualizar esse cenário macro.
Vale ressaltar que como se trata de um pilar fundamental, o departamento deve ser gerido por profissionais especialistas e altamente qualificados. Afinal, qualquer falha pode comprometer a saúde financeira da empresa, desmantelar objetivos específicos e bloquear o funcionamento de segmentos especiais.
Como funciona o departamento financeiro?
Agora que você já sabe o que é um departamento financeiro, vamos explorar o seu funcionamento básico.
De forma bastante resumida, esse departamento é comandado por um CFO (Chief Financial Officer), que responde pela três principais subáreas financeiras: a Tesouraria, a Controladoria e a Área Fiscal.
1. Tesouraria
A Tesouraria é a subárea responsável pela administração do caixa da organização, cuidando de atividades como as contas a pagar e a receber, o fluxo de caixa, análise de crédito, dentre outras.
2. Controladoria
A Controladoria é a subárea que executa o controle financeiro do negócio, ou seja, tem sob a sua responsabilidade o planejamento, a contabilidade, o controle orçamentário, os custos gerais da empresa, dentre outros.
3. Área Fiscal
Já a Área Fiscal é a subárea encarregada de lidar com questões legais. Em outras palavras, assegura que a empresa esteja em conformidade com a legislação vigente e gerencia as emissões de Notas Fiscais (NF) e equivalentes.
Quais são os processos financeiros de uma empresa?
Neste contexto, o departamento financeiro conta com operações inteligentes que permitem ao CFO comandar as três subáreas com eficiência, qualidade e presteza. Confira a seguir os principais processos financeiros de uma empresa.
1. Gestão de contas a pagar e a receber
A gestão de contas a pagar e receber é o processo financeiro responsável por todos os pagamentos e recebimentos da empresa. Sua atividades dão suporte direto ao fluxo de caixa e são pautadas por três princípios operacionais básicos: agilidade, confiabilidade e economia.
2. Controle do fluxo de caixa
Outro dos principais processos financeiros de uma empresa é o controle do fluxo de caixa. Este é o procedimento responsável por apurar e projetar o saldo disponível na empresa para garantir que sempre exista capital de giro.
O fluxo de caixa está diretamente ligado aos processos de pagamento e recebimento, captação de recursos e aplicação de recursos financeiros.
3. Captação de recursos
A captação de recursos é o processos financeiros de uma empresa responsável pela busca de aportes para o caixa empresarial. Por meio dele, é alinhada a programação dos recursos captados nas diversas linhas de crédito do negócio para reduzir e otimizar custos.
4. Aplicação de recursos financeiros
Outro dos mais importantes processos financeiros de uma empresa é a aplicação de recursos. Com essa operação, a empresa é capaz de operar aplicações temporárias de sobras de caixa, trabalhando preferencialmente com ativos financeiros de baixo risco e alta liquidez.
5. Gestão orçamentária
A gestão orçamentária é responsável pela otimização da rentabilidade do negócio, por meio de adequações de custos e despesas.
Esse processos financeiros de uma empresa estrutura um planejamento que avalia condições de gerar receita, entender incertezas, riscos de mercado e possibilidades de expansão.
6. Faturamento
O faturamento é outros dos principais processos financeiros de uma empresa. Esta atividade é a responsável pela emissão e conferência de notas fiscais, controle de vendas, contratação de logística, gerenciamento de estoque, dentre outros.
7. Administração de estoque
A administração de estoque é o processo financeiro que registra, fiscaliza e gere a entrada e saída de insumos e mercadorias de uma organização. A parte física do processo é dirigida pela área de logística e a parte financeira, pela área contábil.
8. Gestão de crédito e cobrança
Outro processo financeiro que merece atenção é a gestão de crédito e cobrança. Ela funciona de duas formas básicas:
- a primeira analisa a capacidade de pagamento dos clientes, conforme as normas de crédito pré-estabelecidas pela empresa;
- a segunda busca os recursos não recebidos de clientes inadimplentes.
9. Demonstração de resultados
Esse é um dos processos financeiros de uma empresa é o responsável pela demonstração transparente dos lucros e perdas do negócio.
Para isso, se apoia em atividades como a apuração de saldos, contabilização de Impostos de Renda (IR), conferência de participações estatutárias, transferências de lucro líquido para os acumulados, e assim por diante.
Em outras palavras, receitas, custos e resultados são cruzados para apurar os resultados líquidos do negócio.
10. Controle patrimonial
Outro dos principais processos financeiros de uma empresa é o controle patrimonial. Esta atividade atualiza os valores monetários do patrimônio da empresa, através da contabilização e depreciação de seus bens imobilizados.
11. Comunicação Financeira
Por fim, o último dos processos financeiros de uma empresa que vamos abordar é a comunicação financeira. Esta atividade é a responsável pela divulgação da importância do negócio para o seu público-alvo, otimizando a sua visibilidade comercial.
Os principais assuntos abordados por esse processo são:
- comunicação de fusões;
- aquisições, aplicações ou IPO’s (Initial Public Offering);
- gerenciamento de reputação;
- relacionamento com investidores;
- divulgação de relatórios anuais;
- reuniões com os principais analistas financeiros da indústria;
- desempenho financeiro da organização.
Qual a importância dos processos financeiros de uma empresa?
Embora todas as atividades sejam importantes para o funcionamento de uma organização, o departamento financeiro tem méritos diferenciados. Assim como dissemos, ele é o “coração” do negócio.
