pos-graduacao-em-RH

Pós-graduação em RH: qual a melhor opção?

Com alta demanda do mercado do trabalho, a área de recursos humanos vem interessando cada vez mais novos profissionais. Isso aumenta a concorrência e faz com que os interessados busquem por mais conhecimento, encontrados em cursos livres e cursos de pós-graduação em RH.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2018, existiam mais de 160 mil alunos matriculados em cursos de ensino superior.

O mercado de trabalho responde bem a isso com o número de contratações de Analistas de Recursos Humanos com diploma de ensino superior aumentando ano após ano.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em 2019 foram mais de 19 mil admissões nesta modalidade. 

Com cada vez mais concorrência no mercado (lembrando que o profissional também pode ser formado em Psicologia e Administração), as suas chances de se destacar nessa área aumentam muito se você tiver uma especialização ou pós graduação na sua área de atuação. As empresas contratantes sempre olham de outra forma um especialista. 

Mas no que se especializar? O setor de recursos humanos é bem amplo e pode ser complicado escolher uma direção. 

Pensando nisso, o Quero Bolsa, em parceria com o Blog da Xerpa, selecionou uma lista de possíveis direções que você pode acabar seguindo e que tipo de pós-graduação em RH é a melhor para você.

Como escolher a melhor pós-graduação em RH?

pos-graduacao-recrutamento-selecao

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a pós-graduação não serve como um diploma de ensino superior. É um complemento a primeira formação, ou seja, o aluno já tem que ter concluído um bacharelado ou tecnólogo, por exemplo. 

Em sequência, você precisa analisar o motivo pelo qual você quer se especializar. Se é para ter mais conhecimento na área que você realmente gosta e quer se aperfeiçoar, leve em conta as suas habilidades. Por exemplo, se você tem facilidade com exatas, aprender mais sobre finanças pode ser uma boa. 

Entretanto, pode ser que o profissional busque uma melhor colocação naquele setor em que você já está atuando. Assim, analise as oportunidades nas empresas em que você está e siga aquele rumo que você acredita que possa ter evolução.

Tipos de pós-graduação em RH

1. Pós-graduação em Gestão de Pessoas

Para quem quer lidar com o gerenciamento de outros profissionais e trabalhar em um cargo de liderança, a pós-graduação em RH na área de Gestão de Pessoas pode ser o melhor do caminho.

O intuito do curso é formar alguém, sejam de qualquer área, capaz de criar, desenvolver e lidar com sistemas envolvendo outros empregados dentro de organizações (empresas, ONGs, órgãos do governo, etc.).

Com o conhecimento adquirido no curso, o estudante vai poder promover o desenvolvimento individual e coletivo, através de motivação, liderança, estruturas e tecnologias. 

Além disso, o profissional com essa especialização também é responsável por criar avaliação de desempenho daqueles que gere, de maneira a orientar possíveis bonificações ou promoções. O perfil é quem quer lidar mais com a parte organizacional do time de RH, liderando e gerindo pessoas.  

2. Pós-graduação em Recursos Humanos e Finanças

A pós-graduação em RH de Recursos Humanos e Finanças é para aqueles que têm uma aptidão maior com a área de exatas e que querem entender como alocar recursos e trabalhar de maneira mais assertiva.

O profissional irá compreender o RH da empresa como parte integrante do planejamento estratégico de crescimento da mesma. 

O profissional com essa especialização trabalhará para o desenvolvimento e sustentabilidade da organização, unindo os conhecimentos de RH com finanças, de forma atualizada, visando o aumento do valor dela. 

3. Pós- graduação em Direito do trabalho

Para o profissional de recursos humanos que tenha interesse em aprofundar nas inúmeras mudanças que a legislação trabalhista vem sofrendo no Brasil, se especializar em uma pós-graduação em RH de Direito do Trabalho pode ser uma boa opção.

Formado nesta especialização, o profissional sairá com a capacidade de reduzir o atrito entre empregador e empregado em termos jurídicos e entender melhor a relação entre os dois no contexto corporativo. 

4. Pós-graduação em Psicologia Organizacional

Quem optar pela pós-graduação em RH de Psicologia Organizacional, sairá capacitado em melhorar o clima corporativo na empresa identificando, refletindo e propondo soluções para os mais variados acontecimentos psicológicos no ambiente de trabalho. 

Assim, se formando, o profissional estará apto para:

5. MBA em desenvolvimento de pessoas

A pós-graduação em RH de MBA em Desenvolvimento de Pessoas tem o intuito de transformar a organização e proporcionar a evolução dos empregados na questão técnica da função em que atuam e também na parte comportamental, descobrindo e lapidando lideranças dentro do ambiente de trabalho. 

O profissional sairá sabendo lidar com os novos paradigmas no mundo dos negócios, geração de capital intelectual na empresa, gestão do conhecimento e aprende mais sobre treinamento. 

Combinar algumas dessas pós-graduação RH pode ser uma boa ideia!

O importante é o profissional entender que quanto mais preparado ele estiver, melhor o currículo dele vai estar e mais oportunidades de evoluir na carreira vai ter.

Por isso, combine duas ou mais dessas pós-graduação em RH para garantir melhor colocação profissional!

Inove para não perder talentos

Além de incentivar a equipe a se capacitar em uma pós-graduação em RH ou outra área, ofereça benefícios extra que podem ajudar a melhorar a condição financeira e evitar dívidas. 

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário neste post e nos conte qual curso você está pensando em fazer!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.