Inscreva-se

Planejamento de recursos humanos: crie um plano de ação para conquistar mais resultados!
Estratégia

Planejamento de recursos humanos: crie um plano de ação para conquistar mais resultados!

O RH é a área que realiza a gestão de relacionamentos internos e os processos de recrutamento e seleção, buscando talentos para a corporação. Além disso, é responsável por formar líderes, encontrar as pessoas certas para solucionar conflitos internos e ainda cuidar das questões administrativas da área. Para desenvolver um planejamento de recursos humanos, é necessário:

  1. determinar os objetivos organizacionais;
  2. contar com o auxílio dos gestores;
  3. analisar o departamento de RH;
  4. colocar em prática os planos de ação.

 

O que é recursos humanos?

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre o que é o recursos humanos nas empresas e o que essa área faz. Normalmente, é conhecido apenas como o departamento que realiza as contratações e demissões dos funcionários. No entanto, suas funções não param por aí e o seu papel é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa.

O departamento de RH engloba todas as práticas e políticas relacionadas à administração de pessoas dentro da organização. Ele é responsável por monitorar e elaborar estratégias e investimentos para desenvolver as capacidades de cada membro da equipe.

A importância desse setor tem crescido entre as empresas, visto que a preocupação com o bem-estar e desenvolvimento dos funcionários aumentou. As organizações passaram a ver seu time como seu principal ativo para conquistar sucesso nos negócios.

Por isso, as organizações são dependentes estrategicamente do RH, que é especializado em utilizar os recursos humanos para aprimorar os resultados da empresa. Assim, caso o setor não tenha sucesso em sua gestão e contratação de mão de obra qualificada, os resultados da empresa ficam comprometidos.

O RH está envolvido direta ou indiretamente com o desenvolvimento de todas as áreas. Ele atua como mediador entre os interesses dos profissionais e os da empresa.

Por isso, sua empresa precisa contar com uma equipe de RH preparada para realizar um planejamento de recursos humanos aprimorado. Confira a seguir como colocar essa missão em prática!

 

O que é Planejamento de Recursos Humanos?

O planejamento de recursos humanos é o processo de gestão das necessidades da empresa em relação a seus recursos humanos. Tem como missão fazer com que a organização e seus colaboradores alcancem seus objetivos e mantenham uma boa relação trabalhista.

O RH realiza processos de análise para encontrar as melhores ações a serem colocadas em prática para que todas as demandas de trabalho sejam cumpridas. Isso é fundamental para manter o alinhamento da equipe com os objetivos da empresa.

Por meio da utilização de metodologias e técnicas, o setor consegue gerenciar as relações humanas na empresa de um modo saudável. Os profissionais desse setor devem estruturar o planejamento de recursos humanos para assegurar um ambiente organizacional motivador e agradável.

Podemos então, dizer que esse profissional é um mediador entre os dois lados. Ele desempenha o papel de advogado, ao mesmo tempo, da empresa e dos funcionários, buscando um equilíbrio na empresa. Para isso, ele leva em consideração tanto os objetivos dos colaboradores, como as metas do negócio.

 

Quais são seus benefícios?

Contar com um planejamento de RH ajuda as empresas a realizarem a gestão de seu pessoal. Dessa forma, é possível contar com um time preparado e capacitado para realizar todas as atividades no trabalho.

Ao contar com um time focado no planejamento de recursos humanos, a organização pode controlar os pontos fortes e fracos da equipe, identificando o que precisa ser melhorado. Dessa forma, pode colocar em prática ações para desenvolver seus funcionários.

A empresa passa a conseguir tomar atitudes mais rápidas para prevenir erros, eliminar problemas e aproveitar as potencialidades. Além disso, os funcionários tornam-se satisfeitos, pois também se beneficiam das práticas do RH.

 

Como montar um planejamento de recursos humanos?

O planejamento deve ser formulado em parceria com os gestores das equipes, incluindo uma série de ações a serem realizadas. O objetivo do plano é empreender ações na área de RH que sejam baseadas nos objetivos da corporação.

Dessa forma, o planejamento deve estar alinhado ao plano estratégico da empresa, considerando as necessidades da empresa em relação a gestão de pessoas. Ele é composto pelas seguintes partes:

Para que sua empresa seja capaz de montar um bom planejamento é necessário contar com uma equipe de RH preparada e tomar alguns cuidados. São eles:

  • conhecer os objetivos e missão da organização;
  • ter amplo conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas da  empresa;
  • analisar cuidadosamente a mão-de-obra existente e suas capacidades;
  • fazer os ajustes necessários nas previsões e realizar feedbacks;
  • tomar decisões e executar o planejamento.

 

Para complementar ainda mais o passo a passo que daremos a seguir, baixe esse eBook gratuito. Nele você aprofundará, ainda mais, as estratégias de planejamento de RH. Responda o formulário e receba agora mesmo:


Passo a passo para fazer o planejamento de RH

1. Determinar os objetivos organizacionais

Como você pode perceber, o ponto de partida para realizar o planejamento de recursos humanas de uma empresa é determinar seus objetivos. Ele precisa estar alinhado às metas da organização para trazer resultados.

Portanto, o RH deve conhecer o plano estratégico dos negócios para estipular ações mais direcionadas. Dessa forma, é capaz de proporcionar um melhor ambiente de trabalho para os colaboradores e, ao mesmo tempo, torná-los mais produtivos.

 

2. Contar com o auxílio dos gestores

O RH não age sozinho, ele deve se reunir com os gestores da empresa para discutir sobre as alternativas do planejamento. Os superiores devem estar de acordo com as medidas que serão tomadas. Isso irá garantir que as ações sigam as estratégias do empreendimento e sejam bem-sucedidas.

 

3. Analisar o departamento de RH

Para ter um planejamento de recursos eficiente, é necessário que o próprio RH esteja em um situação positiva e alinhada a empresa. Ele deve ser capaz de desenvolver um plano de ação adequado à realidade.

O momento vivido pela organização é determinante para o planejamento, algumas situações podem influenciar diretamente as medidas a serem colocadas em prática. Alguns exemplos disso podem envolver fatores internos e externos, como nos casos de alto nível de turnover e absenteísmos.  

Essas questões podem exigir dinâmicas diferentes e é papel do RH apoiar os profissionais nesses momentos de adaptação e também em outras situações, como conflitos e divergências.

 

4. Colocar em prática os planos de ação

Os planos de ação consistem no conjunto de medidas estipuladas pelo RH no planejamento dos recursos humanos. Eles devem ditar as soluções para os problemas apresentados.

 

Por meio de todas as informações analisadas, a empresa terá em mãos um plano com propostas direcionadas para a empresa superar seus desafios e otimizar seus resultados.

O planejamento de recursos humanos é uma verdadeira estratégia empresarial que considera a gestão de pessoas como uma peça-chave para gerar melhorias nos negócios.  A participação do RH é indispensável, pois ele coloca em prática ações necessárias para gerar resultados. Dessa forma, a empresa consegue crescer de forma equilibrada, conciliando seus interesses com o de sua equipe.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou quer contribuir com mais alguma informação? Deixe seu comentário aqui.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *