previsibilidade financeira

O que é previsibilidade financeira?

Vida de empreendedor não é fácil. Além de encarar várias reuniões por dia, coordenar a equipe e contratar novos funcionários, há também o desafio da falta de estabilidade. Quando se está à frente de um negócio, nunca se sabe quanto ele vai faturar no próximo mês. Porém, com o planejamento certo, é possível chegar à previsibilidade financeira.

Você já ouviu falar sobre esse assunto? Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o conceito e como colocá-lo em prática. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é previsibilidade financeira?

Previsibilidade financeira é uma visão aproximada de como será o desempenho financeiro da empresa nos próximos meses, ou até anos. Com ela, é possível prever receitas, despesas e antecipar fatores externos que vão influenciar o caixa do negócio, como sazonalidades de mercado.

Para chegar a esse estágio, é preciso ter um bom conhecimento sobre administração e sobre o mercado em que a empresa está inserida. Assim, será possível investir em um acompanhamento orçamentário eficiente, fator considerado essencial para a previsibilidade financeira.

Benefícios da previsibilidade financeira

Uma das maiores vantagens da previsibilidade financeira é a possibilidade de tomar decisões baseadas em dados. Saber quanto seus custos irão crescer frente ao faturamento pode ser a chave para planejar ações futuras com mais precisão.

Dessa forma, fica mais fácil acertar na hora de planejar medidas para aumentar as vendas, contratar novos funcionários ou mudar os canais de distribuições.

Ter uma ideia das despesas e receitas futuras também ajuda a entender o momento ideal de investir no negócio. Se o cenário não for favorável, com capital de giro insuficiente, pode ser a hora de avaliar um empréstimo ou adiar o lançamento de um produto, fazendo uma pausa estratégica para obter melhores resultados mais adiante.

>> Para saber mais sobre este assunto, confira este outro post do blog:
Entenda a importância do planejamento financeiro empresarial <<

Quais são os desafios para chegar à previsibilidade financeira?

Buscar conhecimento e traçar um bom planejamento são os passos básicos para chegar à previsibilidade financeira. Também é fundamental implementar planilhas e softwares que facilitem o controle orçamentário. 

Com isso, o empresário passar a visualizar com mais clareza onde ele está no momento e onde quer chegar, além de ter um registro formal de toda a movimentação financeira do negócio.

No entanto, mesmo fazendo tudo isso, é possível encontrar algumas dificuldades pelo caminho. Conheça abaixo as principais delas e esteja preparado para superá-las no seu dia a dia.

Definir metas

Definir metas não é uma tarefa fácil, sobretudo em períodos de crise, com baixo volume de vendas.

Essa tarefa se torna ainda mais complicada quando as vendas da empresa acontecem de forma não programada. Querendo ou não, quem trabalha com o modelo de pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços, costuma ter uma previsibilidade financeira muito maior.

Essa receita garantida oferece maior margem de segurança, além de ser útil para o empreendedor buscar novos caminhos para fazer a empresa crescer.

Considerando as dificuldades, tenha em mente que as metas do negócio devem ser realistas, sempre considerando o risco de elas não serem alcançadas. Manter as expectativas moderadas é a melhor forma de não se frustrar e não tentar investir mais do que a empresa consegue suportar.

Identificar oportunidades

O bom empreendedor deve ter visão para identificar oportunidades de mercado em épocas especiais, como Natal, Fim de Ano, Dia das Mães, Páscoa e outras datas comemorativas. Ficar atento a grandes eventos, como Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, finais esportivas e até shows locais, também é uma ótima dica para vender mais.

Saber reconhecer e criar essas oportunidades é um grande passo para conquistar a previsibilidade financeira, já que torna possível antecipar os picos de ganhos do seu negócio. Com isso, o empreendedor sabe perfeitamente quando terá receita extra para fazer novos investimentos.

Antecipar crises

Da mesma forma que o empreendedor deve estar atento para épocas de maior faturamento, também precisa ficar de olho nos períodos de receita reduzida.

Por exemplo: uma empresa especializada em casacos de lã obviamente venderá muito menos no verão. Em casos assim, o administrador do negócio pode recorrer a outro produto ou fazer promoções para amenizar o impacto, já sabendo que o faturamento será baixo no período.

Caso isso não seja possível, a saída é colocar o foco em evitar perdas, comprando menos mercadorias e liberando o estoque com liquidações. A previsibilidade de receita, mesmo que seja negativa, é fundamental para a saúde financeira do negócio.

Controlar a inadimplência

Uma previsibilidade financeira satisfatória está diretamente ligada ao controle sobre a inadimplência dos clientes.

Esse é um problema enfrentado principalmente na oferta de serviços que envolvem mensalidades, ou quando a empresa faz muitas vendas a prazo

Ao fechar um negócio que não seja pago à vista, sempre considere a possibilidade de não receber o dinheiro dentro do prazo combinado, para não ser pego de surpresa.

Para controlar a inadimplência, conhecer bem o perfil dos clientes é essencial, podendo ser necessário até mesmo abrir mão de alguns deles.

Também implemente iniciativas que estimulem as compras à vista, como vantagens para quem fizer pagamentos em parcela única ou usar o débito automático.

Contar com um especialista

Para alcançar a previsibilidade financeira, principalmente em empresas de médio e grande porte, é primordial contar com a presença de um profissional de controladoria na equipe.

Também conhecido como controller, este especialista é responsável por coordenar todos os processos de gestão econômica, financeira e patrimonial da empresa. Além disso, ele estudos de mercado e compila dados importantes para as finanças do negócio, atuando estrategicamente na tomada decisões e no planejamento.

Em suma, essa figura ajuda a empresa a cumprir todos os desafios citados anteriormente, como definir metas, antecipar crises e identificar oportunidades.

Agora que você já sabe o que é previsibilidade financeira, é hora de implementar medidas que ajudem a sua empresa a alcançá-la. Estude o mercado, capacite a sua equipe e esteja preparado para todos os fatores que podem influenciar a receita do seu negócio. Assim, será muito mais fácil acertar o timing para fazer novos investimentos.

Se você gostou do artigo, não se esqueça de assinar a nossa newsletter! Assim você receberá diretamente no seu e-mail os melhores conteúdos aqui do blog.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.