Perguntas de entrevista

Perguntas de entrevista: o que um recrutador quer saber?

Não seria extraordinário se você soubesse exatamente as perguntas que seriam feitas na entrevista para o emprego dos seus sonhos? E se você ainda tivesse tempo para se preparar para ela? Pois bem, apesar de sermos incapazes de ler mentes, podemos sim prever algumas questões e te ajudar nessa missão.

Perguntas de entrevista são criadas para identificar valores, propósitos, capacitações, habilidades cognitivas e, principalmente, identificação com a instituição. Mais do que preencher uma vaga, os profissionais de Recursos Humanos desenvolvem processos de seleção para encontrar o profissional certo para a vaga.

Se você quiser saber mais sobre Fit Cultural, um tipo de avaliação bastante usado em  processos seletivos, recomendamos a leitura deste material aqui.

Agora, para conhecer as principais perguntas de entrevistas e os motivos pelos quais elas são feitas, continue acompanhando o post. Separamos uma lista recheada de dicas para te ajudar a conquistar o emprego dos seus sonhos. Boa leitura!

O que é processo seletivo?

O processo seletivo é uma das etapa de contratação de um novo profissional. Grosso modo, é a fase que sucede a de recrutamento

Desenvolvida pelo departamento de Recursos Humanos (RH), a seleção envolve a adoção de um conjunto de técnicas para filtrar e escolher os candidatos mais compatíveis com a vaga. Essa compatibilidade considera a missão (objetivo), visão (meta) e valores (crenças) organizacionais.

Para tornar essa avaliação justa, algumas metodologias estratégicas como provas escritas, dinâmicas em grupo, testes de aptidão, gravações de vídeo apresentação, dentre outros, são empregadas. É nesta fase também que ocorrem as temidas entrevistas.

A seguir vamos apresentar as principais perguntas de entrevistas usadas em processos de seleção.

Quais as principais perguntas de entrevistas que podem aparecer?

Para te ajudar a se preparar para essa importante etapa do processo de contratação, separamos as principais perguntas de entrevista que podem aparecer, e explicamos os motivos pelos quais elas são usadas. Confira a seguir!

Perguntas de entrevista sobre Vida Pessoal

1. Pode me contar um pouco sobre você?

Entenda que esta pergunta não está sendo feita para conhecer os seus hobbies, e sim para entender o porquê você é o candidato certo para a vaga.

Escolha pelo menos 3 realizações que julgue agregar qualidades diferenciais, seja no campo pessoal (ações sociais, voluntariado, crenças individuais, etc) quanto profissional (projetos de extensão universitárias, empresas juniores, campanhas desafiadoras em empregos anteriores, etc).

Faça um discurso rápido, conciso e atraente; encerre falando como essas experiências te ajudaram a optar por esta candidatura específica.   

2. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Nesta questão, o que o recrutador realmente analisa é o seu autoconhecimento e honestidade. Ao invés de expor aquilo que você acha que o recrutador gostaria de ouvir, apresente fraquezas que visa superar e características relevantes que potencializam suas forças profissionais. 

Seja honesto, afinal ninguém é perfeito e a arrogância e pretensão podem ser identificadas mesmo sem intenção. Contudo, isso não quer dizer que respostas como “sou preguiçoso”, “entrego as coisas no limite dos prazos”, “tenho dificuldade para chegar na hora”, sejam aceitáveis.

Para usar as fraquezas de forma inteligente, é preciso se astuto. Veja um exemplo: Tenho dificuldade em falar em público. Contudo, sempre me disponho a comandar as reuniões, para trabalhar esse medo e me habituar a dirigir um grande volume de pessoas”.

3. Onde você se vê daqui a 5 anos?

Outra pergunta de entrevista bastante popular é a da previsão profissional. Esta questão avalia pontos como expectativas realistas sobre a carreira, ambições pessoais, se a vaga está alinhada com esses objetivos, se o candidato será um investimento ou gasto, e assim por diante.

Procure pensar até onde essa vaga pode te ajudar a alcançar esses objetivos, e se ela é ou não uma passagem obrigatória. 

É normal que não tenha uma resposta exata para os seus anseios futuros. Contudo, faça essa resposta se tornar interessante, apresente como você enxerga que essa experiência pode impactar nessa jornada.

4. O que você gosta de fazer nas horas vagas? Quais são os seus hobbies?

Esta é uma pergunta de entrevista usada para conhecer a personalidade do candidato e analisar se ela se encaixa com a cultura da empresa. Em uma lógica simples, as escolhas pessoais são avaliadas, já que nas horas vagas realizamos atividades por espontânea vontade.

