preservar a saúde mental dos seus colaboradores

Por que preservar a saúde mental dos seus colaboradores?

O ritmo acelerado da rotina corporativa, os prazos apertados, a competitividade acirrada, a pressão pela alta performance, a cobrança por desempenho, dentre outros diversos fatores podem afetar negativamente o ambiente organizacional, e, consequentemente, o bem-estar da sua força de trabalho.

Por isso, tão importante quanto incentivar a produtividade é adotar cuidados que zelem pela vitalidade psicológica do trabalhador. Para preservar a saúde mental do seus colaboradores, a empresa pode providenciar ações como:

  • realizar palestras educativas;
  • fazer pesquisas de satisfação e de clima;
  • criar espaços de relaxamento;
  • criar programas de bem-estar;
  • criar uma cultura de feedback;
  • dar apoio psicológico;
  • ficar atento ao nível de estresse do trabalhador.

Preservar a saúde mental dos seus colaboradores é um cuidado essencial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida no espaço laboral.

Se você quiser saber mais sobre cuidados essenciais que a empresa deve ter com a sua força de trabalho, recomendamos a leitura desse material.

E para te ajudar a entender como preservar a saúde mental dos seus colaboradores com qualidade e eficiência, preparamos este post. Acompanhe e aprenda a cuidar do instrumento de maior valor de qualquer organização, seus colaboradores. Boa leitura!

O que é a saúde mental no ambiente de trabalho?

É muito comum que empresas responsáveis ofereçam programas de cuidados com a saúde, mas eles costumam estar voltados para a parte física. Atividades como academias, caminhadas coletivas, workshops, dentre outros são oferecidas frequentemente. Contudo, poucas são as organizações que desenvolvem programas para preservar a saúde mental dos seus colaboradores. 

Por se manifestarem de forma silenciosa, as doenças mentais acabam sendo negligenciadas e as consequências desses equívocos podem ser desastrosas. Enfermidades como a depressão, ansiedade, desmotivação, déficit de atenção, compulsão, dentre outras podem comprometer a evolução organizacional. 

As empresas devem se atentar a oferecer cuidados que zelem pelo estado subjetivo da força de trabalho, criando um ambiente saudável e adequado. E para preservar a saúde mental dos colaboradores, a organização deve adotar algumas medidas especiais, as quais vamos abordar mais adiante.

Quais os fatores de risco que a empresa deve evitar?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os principais fatores de risco para a saúde mental dos trabalhadores são:

  • assédio;
  • bullying;
  • estresse;
  • excesso de trabalho;
  • jornadas de trabalho inflexíveis;
  • ameaça de desemprego.

Tais fatores de risco incluem políticas inadequadas de gestão, condições precárias do ambiente de trabalho, clima organizacional tóxico, atribuição de tarefas desatreladas as competências dos colaboradores, comunicação ineficiente, falta de autonomia e liberdade, ausência de apoio das lideranças, dentre outros.

Por isso, é indispensável que a organização ofereça apoio social e permita que o colaborador tenha condições para exercer a sua função com respeito, cuidado e segurança.

Empregadores e gestores que adotam iniciativas para preservar a saúde mental dos seus colaboradores colhem ganhos que vão além do bem-estar da sua força de trabalho, ganham com o seu compromisso, lealdade, satisfação e produtividade.

Quais os benefícios de preservar a saúde mental dos seus colaboradores?

Preservar a saúde mental dos seus colaboradores é importante porque transtornos psicológicos são a principal causa de afastamentos do trabalho. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão, que é uma das doenças mais incapacitante do mundo. 

Confira os principais benefícios de cuidar da saúde mental:

  • zelar pelo bem-estar do trabalhador;
  • oferecer qualidade de vida no trabalho;
  • diminuir a incidência de doenças;
  • reduzir o absenteísmo;
  • diminuir a taxa de turnover;
  • melhorar o relacionamento interpessoal;
  • otimizar a produtividade.

O que a empresa faz para preservar a saúde mental dos seus colaboradores?

Agora que você já conhece os benefícios organizacionais de preservar a saúde mental dos seus colaboradores e os problemas de negligenciar essa questão, confira algumas dicas do que a empresa pode fazer para zelar pela sua vitalidade.

Realizar palestras educativas

Uma prática bastante importante para preservar a saúde mental dos seus colaboradores é a educação. Por meio de palestras é possível quebrar o tabu que envolve a questão e ensinar do que realmente se trata os cuidados psicológicos. Assim, a empresa incentiva os cuidados preventivos, o respeito e a reabilitação.

Fazer pesquisas de satisfação e clima

Realizar pesquisas de satisfação e de clima são medidas inteligentes para identificar os níveis de bem-estar do colaborador. Desta forma, a empresa conhece as possíveis fontes dos desgastes emocionais e mentais, tendo uma base de dados para traçar estratégias de correção.

Criar espaços de relaxamento

Outra ação interessante para preservar a saúde mental dos seus colaboradores é a oferta de espaços de relaxamento. Seja para tirar um cochilo ou praticar alguma atividade de lazer, como jogar videogames e sinuca, oferecer um espaço para fugir do estresse corporativo é um benefício diferencial.

Criar programas de bem-estar

Criar programas de bem-estar também trazem benefícios excepcionais para a saúde mental. Aulas de yoga e meditação por exemplo, além dos ganhos físicos, desenvolvem o lado cognitivo do colaborador, aliviando sintomas do estresse.

Criar uma cultura de feedback

O feedback também é uma prática para preservar a saúde mental dos seus colaboradores. Tendo a percepção de que estão sendo ouvidos, percebidos e reconhecidos pelo seu trabalho, o colaborador tende a estar mais satisfeito e menos estressado.

Dar apoio psicológico

Outra ação indispensável é o amparo psicológico. Oferecer ajuda e orientação a funcionários doentes ou que estejam propensos a desenvolver um transtorno mental é essencial para assegurar a qualidade de vida do seu colaborador. Demonstrar preocupação empática pode ser um diferencial para o processo de reabilitação.

Ficar atento ao nível de estresse do trabalhador

É importante também ficar atento ao nível de estresse do trabalhador. Assim, medidas de prevenção podem ser adotadas a tempo, evitando que o colaborador adoeça e problemas mais graves ocorram.  

Cada indivíduo enfrenta as situações cotidianas de uma maneira, e nem todos possuem a mesma estrutura psicológica para suportá-las. Por isso, é importante que a organização desenvolva programas de apoio e crie condições para preservar a saúde mental dos seus colaboradores.

Com o cuidado certo e o apoio necessário, a empresa fortalece o bem-estar do seu instrumento de maior valor e reforça suas possibilidades de crescimento e evolução.

Importante, né? Então, compartilhe nas suas redes sociais com quem também possa precisar dessas informações para preservar a saúde mental dos seus colaboradores!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.