Como fazer uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos

pesquisa interna sobre benefícios corporativos

Com a chegada das novas gerações no mercado de trabalho, as prioridades dos profissionais ao escolherem seus empregos mudaram. Para muitos, os benefícios oferecidos são tão ou mais importantes que o salário na hora de decidir onde querem trabalhar. Por isso, é fundamental saber como aplicar uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos.

Afinal, para descobrir o que os colaboradores desejam, o melhor jeito é perguntar a eles. Pensando nisso, explicamos tudo o que você precisa para estruturar uma pesquisa eficiente e gerar ótimos resultados!

Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos?

A pesquisa interna sobre benefícios corporativos é um questionário aplicado nos colaboradores para descobrir quais são as suas principais demandas em relação ao pacote de benefícios. Com isso, é possível fazer um planejamento mais preciso, evitando a oferta de um pacote que desagrade à equipe.

O questionário deve ser feito periodicamente, ao menos uma vez por ano, para que o plano de benefícios da organização fique sempre atualizado. A pesquisa interna é o método mais efetivo para descobrir o que a equipe gostaria de receber, ajudando a empresa a ser criativa e relevante ao escolher os benefícios.

Com isso, os colaboradores sentem que seus anseios são realmente levados em conta pela organização, o que aumenta a satisfação do time no trabalho. Ao perceber que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, o funcionário se torna mais motivado, o que a ajuda a elevar a produtividade e a qualidade das entregas.

>> Entenda qual é o passo a passo ideal para uma pesquisa de satisfação sobre benefícios! Neste livro digital, apresentamos as melhores dias! Clique aqui e acesse!

Como organizar e estruturar uma pesquisa interna sobre benefícios?

À primeira vista, organizar uma pesquisa interna sobre benefícios parece simples, mas é uma tarefa que requer muito planejamento. Se o questionário for feito às pressas ou não tiver o devido foco, o esforço será em vão e os resultados não aparecerão.

Confira, a seguir, quais são os principais passos para estruturar essa pesquisa de maneira adequada.

 

1. Monte o questionário

A primeira etapa do processo é a elaboração do questionário em si. Além de redigir as perguntas, também é preciso escolher o método de avaliação das respostas, o tratamento estatístico e o método de análise dos resultados.

Há diversas maneiras de elaborar as perguntas. Para uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos, o ideal são questões com poucas possibilidades de respostas, como sim, não e talvez; ou um sistema de notas de 0 a 5 para cada tópico abordado.

Por exemplo: você pode listar todos os benefícios atuais oferecidos pela empresa e pedir para que os funcionários dêem notas de 0 a 5 para cada um deles. É uma excelente maneira de medir de forma quantitativa o nível de satisfação atual da equipe.

O mesmo vale para sugestões de novos benefícios. Faça uma pesquisa com as principais vantagens oferecidas pelas empresas no mercado atual e coloque-as como opção no questionário. As notas de 0 a 5 servirão para definir o nível de interesse do time nesses possíveis benefícios.

No final, disponibilize uma caixa de respostas para sugestões gerais. Novas ideias são sempre bem-vindas, principalmente no que diz respeito ao bem-estar e satisfação dos colaboradores.

 

2. Divulgue a pesquisa

Antes de iniciar a pesquisa, faça uma reunião com todos os colaboradores para explicar a finalidade e o funcionamento do questionário. Agir com transparência ajuda a criar confiança entre os líderes e a equipe, além de estimular a participação de todos.

Comunique à equipe que o intuito da pesquisa interna sobre benefícios corporativos é avaliar pontos positivos e negativos sobre o que é oferecido atualmente. Reforce também que os resultados serão usados para reformular o plano de benefícios de acordo com as necessidades identificadas.

Também importante estabelecer uma data de início e um prazo final para as respostas. Faça uma divulgação por e-mail antes e durante esse período, lembrando a todos sobre as datas estipulados e pedindo a colaboração de quem ainda não respondeu.

A pesquisa deve ser feita por meio de ferramentas online para ampliar o acesso, facilitar a avaliação e aumentar a adesão da equipe. Basta procurar a plataforma mais indicada para o conteúdo do seu questionário e começar a utilizar.

>> Neste livro digital oferecemos excelentes dicas para a sua empresa construir uma Carteira de Benefícios competitiva. Clique aqui e baixe agora mesmo!

 

3. Aplique o questionário

Com todos a par da finalidade do questionário, é hora de colocá-lo em prática. Respeite os prazos pré-definidos para início e fim da pesquisa, sempre enviando lembretes por e-mail para que os colaboradores não percam o prazo.

Além disso, coloque o RH à disposição para tirar quaisquer dúvidas dos colaboradores sobre o conteúdo das perguntas, acesso ao questionário, método de avaliação e outros assuntos relacionados à pesquisa interna sobre benefícios corporativos.

 

4. Analise e divulgue os resultados

Com as respostas em mãos, é hora de analisar os resultados. Para não precisar checar as respostas uma a uma, conte com o apoio da tecnologia e agilize o processo. Um sistema simples pode compilar as respostas e gerar gráficos com as respostas mais recorrentes entre os funcionários.

Ao fazer a avaliação, estabeleça prioridades de acordo com as principais demandas identificadas e com tamanho do orçamento que a empresa tem para atendê-las.

Depois, divulgue os resultados e ressalte os pontos positivos e negativos da pesquisa. Deixe claro que a liderança do negócio está trabalhando em um plano de ação para tornar realidade as sugestões dos colaboradores. Isso vai transmitir a mensagem de que a empresa escuta, de fato, as opiniões dos funcionários.

É importante que isso seja feito o mais rápido possível, para que os colaboradores não pensem que a pesquisa foi esquecida pela empresa.

 

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre como fazer uma pesquisa interna sobre benefícios corporativos! Agora que você já sabe tudo sobre o assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática?

Faça um planejamento de acordo com as necessidades dos seus funcionários e siga o passo a passo que explicamos aqui no post. Assim, você poderá melhorar o seu pacote de benefícios e aumentar a satisfação da sua equipe!

 

Gostou do artigo? Para ajudar você a fazer a sua pesquisa de satisfação sobre benefícios, disponibilizamos no nosso site um modelo de questionário para você utilizar. Faça o download agora mesmo!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros artigos que você pode se interessar