Inscreva-se

Presente para chefe: como não passar vergonha?
Dicas

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Em algumas épocas do ano, o ambiente de trabalho se torna festivo e é comum a troca de presentes. Há empresas ainda que possui a cultura de presentear os aniversariantes de cada mês.

Mas e quando o assunto é o chefe? Os funcionários devem o presentear? E se por acaso você sair com seu superior em um amigo secreto? Que presente escolher?

Estas, provavelmente, são dúvidas de muitos profissionais. Escolher um presente para chefe não é uma tarefa fácil. A maioria das pessoas acaba tendo receio de ser invasivo ou acabar parecendo um bajulador.

Pensando nisso, separamos algumas ideias que podem ser úteis nessa missão. Algumas são bem práticas e comuns, como:

  • kits de bebida;
  • acessórios tecnológicos;
  • itens decorativos.

Mas, como saber qual a melhor opção para o meu chefe? As dicas a seguir podem ajudar!

Você se preocupa com a organização e planejamento do seu RH? Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito! Nele você saberá como criar um planejamento eficaz de RH. Responda o formulário e receba:


Meu amigo secreto é: Meu chefe! E agora?

Não se desespere se precisar dar um presente para o chefe que, normalmente, é uma pessoa que você não tem tanta intimidade ou apenas conhece no ambiente profissional.

Muito do que você observa no dia a dia pode ajudar. Já que a melhor forma de ter sucesso ao dar presente para chefe é buscar uma opção que tenha a ver com sua personalidade. Portanto, observe seus hábitos.

Por meio de uma conversa, em um momento de descontração no escritório, é possível conseguir algumas informações que podem ajudar.

Você pode descobrir se ele tem algum hobbie, se gosta de cozinhar, se é viciado por séries e filmes, se tem alguma banda favorita, gosta de ler… A lista de coisas não para e em um simples bate-papo você pode ter as informações de que precisa.

 

Como escolher o presente para cada tipo de chefe?

Para facilitar na busca do presente ideal, a personalidade de seu superior será o fator decisivo. Portanto, após observar os hábitos e hobbies dele, você poderá dividi-lo em algumas categorias para facilitar:

Chefe tradicional

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Se o seu líder é uma pessoa mais séria e fechada, é importante escolher um presente que passe a ideia de respeito e consideração. Para comprar um presente para chefe tradicional, você pode escolher algo mais básico, sem muita descontração.

Algumas sugestões são:

  • kit de vinho que venha uma ou duas garrafas da bebida, saca-rolhas, dosador, um suporte e alguns outros acessórios.
  • espumante com 2 taças;
  • objetos de gastronomia, como facas e abridores.

Esses são presentes sofisticados e bonitos e não costumam errar.

 

Chefe organizado

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Seu chefe é conhecido pela sua capacidade de gerir sua equipe e seu trabalho? Então, é provável que ele seja uma pessoa muito organizada e que goste de acessórios que o ajudem nisso.

Portanto, o presente para esse chefe pode ser:

  • planners: está na moda um tipo de agenda com diversos acessórios e divisões para ajudar as pessoas na organização de sua rotina. Eles são mais do que simples calendários: lá seu chefe poderá controlar suas finanças, viagens e hábitos;
  • calendários de mesa, blocos de nota personalizados, suportes para copos que fixam no canto da mesa, entre outros acessórios para o escritório.

Chefe fitness

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Atualmente, as pessoas estão mais preocupadas com sua saúde e bem-estar, inclusive grandes empresários e gestores. Muitos tentam levar uma vida mais saudável em paralelo com o dia corrido, entre reuniões e dias movimentados.

Se seu chefe é uma dessas pessoas, você pode presenteá-lo com algum acessório que o ajude a manter sua saúde em dia.

Como por exemplo:

  • balanças de precisão – muito utilizadas por quem está de dieta;
  • relógios e wearables para quem pratica exercícios físicos ou corridas;
  • roupas de academia;
  • acessórios relacionados a esporte: bolas, raquetes, entre outros.

 

Chefe cult

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Há também aqueles superiores que começam o dia lendo um bom jornal, apreciam teatro, fotografia e museus. Assim, é ideal apostar em elementos intelectuais!

Por exemplo:

  • livros clássicos: versões limitadas, fotografia, arquitetura, filosofia etc;
  • entradas para shows, teatro, orquestras;
  • coleções de DVDs ou CDs;
  • acessórios relacionados a leitura: mini luminárias, aparadores de livro, marcadores de página, entre outros.

Chefe descontraído

Presente para chefe: como não passar vergonha?

Se seu chefe é brincalhão, gosta de conversar com todos do escritório e tem um ar jovem, é sinal de que você pode soltar a criatividade e escolher entre diversas opções que poderão agradá-lo.

As palavras-chave para esse líder são: versatilidade, criatividade e descontração.

Aposte nesses presentes para chefe:

  • objetos de decoração: quadros criativos com frases de liderança, trocadilhos engraçados, frases motivacionais;
  • canecas enfeitadas: podem ser de séries de TV, desenho animado etc;
  • copos térmicos enfeitados: seguindo as mesmas sugestões das canecas.

 

Como não errar na escolha?

Mesmo sabendo a personalidade de seu líder, na hora de dar o presente para chefe, algumas dicas sobre o que não dar podem ser muito úteis. Confira:

 

1. Dar um presente muito barato é permitido?

Caso escolha algo muito simples e barato, irá passar uma imagem de mão de vaca. Da mesma forma, algo muito caro não trará uma impressão melhor. Isso pode acabar achando que você está querendo bajulá-lo.

No entanto, é preciso escolher algo de acordo com o evento ou data comemorativa, se for um amigo secreto, por exemplo, siga o valor estabelecido. Além disso lembre-se de escolher algo de acordo com a personalidade de seu líder, assim, o preço não será algo tão relevante.

 

2. O meu presente pode ter uma crítica por trás?

Os presentes querem dizer muito a pessoa presenteada, a escolha errada pode passar a impressão de uma crítica. Alguns exemplos mais comuns disso são: perfumes, livros de autoajuda e maquiagem. Se seu superior for uma pessoa insegura ou egoísta pode levar para o lado pessoal e entender errado.

 

3. Posso escolher algo de meu gosto pessoal?

Muitas vezes, escolhemos algo de nossa preferência, achando que o outro também irá gostar. No entanto, nem sempre é  assim. Por isso, nada de dar um livro de seu autor favorito ou um CD da banda que mais gosta. Lembre-se que seus gostos podem não ser nada parecidos com os dele.

 

4. Posso dar roupas?

Essa opção de presente para chefe é bem perigosa, pois você terá que pensar nas questões de numeração, cor e modelo. As chances de errar são grandes, você pode, por exemplo, comprar algo muito grande ou apertado demais e ofender seu chefe.

Para finalizar, uma última dica! Caso o presente seja por causa de um amigo secreto, nada de exageros, ok? Siga o limite de preço estipulado na brincadeira.

 

Escolher o presente para chefe ideal é uma tarefa complicada, mas com essas dicas você pode acertar na sua escolha. Lembre-se que é como se você fosse escolher uma lembrança para um amigo. É fundamental pensar nos gostos e estilo do líder, ao invés de suas escolhas pessoais.

 

Quer ficar por dentro de outras dicas que podem te ajudar na vida profissional? Siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *