É comum realizarmos novas contratações quando ocorre um desligamento na empresa. Mas será que essa é a prática ideal quando se trata de um cargo superior? Você sabe o que é plano de sucessão de carreira? Entende seu benefícios e quando ele deve ser criado? É sobre isso que falaremos, a seguir.

Respondendo a pergunta inicial deste post, na maioria da vezes, não é a melhor opção contratar uma pessoa nova quando se trata de um cargo superior.

Contratar novas pessoas para assumirem cargos elevados pode ser custoso para a organização. E para evitar isso, o ideal é que a empresa tenha em mente a definição de sucessores e realize a gestão de sucessão.

É aqui que o plano de sucessão de carreira entra em jogo. Quer entender tudo sobre ele? Continue a leitura!

O que é o plano de sucessão de carreira?

O plano de sucessão de carreira é uma ferramenta que anda de mãos dadas com a gestão de talentos e auxilia na identificação daqueles que possuem as características de um líder atual, para exercer cargos superiores.

Uma gestão estratégica de Recursos Humanos deve ter em mente o planejamento do futuro do negócio. Sendo que isso é muito mais do que apenas pensar no desenvolvimento profissional de cada colaborador.

É preciso criar um planejamento da sucessão, no qual você prepare sua equipe – ou parte dela – para assumir cargos de liderança e cargos superiores dentro da corporação.

O plano de carreira por sucessão também é uma forma de demonstrar que a sua empresa valoriza seus talentos internos e que eles podem ter futuro dentro da organização.

O plano de sucessão é um recrutamento constante

Para realizar uma contratação é necessário ter visão de futuro. É importante pensar no plano de sucessão de carreira desde o momento de recrutamento e seleção, de forma a optar por aquele candidato que esteja alinhado com as perspectivas de futuro da empresa. Tudo isso, tendo em vista a possibilidade dele ter que assumir funções elevadas.

Por isso, a organização precisa recrutar aquele colaborador que possua habilidades que possam ser desenvolvidas internamente. Isso facilitará o processo de seleção interna do plano de sucessão de carreira.

>> Produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Adicionalmente, quando você está pensando na sucessão de um colaborador, você deve pensar que está realizando um processo de recrutamento interno. A diferença é que em vez de buscar candidatos que você não conhece, é possível analisar todos os fatores pertinentes à promoção dessa pessoa.

O recrutamento interno não precisa de currículo, mas de dados relevantes para tomada de decisão:

  • comportamento do colaborador;
  • metas e indicadores pelos quais ele é responsável;
  • sua agilidade de aprendizado para crescer como líder.

>> Saiba o que é e como implementar o Learning Agility na promoção de liderança!

Não confunda plano de sucessão com plano de carreira

Para realizar um plano de carreira por sucessão eficiente é preciso que o plano de carreira geral esteja incorporado a ele. Por isso, é importante que você entenda a diferença existente entre ambos. Só assim o seu planejamento será realmente eficiente.

O plano de carreira tem o seu foco nos propósitos do colaborador. Auxiliando-o em seu desenvolvimento pessoal e profissional dentro da empresa. Já o plano de carreira por sucessão foca nos princípios e futuro da organização.

Simples assim!

Unir o plano de carreira com o plano de sucessão é o processo ideal para ter sucesso na sua estratégia e impulsionar a performance da equipe como um todo.

Além disso, a implantação do plano de sucessão, possibilita benefícios ainda maiores para a sua empresa. Veja só!

Benefícios do plano de sucessão de carreira para a sua empresa

O plano de sucessão de carreira pode gerar diversos benefícios para a empresa que a adota em seu planejamento estratégico. Com isso, separamos aqui as 3 principais vantagens imediatas que a sua empresa pode obter:

1. Colaboradores mais engajados e motivados

Os colaboradores promovidos pelo plano de sucessão de carreira, tendem a se engajar mais ao notar que a empresa valoriza o seu trabalho. E isso faz com que os demais funcionários também sintam-se motivados a realizarem um trabalho dedicado.

O planejamento de sucessão faz com que os funcionários reconheçam que eles também podem crescer na empresa.

Sendo que o aumento da motivação na organização também pode ser desenvolvida por meio um programa de remuneração variável. Apresentando um papel importante na construção de uma organização sustentável que gera resultados satisfatórios para a liderança.

2. Queda da rotatividade

Um dos motivos que ocasionam a rotatividade nas empresas – ou turnover – é a falta de perspectiva de crescimento profissional dentro da organização. Isso faz com que os colaboradores sintam-se desmotivados e busquem outras empresas nas quais eles possam crescer.

Por isso que implantar um plano de sucessão de carreira vinculado ao plano de carreira em si, é fundamental para diminuir a rotatividade.

>> A Xerpa criou um livro digital que aborda tudo sobre o turnover e quais as principais ações para reduzi-lo! Basta você clicar aqui e você irá acessá-lo agora mesmo 😉

3. Redução dos custos com processos seletivos

A contratação de novos colaboradores pode ser um processo custoso para a organização, tanto em questões monetárias quanto de tempo.

Por isso que realizar uma gestão de sucessão é um fator ideal para otimizar esse processo. Uma vez que é preciso apenas atualizar o salário e a função do colaborador que foi promovido.

>> Aqui, selecionamos as melhores dicas para você  implantar o plano de sucessão na sua empresa. Clique aqui e descubra todas elas agora mesmo!

Acima de tudo: incorpore a gestão de talentos em seu planejamento

Integrar o plano de sucessão com a gestão de talentos é realizar uma sacada de mestre!

A gestão de talentos é um processo fundamental para qualquer organização. O seu intuito é de desenvolver as habilidades e competências dos colaboradores. E quando unida ao plano de sucessão de carreira, pode colaborar para retenção de pessoas aptas a satisfazer as necessidades atuais e futuras da organização.

E para você saber mais sobre como incorporar a Gestão de Talentos na sua estratégia, ter um time vencedor e nutrir seus talentos, surpreenda-se com a Plataforma de Gestão Mereo.

Agora que você compreendeu o que é plano de sucessão de carreira, pode estar interessado em buscar soluções que possam tornar seu dia a dia mais produtivo. Para isso você pode contar com a ajuda da Xerpa, um software para RH completo, que vai otimizar seus processos e auxiliar sua equipe.

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.