Inscreva-se

O potencial do Recursos Humanos na estratégia da empresa
Estratégia

O potencial do Recursos Humanos na estratégia da empresa

A área de RH é a responsável pelos bens mais valiosos da empresa. Um setor de suporte, participativo em todas as etapas que exigem a lapidação dos colaboradores. E é aí que reside a importância em usar o potencial do Recursos Humanos para desenvolver qualquer marca.

Embora ainda seja usada, em menor escala, a sigla DP (de Departamento Pessoal) ficou pequena para concentrar todo o potencial do Recursos Humanos. Afinal de contas, o setor não cuida só da documentação trabalhista dos colaboradores.

Nesses tempos modernos e dinâmicos que vivemos, o RH lida também com a atração de talentos, a manutenção da satisfação e engajamento dos profissionais e na promoção da cultura organizacional da empresa.

Entre outras responsabilidades que vamos explorar para que você entenda o potencial do Recursos Humanos. Confira, e posicione, estrategicamente, o RH da sua empresa!

 

O que é e qual é o potencial do Recursos Humanos?

A área de RH é a responsável pelos bens mais valiosos da empresa: os seus recursos humanos. Um setor de suporte, participativo em todas as etapas que exigem a lapidação dos colaboradores.

E é aí que reside a importância em desenvolver o potencial do Recursos Humanos para desenvolver uma empresa. Pois ele pode ser usado para:

Isso só evidencia o potencial do Recursos Humanos para trabalhar a atração e retenção de talentos. Além de explorar a necessidade por versatilidade de seus profissionais.

Afinal, o setor de RH está presente no planejamento e na execução de estratégias. E, quando se tem um time completo à disposição, muitos benefícios vêm na bagagem.

 

Quais são os benefícios de um setor de RH estratégico?

Quando uma empresa — e isso independe do seu porte ou ramo de atuação — se engaja no desenvolvimento de um setor de RH estratégico, as mudanças são perceptíveis.

Em primeiro lugar, porque todo o potencial do Recursos Humanos está atrelado à manutenção — e até mesmo à construção — das equipes. E isso se traduz em mais resultados.

Só que as outras atividades desse departamento, como o recrutamento estratégico (com ou sem o auxílio de um headhunter), os treinamentos e as avaliações, entre outras, geram outros pontos positivos para o crescimento de uma marca no mercado. Vamos ver alguns deles?

 

Redução de turnover

O turnover é uma das métricas de RH mais importantes, para uma empresa, pois ela mensura a rotatividade de colaboradores.

Ou seja: a proporção de demissões e admissões em determinado período. Quando esse valor é elevado (digamos, acima de 5%), existem fatores a serem considerados sobre os motivos.

Pois uma taxa elevada de rotatividade gera prejuízos para a empresa (só imagine os encargos trabalhistas em contratações e demissões) e prejudica a produtividade e o entrosamento das equipes, já que os recém-contratados vão ainda passar pelo processo de integração.

Além disso, a retenção de talentos pode ser prejudicada, dependendo dos motivos para o turnover elevado. E isso é prejudicial para a reputação de uma empresa, com o tempo.

Quando estamos usando todo o potencial do Recursos Humanos, o setor consegue avaliar e antecipar os problemas, para que o turnover não saia dos limites aceitáveis para a empresa.

Não sabe o índice de turnover da sua empresa? Recomendamos que você baixe essa planilha gratuita. Nela você fará o cálculo rapidamente e de maneira simples! Responda o formulário e receba:


Equipes trabalhando com performances melhores

Por meio de um pano de carreira, avaliações periódicas e um sistema de feedbacks, o potencial do Recursos Humanos é aproveitado para a manutenção das equipes.

Por exemplo: identifica-se, com isso, os principais talentos internos, os profissionais mais engajados e os colaboradores desmotivados. E isso permite um trabalho imparcial para novas promoções, ideias de treinamentos e alternativas para trabalhar o motivacional.

Em médio e longo prazo, isso se configura em um processo de desenvolvimento das equipes. Aumenta-se, consequentemente, a produtividade, a satisfação e os resultados internos.

 

Aprimoramento da comunicação interna

A preocupação com a abordagem e o tom de voz, hoje em dia, está muito concentrada na relação com o consumidor. Acontece que a comunicação interna tem igual relevância.

Afinal de contas, da mesma maneira que você busca alinhar-se ao perfil dos consumidores e clientes em potencial, o mesmo vale para a forma de se relacionar com sua força de trabalho.

Daí o potencial do Recursos Humanos nesse processo: identificar o perfil dos colaboradores, saber como alcançá-los, engajá-los e abrir os canais de comunicação para todos.

Transparência e objetividade são elementos bem-vindos na construção de um relacionamento sólido e duradouro. Não à toa, é uma das questões fundamentais para lidar com os colaboradores millennials, por exemplo.

Abaixo, algumas das principais formas de promover a comunicação interna:

  • intranet;
  • TV corporativa;
  • mural;
  • redes sociais;
  • pesquisas de satisfação.

Invista nisso, e crie um ambiente harmônico, do qual as pessoas se sentem ouvidas e participativas no desenvolvimento da empresa.

 

Mais resultados em vendas

Por fim, ao aproveitar todo o potencial do Recursos Humanos, trabalhando em múltiplas frentes, é possível aprimorar a saúde financeira da organização.

Trata-se, portanto, da consequência de um planejamento estratégico bem executado. O setor de RH contribui com toda a moldagem e suporte para as ações, enquanto os líderes de cada setor ficam à frente dessas transições e a manutenção das ações idealizadas.

Sem falar que os profissionais de RH também devem estar em constante monitoramento dos índices e métricas que contribuam com a avaliação dos resultados. Assim, não há estratégia executada equivocadamente: apenas que não foi devidamente ajustada ainda.

 

Como implantar um RH estratégico na empresa?

Agora que já deu para entender o potencial do Recursos Humanos e os benefícios que são colhidos por meio dessa prática, que tal aprendermos a implementar a ideia?

Abaixo, vamos disponibilizar um breve, mas completo, passo a passo para desenvolver esse setor de grande importância para as empresas:

  • invista na contratação de profissionais alinhados aos valores da empresa;
  • capacite-os e trabalhe o RH para ser um setor flexível e multidisciplinar;
  • ouça as opiniões dos colaboradores e estabeleça um plano de ação sobre os grandes desafios enfrentados pela empresa;
  • monte um plano de carreira e implemente um sistema de avaliação periódica;
  • defina os principais índices e métricas do RH;
  • cultive a transparência e o respeito na companhia;
  • inove, constantemente, na cultura de inovação da empresa;
  • envolva os líderes, no processo de mudanças, e coloque-os a par das decisões para que consigam retransmiti-las às suas equipes.

Dessa maneira, é possível integrar e aproximar, cada vez mais, as equipes. E tudo começa a partir dessa implantação de um RH estratégico.

 

Quer saber, agora, quais outras dicas você pode aplicar internamente para desfrutar de todo o potencial do Recursos Humanos na sua empresa?

Então, assine a newsletter — é só preencher o seu nome e endereço de e-mail no canto inferior de nosso blog — para receber diretamente na sua caixa de entrada todas as nossas novidades!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *