Inscreva-se

Plano odontológico para funcionários: aposte nesse benefício para se destacar das outras empresas
Benefícios

Plano odontológico para funcionários: aposte nesse benefício para se destacar das outras empresas

Oferecer um plano de benefícios para os funcionários tem se tornado uma estratégia essencial para reter e manter talentos na empresa, além de evitar o temido turnover.

Isso tem acontecido porque o mercado está cada dia mais competitivo e os profissionais estão mais dispostos a buscarem por melhores oportunidades, ao invés de manter sua estabilidade em um emprego.

E como todo mundo sabe, manter uma equipe motivada e integrada não é uma tarefa fácil. Os benefícios trabalham justamente para ajudar nessa missão.

Buscar por formas de deixar os funcionários satisfeitos por meio dos programas de benefícios, pode ser a melhor forma de melhorar o clima organizacional.

No entanto, para ter os melhores resultados, sua empresa deve ir além das iniciativas básicas. É necessário adotar ações estratégicas e focadas na necessidade de seu time interno.

O plano odontológico para funcionários é um curinga nessa estratégia, pois agrada praticamente todas as pessoas. Há diferentes tipos de contrato que sua empresa pode fechar, no entanto, os principais serviços oferecidos são:

  • Limpeza dos dentes;
  • Restauração;
  • Tratamento de gengiva;
  • Implantes dentários, entre outros.

Ele é tão importante quanto o plano de saúde médico, mas poucas organizações apostam nessa opção, visto que a maioria prioriza a assistência médica. Portanto, as empresas que o oferecem pode contar com esse diferencial.

 

O que é o plano odontológico?

O plano odontológico para funcionários é um tipo de benefício oferecido pela empresa como forma de complemento ao salário do profissional. Ele é um convênio fechado pelo empregador com uma empresa odontológica, a qual cobrirá o tratamento dos funcionários.

Ao contratar um plano odontológico para seus funcionários, os benefícios vão muito além de proporcionar a saúde dentária de seu time. Eles afetam diretamente no bem-estar dos colaboradores e, assim, na qualidade de seu trabalho.

Esse benefício possibilita um maior acesso dos profissionais a um atendimento de qualidade em relação a sua saúde dentária.

Os itens incluídos no convênio podem variar de acordo com o plano fechado pela empresa. Normalmente, as coberturas são apenas para tratamentos mais simples. Para os tratamentos mais complexos, como cirurgias e canais, os funcionários precisam pagar uma taxa adicional.

 

Por que oferecer plano odontológico para funcionários?

Atualmente, os benefícios mais comuns, como assistência médica, seguro de vida e vale alimentação, já são encarados pelos profissionais como básicos. Portanto, deixaram de ser um diferencial das empresas, na hora da contratação.

Os profissionais estão mais exigentes, por isso, se sua organização visa atrair e reter talentos terá que investir em benefícios mais atrativos. O plano odontológico para funcionários pode ser uma excelente opção.

Confira a seguir 6 motivos para implementar esse benefício em sua empresa:

 

1. Baixo custo

Se comparado com outros benefícios, como a assistência médica, o plano odontológico para funcionários tem um custo bem menor para a empresa. Ele é muito acessível e a organização até pode assumir o custo total do plano sem ter altos gastos. Isso torna o benefício ainda mais atraente para os colaboradores.

 

2. Aumento da produtividade e satisfação

Ao mostrar para seu time como a organização se importa com a saúde e bem-estar de todos, os colaboradores se sentem mais satisfeitos e valorizados. Além disso, incentiva-os a sempre tomar maiores cuidados para manter uma melhor qualidade de vida.

Consequentemente, a empresa pode contar com funcionários mais saudáveis e motivados. Isso afeta diretamente em seus resultados e desempenho. Assim, a produtividade de todos aumenta.

Recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você conhecerá estratégias eficazes na retenção de talentos. Responda o formulário e receba:


3. Melhor imagem da empresa

Por ter baixos custos, o plano odontológico para funcionários pode até ser estendido a seus familiares. Isso pode ser considerado um grande diferencial, deixando os colaboradores ainda mais satisfeitos e leais a empresa em que trabalham.

Dessa forma, tanto os empregados quanto seus familiares terão uma melhor visão da organização, transmitindo isso a outras pessoas. Eles farão questão de falar bem das políticas internas da empresa, ressaltando os pontos positivos para os outros.

 

4. Autoestima dos funcionários

Muitas organizações já entenderam a importância de valorizar seu ativo mais importante – os funcionários. Portanto, preocupar-se com a autoestima dos empregados é fundamental.

Por meio do oferecimento de um bom plano odontológico para funcionários, a empresa poderá contar com colaboradores mais confiantes e felizes. Afinal, todos sabemos como a saúde bucal pode interferir na autoestima de uma pessoa.

Dessa forma, os funcionários passam a entregar muito mais em seu serviço, tornando-se mais comprometidos com os objetivos da organização.

 

5. Descontos no Imposto de Renda

Além de favorecer seus empregados e aumentar o rendimento dos negócios, a empresa ainda podem abater o valor gasto com a seguradora do plano odontológico de seu Imposto de Renda. Esse benefício pode ajudar a corporação a economizar na hora de fazer sua declaração do Imposto de Renda.

 

6. Diferencial competitivo

O plano odontológico para funcionários pode ser considerado um grande diferencial para contratar e reter talentos. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), apenas 10% da população, cerca de 22,6 milhões de pessoas, tem plano odontológico. No entanto, muitas pessoas já começaram a se conscientizar sobre a importância da saúde bucal para evitar doenças. Portanto, que tal sair do comum e ter uma vantagem competitiva em relação às outras empresas?

 

Como contratar um plano odontológico eficiente?

Antes de adquirir o serviço, o RH da empresa precisa escolher o melhor plano odontológico para os funcionários. Há diversas seguradoras no mercado e é necessário ter certeza de que não há nenhuma armadilha no contrato.

Portanto, ao escolher um plano para seus colaboradores, considere os pontos a seguir?

 

1. Primeiramente, busque informações

Muitas vezes, fechar contrato com a operadora mais barata pode não ser a melhor opção. Portanto, informe-se na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar e descubra se a empresa possui registro e se há reclamações de outros usuários.

 

2. Verifique a região

Após analisar as avaliações da empresa feitas por outros usuários do plano odontológico, verifique se na região em que seus funcionários moram há clínicas e profissionais que trabalham com a rede credenciada. De nada adianta oferecer o melhor plano se seus empregados terão que praticamente viajar para uma consulta.

 

3. Confirme tudo antes de assinar o contrato

Antes de firmar contrato, é necessário ler atentamente todas as cláusulas para confirmar os valores e tarifas do plano. Caso haja taxas, possibilidades de aumento no valor ou multas por rescisão do contrato, o RH deve saber previamente.

 

4. Guarde a cópia do contrato

Todas as informações relacionadas no plano contratado, seja tipos de serviços, tarifas e outros dados importantes, devem constar em um documento de adesão. É fundamental que o RH mantenha uma cópia do contrato na empresa.

 

Antes de contratar um plano odontológico para funcionários, sua empresa precisa conhecer bem a seguradora que irá prestar o serviço. Dessa forma, pode evitar que seus colaboradores passem por qualquer contratempo. O oferecimento de um plano completo e eficiente garante que seu time tenha os melhores atendimentos e, assim, fiquem satisfeitos e motivados no ambiente de trabalho.   

 

Agora que sua empresa já entendeu a importância do plano odontológico para funcionários, que tal conhecer outras tendências de benefícios que podem agradar seus funcionários? Acesse aqui.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *