planejamento financeiro para médias empresas

Planejamento financeiro para médias empresas: como implementar

Entre 2010 e 2014 mais de 60% das novas empresas fecharam suas portas, sendo que 22,7% não resistiram ao primeiro ano de existência. Esses são dados da pesquisa Demografia das Empresas, do IBGE, que mostra a importância do planejamento financeiro para médias empresas.

Diante de um cenário desafiador como esse, criar ações para manter a saúde financeira da empresa é essencial. E isso só pode ocorrer quando há um planejamento financeiro para médias empresas.

Isso porque é por meio dele que se torna possível uma visão mais ampla sobre os projetos, recursos financeiros e resultados. Diminuindo-se assim os fatores de risco e aumentando a assertividade nas tomadas de decisão.

Mas você sabe quais os principais passos para colocar em prática um planejamento financeiro para médias empresas? Neste artigo vamos listar os principais. Confira!

O que é planejamento financeiro

O planejamento financeiro pode ser explicado como uma projeção/mensuração de despesas e receitas de uma empresa. 

Com o planejamento financeiro para médias empresas o empreendedor consegue ter em mãos, com maior exatidão, a situação do seu negócio. Assim, se torna possível determinar qual o direcionamento tomar a partir da análise dos dados.

O planejamento financeiro para médias empresas é o pilar de sustentação para a construção de ações estratégicas de curto, médio e longo prazo. 

Com ele o empreendedor/gestor tem a capacidade avaliar melhor seu orçamento, fluxo de caixa, investimentos, custos e etc. Aliás, já falamos sobre a importância do fluxo de caixa no artigo “Gestão de fluxo de caixa: o que é, benefícios e ferramentas”.

Passos para montar um planejamento financeiro

Diante dos desafios de organizar e manter as finanças em dia, prevendo um futuro promissor, seguir um passo a passo para o planejamento financeiro para médias empresas é crucial para que a empresa controle seu gastos e investimentos com eficiência.

Confira abaixo alguns passos que podem lhe ajudar a montar um planejamento financeiro para médias empresas.

  • Conheça os custos e despesas da empresa;
  • Análise indicadores orçamentários;
  • Conte com o apoio de profissionais de contabilidade e finanças;
  • Entenda a movimentação financeira do negócio;
  • Adote ferramentas tecnológicas.

Vamos falar mais sobre cada um desses pontos em seguida. 

Conheça os custos e despesas da empresa

Conhecer os custos e despesas da empresa é o primeiro passo para construir um planejamento financeiro para médias empresas eficaz.  Sendo assim, o empreendedor precisa ter na ponta do lápis, detalhadamente, tudo que sai e entra na empresa. 

Pois dessa forma, fica mais fácil fazer cortes e eliminar gastos desnecessários. Sem contar na importância de mensurar os custos e despesas do serviço ou produto oferecido.

Isso desde a fabricação até a logística. Saber com exatidão esses números permite uma adequação de valores do produto de maneira correta, sem que haja prejuízos.

Ou seja, é preciso avaliar os custos variáveis, custos fixos e o lucro. Para isso, é possível seguir uma fórmula que pode contribuir com a construção do valor final do produto.

  • Custos (valor total) + lucro (%) = preço do produto

Análise indicadores orçamentários

Toda decisão estratégica precisa ter uma base concreta, um embasamento para que as metas e objetivos sejam claros. Neste sentido, o planejamento financeiro para médias empresas deve contar sempre com uma análise minuciosa dos indicadores orçamentários.

Os indicadores orçamentários permitem que os gestores acompanhem mais de perto os projetos e avaliem os setores e desempenho de cada setor. Podemos destacar os seguintes indicadores orçamentários:

  • Ticket médio: medidor de quanto seu cliente gasta em média com seus serviços/produtos;
  • Faturamento: Esse indicador mostra quanto a empresa ganhou em determinado período;
  • Margem de contribuição: é um indicador que apresenta o valor real de uma venda após a retirada das despesas variáveis e custos.
  • Necessidade de Capital de Giro (NCG): o NCG apresenta o valor mínimo que a empresa precisa para manter sua operação. Como dinheiro em caixa para pagar funcionários e fornecedores.
  • Ponto de equilíbrio: é o cálculo que apresenta o número real de quanto a empresa necessita faturar para quitar todos os custos e despesas.

