potencializado o ROI do marketing

Potencializando o ROI do marketing em 7 passos

Tornar o seu produto conhecido e desejado pelo público requer muita estratégia e investimento. E fazer isso sem desperdiçar recursos é uma tarefa ainda mais complexa. A maneira mais efetiva de conseguir esse resultado é potencializado o ROI do marketing, de modo que todas as suas ações gerem um retorno positivo.

Na teoria parece fácil, mas como colocar isso em prática? Pensando nisso, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o ROI no marketing e como aumentá-lo. Se interessou? Continue conosco!

O que é ROI?

A sigla ROI significa return on investment, ou retorno sobre o investimento, em português.

Essa métrica é utilizada para avaliar o custo benefício de determinada ação tomada pela empresa, identificando quais estratégias são mais eficazes e trazem os resultados mais positivos para o negócio.

Para fazer o cálculo do ROI, basta usar a seguinte fórmula:

(Ganho obtido − investimento inicial) ÷ investimento inicial

O conceito pode ser aplicado em todas as áreas da empresa, sendo um indicador de resultados eficiente para qualquer departamento.

Em gestão de pessoas, por exemplo, pode-se determinar o ROI de uma contratação, para avaliar se o novo funcionário está gerando os resultados esperados. No caso de um novo produto, pode-se aplicar a fórmula para descobrir se o investimento feito na sua criação compensou o esforço feito para produzi-lo.

Como potencializar o ROI do marketing?

Em marketing, o ROI depende diretamente da otimização das campanhas. Confira os principais passos para fazer isso:

  1. Faça análise de dados
  2. Gere leads de qualidade;
  3. Realize testes A/B;
  4. Trabalhe com fluxos de nutrição;
  5. Utilize layouts responsivos;
  6. Produza conteúdo evergreen;
  7. Invista em ferramentas de automação.

A seguir, você verá mais detalhes sobre cada uma dessas etapas.

1. Faça análise de dados

Um marketing bem feito é baseado em dados e métricas, sempre aliados à criatividade, é claro. Medir a performance das campanhas, permite analisar os pontos fortes e fracos da sua estratégia, facilitando correções de rotas e melhorias nos próximos ciclos.

Por isso, tenha um programa de analytics robusto no seu arsenal. Ferramentas sofisticadas vão além de métricas padrão como tráfego e engajamento, e contam com recursos valiosos que não existem nos sistemas mais básicos.

Dessa forma, é possível obter mais detalhes sobre os resultados das campanhas, potencializando o ROI do marketing.

2. Gere leads de qualidade

Toda estratégia de marketing digital precisa de ações para obter bons leads, ou seja, potenciais clientes para o negócio. Mas como prospectar pessoas que tenham o perfil desejado pela sua empresa?

Para atrair e segmentar públicos específicos, é preciso produzir conteúdos relevantes para eles, potencializando o ROI do marketing. 

Por exemplo: se você trabalha em uma agência de turismo, monte uma landing page ou um e-book com dicas de viagens, ou um guia para um destino específico. Para acessar o conteúdo, a única coisa que o usuário precisará dar em troca será o seu endereço de e-mail.

A partir daí, você pode iniciar um relacionamento com essa pessoa, convertendo a venda no final do processo. Lembre-se: quem busca conteúdos relacionados ao universo da sua empresa pode precisar do seu produto em breve.

3. Realize testes A/B

A cada campanha, selecione uma porcentagem dos e-mails para fazer testes A/B, potencializando o ROI do seu marketing.

Funciona assim: são produzidos dois e-mails com o mesmo conteúdo, diferenciando-se apenas por uma única variável. Pode ser o assunto, o título, o CTA, as imagens, ou qualquer outro ponto relevante da mensagem.

Depois, cada versão do e-mail é enviada para uma parte da base de contatos, com o intuito de descobrir qual vai gerar mais cliques e conversões.

Tenha em mente que testar muitas mudanças de uma vez não vai gerar o efeito desejado. Prefira fazer as alterações uma de cada vez até encontrar a melhor maneira de impactar os seus leads.

4. Trabalhe com fluxos de nutrição

Ao obter o contato de um potencial cliente, tenha no gatilho pelo menos três e-mails para enviar para ele nas próximas semanas. Você deve nutrir seus leads com mais conteúdos sobre seus assuntos de interesse, a fim de criar um relacionamento de proximidade e confiança.

Não se esqueça de criar CTAs irresistíveis para fazê-los avançar nas etapas do funil de vendas, que são:

  • atração: conteúdos para solucionar as principais dores do lead, sem mencionar o seu produto ou empresa;
  • consideração: conteúdos direcionados a problemas específicos, para leads mais preparados para conhecer o seu produto;
  • conversão: última fase do processo, com foco na conversão da venda do seu produto.

5. Utilize layouts responsivos

Para ter uma avaliação positiva da sua campanha, o cliente precisa compreender a mensagem. Mas isso não vai acontecer se o seu e-mail estiver mal configurado, pesado ou não se adaptar à tela usada para a visualização.

Por isso, sempre utilize layouts responsivos, potencializando o ROI do seu marketing. Isso garante que o lead vai receber o conteúdo de forma leve, bem diagramada e adaptável à tela que ele estiver usando, seja a do desktop, tablet ou smartphone.

6. Produza conteúdo evergreen

A palavra evergreen, em inglês, significa “sempre verde”, ou seja, algo que está sempre na moda, ou que não se desgasta com facilidade.

Conteúdos desse tipo não ficam datados, o que significa que vão atrair novos leads sempre que houver uma busca sobre o assunto. Isso ajuda a reduzir custos com ações promocionais e campanhas pontuais, potencializando o ROI do marketing.

7. Invista em ferramentas de automação

Hoje em dia, é impensável conduzir uma boa estratégia de marketing sem contar com ferramentas de automação adequadas. Um dos maiores exemplos disso é um recurso chamado lead scoring.

Neste método, o software gera uma pontuação para os seus leads, de acordo com critérios previamente estabelecidos por você. Isso contribui expressivamente para o aumento do ROI, pois fica mais fácil descobrir quais prospectos estão mais propensos a dar o próximo passo no funil de vendas.

 

Como vimos ao longo do post, agir potencializando o ROI do marketing envolve muito planejamento de todos os envolvidos. Porém, com a estratégia certa, é possível atrair leads e novos clientes utilizando os recursos disponíveis com o máximo de eficiência.

Gostou do artigo? Para se aprofundar no assunto, confira este outro post do blog e saiba mais sobre o ROI e seu uso nas empresas!

 

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