É totalmente aceitável que a resposta envolva entretenimento social, como reunir os amigos para tomar uma cerveja na sexta ou sábado a noite. Entretanto, não esqueça que ainda está em uma entrevista profissional, mesmo atividades como baladas e festas, devem ser expostas de maneira razoável.

Evite dizer que você sai para beber sempre que tem uma oportunidade ou que vai a baladas durante a semana. Respostas como essa podem dar a entender que ressaca e noites mal dormidas são frequentes na sua rotina, e como o seu rendimento está diretamente ligado ao seu estado físico e mental, provavelmente te eliminará.

5. Como você lida com a pressão ou situações estressantes? 

Nesta pergunta da entrevista, procure posicionar-se como alguém que encara situações estressantes de maneira produtiva, e que nem a pressão e o cansaço poderão te impedir de atingir seus objetivos.

Um boa dica é abordar as estratégias que você usa em momentos como esse, tais como a meditação, exercício de respiração, desligamento da mente, pausas, e assim por diante.

Dê exemplos de situações em que você precisou ativar esse autocontrole. Mesmo que seja a sua primeira entrevista de emprego, apresente experiências da sua rotina pessoal.

Perguntas de entrevista sobre Experiência Profissional

6. Qual é a sua maior realização profissional? 

Esta é a pergunta de entrevista que pode decidir a sua continuação ou eliminação do processo seletivo. Considere com atenção o seu histórico e escolha uma conquista que lhe dê bastante orgulho.

Apresentar experiências com resultados surpreendentes é a melhor forma de provar o seu valor profissional. Uma dica é usar o método de apresentação S-T-A-R (Situação-Tarefa-Ação-Resultado).

Veja um exemplo: “No meu último emprego, atuei como social media e a minha função era gerenciar o clipping. Analisando os processos adotados, identifiquei a possibilidade de simplificar algumas etapas. Em um  mês, com a nova metodologia, conseguimos otimizar o tempo de operação em 10 horas semanais e reduzir o erro de tagueamento em 30%”.

7. Qual foi o maior desafio que você já enfrentou em sua vida profissional?

Esta pergunta de entrevista visa analisar a sua postura diante de situações conflituosas, por isso, empregue mais uma vez o método S-T-A-R e exponha a experiência com uma narrativa.

Obviamente você deve buscar um episódio com final feliz, afinal estão sendo avaliadas a sua postura profissional, inteligência emocional e estratégias de superação. 

Procure ser claro ao apresentar o modo como lidou com a situação, estudou o problema, chegou a uma solução e implantou o plano de ação.

8. Por que você está saindo do seu último emprego?

Não é fácil falar sobre desligamentos, ainda mais se ele tiver sido feito de forma injusta ou que remeta a uma experiência negativa. Contudo, as chances dessa pergunta de entrevista aparecer são significativas, por isso você deve estar pronto para respondê-la.

Apontar os pontos negativos do seu último emprego está proibido, isso pode levar os recrutadores a te identificarem como alguém desleal ou ingrato. Procure ser simples e usar o tempo da resposta para expor a sua ansiedade em voltar ao mercado.

Por exemplo: “Infelizmente fui dispensado, devido a um conflito de interesses. Independentemente do resultado desse desentendimento, sou grato pela oportunidade e pelo crescimento que tive lá. Agora, estou realmente ansioso para assumir novas oportunidades e participar do desenvolvimento de um projeto com valores compatíveis”. 

9. Como seu ex-chefe e ex-colegas de trabalho te descreveriam?

Esta pergunta de entrevista está ligada ao relacionamento interpessoal. Seja honesto, o gerente de contratação pode entrar em contato com a empresa anterior e verificar as informações apresentadas. 

Portanto, tente ressaltar pontos que você ainda não teve a oportunidade de expor na entrevista. Ética profissional, cumplicidade, comprometimento, trabalho em equipe, empatia, liderança, dentre outras diversas características. Mas tenha o cuidado de não se apresentar como uma pessoa ideal, afinal todos podemos ter problemas de relacionamento. 

Veja um exemplo: “Acredito que eles me descreveriam como uma pessoa responsável, afinal eu era o líder do meu setor. Alguns colegas podem me achar exigente e um pouco chato, porque eu sei que posso ter sido duro ao cobrá-los sobre horário de chegada, rendimento, conversas paralelas, etc.”

10. Pode me explicar por que você mudou de carreira?

Se for o seu caso, não se assuste. Entender o seu plano de carreira faz parte do trabalho de um recrutador, e analisar a consistência desse objetivo é indispensável. Essa pergunta de entrevista deve ser respondida com cautela, porque você precisa provar o seu compromisso com essa nova jornada.

Uma boa dica é dar exemplos de como as experiências anteriores podem te ajudar nessa nova função. Explique o que o motivou a mudar de área e o que é que tanto de atrai nessa nova profissão.