Conte com o apoio de profissionais de contabilidade e finanças

Crescer de forma organizada é a melhor forma para evitar surpresas desagradáveis no dia a dia da empresa. Com a alta competitividade de mercado, tomar decisões rápidas e assertivas é o que coloca determinada empresa à frente da concorrência.

Portanto, um planejamento financeiro para médias empresas precisa ter como apoio profissionais especializados na contabilidade e finanças. Isso porque é com o apoio desses profissionais que a empresa pode crescer com solidez e equilíbrio.

E quando se fala de empresa, esses profissionais especializados é que indicarão o melhor regime tributário para que a organização não gaste rios de dinheiro em tributos desnecessários.

Sem contar que um bom profissional de contabilidade e finanças se apoia na lei e na legislação tributária. Evitando que a empresa descumpra alguma regra que possa levá-la ao pagamento de multas e até mesmo a falência por esse motivo.

Entenda a movimentação financeira do negócio. Empresas que não tem controle sobre suas entradas e saídas beiram a falência diariamente. Dado que facilmente é possível levar em conta que elas não têm uma visão sobre o que podem ou não gastar.

Isso gera diversas dívidas que futuramente podem se tornar “impagáveis” pela organização. Por isso, conhecer a movimentação financeira e entender esse ciclo do que se gasta e do que se investe evita os famosos “tiros no escuro”.

Com um controle geral sobre as movimentações financeiras fica mais fácil administrar os gastos e investimentos e dar vazão aos recursos de maneira acertada, sem a necessidade de ações por puro impulso.

Adote ferramentas tecnológicas

A tecnologia evolui a cada dia e com ela surgem diversas ferramentas úteis para que o planejamento financeiro para médias empresas seja mais preciso.

Em empresas desse porte é comum que o próprio gestor assuma diversas funções e isso pode comprometer o controle das finanças. Nesse caso as ferramentas tecnológicas aparecem como solução.

Com os softwares de gestão financeira as empresas não só se previnem dos erros, mas tem uma visão mais macro do negócio. Já que elas permitem relatórios mais completos e personalizados em poucos cliques.

Além disso, as ferramentas tecnológicas nesse caso oferecem maior facilidade de acesso, já que os softwares possuem suporte a dispositivos móveis. 

Outro ponto diferencial nesse caso é a segurança, já que os dados são guardados em nuvem e os backups são feitos de forma constante para evitar perdas de dados.

Assim, fica mais fácil, de forma rápida e automatizada, organizar e controlar melhor os recursos com base em uma análise de dados mais completa e eficiente. Possibilitando ao gestor se dedicar a tarefas mais estratégicas e menos burocráticas.

Planejamento e os impactos na saúde financeira da empresa

Elaborar um planejamento financeiro para médias empresas é fundamental para que as empresas consigam se manter no mercado. A saúde financeira é extremamente necessária para evitar prejuízos e até mesmo o fechamento da organização.

Por isso, o gestor precisa conhecer cada detalhe operacional e financeiro da sua empresa. Visto que assim será possível mensurar custos, despesas e o valor de investimento possível.

Se não há um controle neste sentido os investimentos podem ser mal feitos e a empresa acaba entrando em um ciclo de perdas que pode levá-la à falência.

Portanto, é muito importante sempre ter em mãos algumas dicas de planejamento financeiro para médias empresas como as que apresentamos neste artigo. Uma vez que com elas fica mais fácil controlar as finanças da organização.  

Para saber mais sobre o tema leia nosso artigo “Entenda a importância do planejamento financeiro empresarial”

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.