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Plano de comunicação empresarial: saiba como fazer o seu!
Cultura da Empresa

Plano de comunicação empresarial: saiba como fazer o seu!

comunicação empresarial é algo que faz parte do dia a dia de uma empresa e deve estar inserida em uma estratégia mais ampla. Definir um plano de comunicação empresarial é um passo importante para alinhar as estratégias da companhia com os objetivos da comunicação para garantir que estes sejam alcançados.

 

Um planejamento eficiente de comunicação permite mapear cenários possíveis, incluindo oportunidades e ameaças. Caso os cenários mudem, é muito mais fácil reajustar o plano existente do que criar um novo do zero.

Também é imprescindível para estabelecer uma imagem coerente da empresa, baseada em sua identidade corporativa.

Veja a seguir os passos que devem ser seguidos para criar um plano de comunicação empresarial.

 

Pesquisa e Análise

O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação efetivo é fazer o dever de casa. É preciso estabelecer quais são os seus públicos — sim, pode ser mais de um! Em quais canais de comunicação eles estão? Qual a mensagem a ser passada? E quais os resultados esperados?

A comunicação empresarial abrange tanto a comunicação interna, estabelecendo uma cultura organizacional, quanto à externa, afetando o relacionamento com clientes, fornecedores, e assim por diante.

Para mapear o seu público, é preciso entender o seu comportamento. No caso dos concorrentes, observe suas melhores práticas! Pesquise as estratégias de marketing que utilizam e analise como se posicionam no mercado.

Já com os clientes, é importante conhecer a fundo suas necessidades e hábitos de consumo. Desta forma, a sua empresa conseguirá criar mensagens mais personalizadas.

Observar como o seu público-alvo se comporta nas redes sociais também é uma forma de estabelecer quais canais e tipos de mensagem podem ser mais efetivos.

Em tempos de mídias sociais, a presença de corporações dentro dessas redes é indispensável. Por isso é importante entender a dinâmica dessas plataformas e identificar onde está o seu público para interagir de maneira produtiva.

Também é valido levar em consideração fatores econômicos e socioculturais. Por exemplo, para ajustar a mensagem de acordo com o momento em que ela está sendo veiculada.

 

Definição dos objetivos

Depois de ter feito toda a pesquisa sobre público-alvo e canais de comunicação entre outras coisas, podemos partir para a definição dos objetivos.

Nesse momento, mais do que nunca, o plano de comunicação empresarial deve estar alinhado com a estratégia da empresa.

As metas devem ser específicas e mensuráveis. Por exemplo: a divulgação de um produto novo, ou ampliação da divulgação de produtos para um público novo.

No caso da comunicação interna, as metas podem ser voltadas para a melhoria dos índices de satisfação dos funcionários, ou para fomentar a inovação dentro da empresa.

As iniciativas também devem ter uma duração específica, estabelecida dentro de um cronograma de execução. Além disso, o planejamento todo precisa ser feito dentro de um orçamento designado especificamente para esse objetivo.

Muitas empresas consideram as atividades relacionadas à comunicação como algo supérfluo, que não requer uma verba própria. Por isso não investem tanto quanto poderiam. Porém, um planejamento feito dentro de um orçamento pode até ajudar a segurar os custos.

 

Plano de ação

Definidos os objetivos, é hora de traçar estratégias para estabelecer como eles serão alcançados. Toda a pesquisa inicial virá bem a calhar aqui, para ajudar a definir um plano de ação eficiente.

As ações devem ser bem definidas, dentro de um cronograma com os responsáveis por cada atividade já estabelecida. Uma gestão de metas eficiente é fundamental nesta etapa do planejamento.

Podem ser definidas a partir das informações levantadas durante a pesquisa inicial sobre o público-alvo e os canais de comunicação. Além disso, devem ficar dentro do orçamento pré-estabelecido.

É importante ter em mente que todas as ações serão definidas a partir das informações disponíveis no momento do planejamento, mas o mercado é algo dinâmico. Ajustes podem ser necessários ao longo da implementação do plano.

Depois que a estratégia for implementada, é possível monitorar os canais utilizados para determinar quais tem o melhor retorno, e ir ajustando o plano de comunicação em torno dos dados levantados.

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Avaliação dos Resultados

Um dos pontos mais importantes para que o plano de comunicação empresarial é a avaliação dos resultados. Esta etapa deve ser vista mais como um meio do que um fim. Os objetivos são traçados por um período determinado, mas o plano de comunicação empresarial nunca termina.

O plano de comunicação precisa ser flexível o suficiente para ir sofrendo ajustes ao longo do tempo de acordo com a necessidade. E a melhor maneira de determinar a necessidade de ajustes é medindo e avaliando os resultados.

Se os objetivos definidos dentro do plano forem mensuráveis, e a estratégia seguir um cronograma bem determinado, é possível ir coletando dados assim que as ações forem implementadas, para saber se está tendo o resultado esperado ou não.

Dessa forma o uso do orçamento pode ser até otimizado, replicando as ações que tiverem maior retorno e efetividade, e buscando corrigir as que não estiverem dando o resultado esperado.

A medição e análise de cada ação também podem servir de parâmetro na etapa de pesquisa para estabelecer novas estratégias ou reformular o plano de comunicação existente para incluir mais iniciativas.

 

Plano de comunicação empresarial: objetivos da empresa

O essencial é que o plano de comunicação empresarial tenha os seus objetivos totalmente alinhados com o plano de negócios e a estratégia de marketing da empresa.

Afinal, os objetivos da empresa devem ser os mesmos em qualquer âmbito. A comunicação efetiva pode ser um poderoso instrumento para ajudar a tornar realidade as metas de crescimento da empresa.

A imagem e os valores da empresa transmitidos através das suas estratégias de comunicação devem ser coerentes, e sempre visando atingir um objetivo comum — seja alcançar um público maior, ou simplesmente aumentar as vendas.

Uma comunicação empresarial eficiente pode melhorar o engajamento dos funcionários, aumentar a visibilidade da empresa para potenciais clientes, e é essencial para estabelecer uma identidade corporativa.

Ter um plano de comunicação permite criar estratégias para que seja feita de forma mais estruturada, embasada em dados de pesquisas, com metas bem definidas e mensuráveis, dentro de um orçamento já alocado.

 

Sua empresa já tem um plano de comunicação empresarial? Deixe um comentário e conte sua experiência!

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