Vale ressaltar que a sua imagem pode ser redefinida a qualquer instante da conversa, por isso seja prudente na escolha das suas colocações.

Perguntas de entrevista sobre interesse na vaga

11. Como você ficou sabendo desta vaga?

Esta pergunta de entrevista é uma oportunidade para exibir o seu anseio em fazer parte da empresa. Uma boa resposta envolve posicionamento claro, portanto destaque o seu interesse.

Veja alguns exemplos: “soube da vaga no próprio site da empresa. Há tempos o meu objetivo é atuar ao lado de vocês com sustentabilidade e consciência social. Por isso, estou sempre de olho nas oportunidades”; “sempre vejo comentários de antigos funcionários elogiando a organização, por isso fui atrás de oportunidades nesta empresa”; “soube da vaga na plataforma do LinkedIn, sempre acompanhando as novidades da empresa por lá”. 

O que os recrutadores realmente querem identificar com esta pergunta são os candidatos que caíram no processo de paraquedas. A falta de propósito pode ser um problema para a sua permanência na seleção.

12. Você também se candidatou em outras empresas? Quais?

Esta pergunta de entrevista é feita para identificar a concorrência do mercado (identificação das empresas, oferta de salários e benefícios, etc.) e a sua certeza sobre a área de atuação.

Uma dica é dizer que está considerando outras opções no mercado, mas que esta vaga especificamente é o seu principal objetivo. Além disso, pode ser interessante mencionar características em comum entre as vagas, pontuando suas habilidades pessoais que possam ser um diferencial.

Por exemplo: “estou me candidatando a diversas vagas na área de relações públicas, principalmente as atreladas com planejamento. Analisar as necessidades do cliente e traduzi-las para as equipes de desenvolvimento é uma atividade que me desafia e estimula profissionalmente”.

13. Quais são os pontos que você pode melhorar como profissional?

Com essa pergunta, o recrutador visa identificar se você conhece, de fato, suas características profissionais e se é capaz de dar um feedback para o próprio desempenho.

Para facilitar a elaboração dessa resposta, procure realizar autoanálises e lembrar de considerações de antigos chefes, supervisores, colegas de trabalho, equipes de RH, dentre outros. 

Caso esta pergunta de entrevista não seja feita de maneira direta, você pode abordar a temática mostrando que tem autoconhecimento para reconhecer possíveis pontos de melhoria no seu trabalho.

14. Qual é a sua pretensão salarial?

Outra pergunta de entrevista que aparece com frequência é a da pretensão salarial. Antes de afirmar um valor, somente por acreditar ser justo, é indispensável conhecer as ofertas do mercado. Existem diversas plataformas digitais que apresentam a média salarial empregada por estado e por área de atuação.

Além disso, considere a sua experiência na área, capacitações curriculares, habilidade pessoais. Não tenha medo de pedir uma remuneração significativa, o seu trabalho tem valor.

Uma dica é se mostrar flexível a negociações. Você se posiciona como um candidato que reconhece o seu valor profissional, mas que precisa do emprego.

15. Por que deveríamos te contratar?

Esta uma clássica. Seu trabalho ao responder esta pergunta de entrevista é apresentar três pontos-chaves:

  • você não só faz o trabalho, como também entrega ótimos resultados; 
  • você realmente se encaixa com a equipe e com a cultura; 
  • te contratar é melhor do que contratar os outros candidatos.   

Lembre-se de expor paixão pelo trabalho, afinal empresa nenhuma procura funcionários desanimados e sem interesse de crescer com a organização.

Perguntas de entrevista sobre interesse na empresa

16. O que você sabe sobre a empresa?

O intuito dessa pergunta de entrevista não é identificar os candidatos que fizeram as suas lições de casa e estudaram a história da empresa. Aqui, o recrutador quer saber em quais pontos você se identifica com os propósitos da organização.

Veja exemplos: “sou pessoalmente apreciador dessa missão, porque …”; “eu acredito nesta abordagem porque…”.  

Vale ressaltar que estudar a empresa é muito importante, apenas não é propósito desta pergunta especificamente. É inteligente usar esse conhecimento para apresentar compatibilidades com os seus valores pessoais.

17. Se você fosse nosso CEO, o que faria de diferente?

Esta é uma pergunta de entrevista que analisa a sua capacidade de raciocínio estratégico. Mesmo que você apresente respostas genéricas, o importante é apresentar sugestões que façam sentido com a realidade organizacional.

Nesta questão, o estudo sobre o histórico da empresa pode ajudar bastante. Afinal, assim você ganha embasamento para apresentar soluções de maneira funcional.