Por meio da aplicação estratégica de seus processos, o departamento dita as regras orçamentárias que a organização seguirá para favorecer o cumprimento de metas e objetivos específicos. Desta forma:
- o fluxo de despesas e receita é equilibrado;
- o montante é calculado e direcionado com propósito;
- o corte de gastos é planejado com inteligência;
- o departamento contábil conta com dados precisos;
- desperdícios são minimizados;
- erros e falhas operacionais são reduzidos;
- as expectativas de crescimento são alinhadas com as reais condições do negócio, e assim por diante.
Em outras palavras, os processos financeiros de uma empresa tornam a tomada de decisões mais assertivas e eficientes. Além de potencializar o desenvolvimento comercial da empresa, reduzir ruídos internos e, consequentemente, falhas, garantindo sua saúde financeira para situações diversas.
Investir em educação financeira é essencial para ganhar competitividade no mercado. Segundo dados da aceleradora Startup Farm, 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos de existência e 18% antes mesmo de completar dois anos. A falta de visão do negócio em termos financeiros é um das principais razões.
Além disso, o Sebrae aponta que 77% dos microempreendedores nunca se capacitaram em finanças. Ou seja, a falta de conhecimento em gestão pecuniária é escandalosa no Brasil e o domínio dessa qualidade é evidentemente um otimizador de resultados.
Portanto, é essencial investir em educação financeira para assegurar que os processos financeiros estejam otimizados e estruturados para trazer os melhores resultados para o faturamento do negócio.
O que fazer para melhorar o financeiro da empresa?
Como vimos, os processos financeiros de uma empresa quando bem estruturados revolucionam o rendimento do negócio e maximizam o seu retorno econômico.
Para adequá-los à rotina da organização, os gestores deverão adotar algumas medidas especiais. Confira a seguir!
Faça um diagnóstico dos processos atuais
Seguindo uma lógica simples, melhorias só podem ser apontadas se um problema ou ineficácia no sistema forem identificados, certo?
Portanto, antes de mais nada, é indispensável fazer uma análise criteriosa do cenário financeiro atual do negócio, considerando todas as práticas adotadas, atividades realizadas, conexões internas e externas, integração interseções e assim por diante.
Desta forma, possibilidades de melhoria ou correção podem ser identificadas com mais facilidade e as propostas de inovação se tornam mais eficientes.
Faça o mapeamento dos processos
O próximo passo é mapear todo processo financeiro da empresa e estar atento às falhas identificadas anteriormente. Seja para evitar desperdícios ou otimizar uma operação, essas questões devem estar muito bem indicadas.
Para ter certeza de que o mapeamento está correto, é interessante conversar com a força de trabalho e conhecer a sua visão do processo. Além de conferir se a prática e a teoria estão em conformidade, ainda é possível ouvir feedbacks fundamentais.
Com isso, é possível estruturar um novo padrão para os processos organizacionais, considerando investimentos e retornos.
Faça o fluxo de processos ser mais eficiente
Outra medida importante para aplicar os principais processos financeiros de uma empresa adequadamente é melhorar o fluxo de atividades. Em outras palavras, é essencial:
- eliminar as burocracias que não sejam essenciais e que retardam o fluxo operacional;
- adotar procedimentos mais enxutos e objetivos;
- empregar comunicações mais transparentes;
- padronizar atividades, dentre outros.
É indispensável estar atento e ser capaz de descartar etapas que não agregam valor ao negócio. A desorganização interna pode comprometer a efetivação de negociações futuras e prejudicar todo planejamento financeiro.
Faça investimentos em tecnologia
O próximo passo é investir em tecnologia de automação. Além de contar com um time de profissionais especialistas em finanças, é essencial empregar soluções inteligentes de automação.
Seja para otimizar serviços de pagamento, cobrança, cadastramento, conciliação bancária, ou qual for a demanda do negócio, um bom software de gestão financeira pode otimizar todo o funcionamento do setor.
A automatização pode concentrar informações essenciais da empresa em uma só base de dados, facilitar a comunicação entre os departamentos, reforçar a assertividade operacionais, minimizar tarefas manuais e repetitivas, fazer uso engenhoso do tempo, e assim por diante.
Faça a monitoração dos resultados
Por fim, é fundamental monitorar os resultados dessas operações corretivas meticulosamente e garantir que elas estejam trabalhando com eficiência.
Indicadores são ferramentas eficazes que podem controlar a qualidade dessa implementação. Seguindo uma frequência pré-estipulada, possivelmente no planejamento estratégico, os KPIs (Key Performance Indicator) devem ser analisados criteriosamente.
Além de evitar surpresas desagradáveis, os gestores podem avaliar os reais resultados de suas estratégias e corrigi-las previamente se for necessário.
Como você pôde perceber neste artigo, os processos financeiros de uma empresa impactam não apenas a gestão operacional do negócio como também o seu posicionamento no mercado.
Além de melhorar o fluxo de atividades, a empresa é capaz de otimizar resultados e potencializar a sua competitividade.
O conhecimento a fundo dos processos financeiros, fluxos de atividade rotineira, análises de KPIs, dentre outros, permitem que os gestores elevem a qualidade do negócio, minimizem falhas de aplicação, reduzam ruídos e condicionem a conquista de resultados financeiros mais promissores.
Melhore a sua empresa cuidando da saúde financeira dos colaboradores
Com os processos financeiros de uma empresa em dia é possível pensar também na saúde financeira dos colaboradores.
Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.
Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.
O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!
Gostou do artigo? Então, segue a gente nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, compartilhamos conteúdos como esse toda semana para te ajudar a dominar o mercado!