Melhorar o atendimento ao consumidor, refazer o layout do site, otimizar a experiência digital do cliente, estruturar campanhas de divulgação de projetos, dentre outras diversas ações podem ser exploradas nesta questão.

18. O que você prioriza na busca por um novo emprego?

Aqui o recrutador quer conhecer os critérios que você adota para avaliar uma oportunidade profissional. 

A dica é mostrar que você possui outros motivadores além do pacote de remuneração e benefícios. Procure focar nos aspectos de crescimento pessoal e profissional, tais como desafios que você almeja enfrentar, trabalhar com mais autonomia, potencializar conhecimento sobre uma determinada especialidade, ter mais reconhecimento, e assim por diante.

Esta pergunta de entrevista permite ao recrutador analisar a sua leitura de sucesso e satisfação profissional.

19. Tem alguma pergunta que eu não tenha feito e que você queira pontuar?

Esta pergunta de entrevista é uma oportunidade, já que você pode expor alguma qualidade ou experiência que tenha esquecido de abordar.

Ao apontar que gostaria de ter sido questionado sobre alguma questão específica, o recrutador percebe que você se preparou para estar ali, e isso pode melhorar as suas chances de contratação. 

20. Você tem alguma pergunta?

A entrevista é um dos principais momentos do processo de seleção, porque o perfil individual dos candidatos é explorado ao máximo. Porém, este momento também pode ser usado para que você conheça as particularidades da organização.

Salário, benefícios, estrutura organizacional, formação de equipes, possíveis atividades sociais, dentre outras questões podem ser questionadas para verificar se a vaga é adequado para o seu momento profissional.

Algumas perguntas mais criativas podem te ajudar a ganhar visibilidade, tais como “qual é sua parte favorita de trabalhar aqui?”; “o que você pode me dizer sobre as perspectivas de crescimento na empresa?”; “você indicaria a empresa para um amigo?”.

Perguntas de entrevista para análise cognitiva

21. Se você pudesse ser um animal, qual gostaria de ser?

Perguntas aleatórias como esta podem aparecer durante a sua entrevista. O objetivo dela é avaliar a agilidade com que você estrutura uma resposta.

Neste ponto não existem respostas certas e erradas, mas você automaticamente ganha pontos se a sua escolha for criativa e inteligente.

Caso você seja pego de surpresa, tente ganhar tempo usando frases introdutórias como “essa é uma ótima pergunta…”, “um animal? Acredito que só tenha uma resposta para mim porque…”.

22. Quantas bolas de tênis entram em uma limusine? 

Outra pergunta de entrevista que pode parecer aleatória é a que envolve raciocínio lógico. Esse tipo de questão costuma ser usada em seleções para cargos estratégicos com atividades quantitativas.

O recrutador não, necessariamente, espera um valor exato. O que ele analise é a sua capacidade de entender a sistemática da pergunta e apresentar uma resposta lógica.  

23. Qual foi o último livro que você leu?

Outra pergunta de entrevista bastante usada é a que envolve gostos pessoais para conhecimento intelectual. Ao questionar o livro, o recrutador consegue identificar suas preferências, gostos, prioridades e interesses.

Um candidato que tenha lido uma literatura fantástica, provavelmente lê porque é apaixonado pela fantasia de imaginar histórias. Já um candidato que tenha lido uma obra de empreendedorismo, provavelmente lê porque prioriza o conhecimento em negócios. 

O perfil pessoal de cada candidato pode ser analisado por meio dessa escolha.

24. Qual foi a última coisa que você ensinou a alguém?

Outra forma de avaliar habilidades e competências de um profissional é questionando-o sobre a sua colaboração com o outro. Recrutadores costumam perguntar qual foi a última coisa que ele ensinou a alguém. 

Com isso, empatia, liderança, trabalho em equipe, dentre outras qualidades podem ser analisadas. 

25. Consegue me vender essa caneta?

Por fim, nossa última pergunta de entrevista é a da venda da caneta. É comum que recrutadores utilizam essa questão para avaliar a capacidade do candidato em planejar uma estrutura de venda de forma rápida, criativa e eficiente.

É a estratégia do famoso pitch, usado entre empreendedores e investidores anjo. O tempo costuma ser calculado e a sua capacidade de lidar com a pressão, adversidade e sustentar o valor do seu produto são analisados.

Uma dica é ter em mente as principais vantagens da caneta e introduzi-las nas possíveis atividades cotidianas do recrutador.

Como se preparar para uma entrevista?

Embora conhecer as principais perguntas de entrevista possa ser uma vantagem competitiva, a ideia desse estudo não é ter respostas prontas e robotizadas.

A proposta é entender os motivos pelos quais essas perguntas de entrevista são feita e como você pode se portar diante delas.

Mais do que dar respostas bonitas e usar um vocabulário atrativo, é preciso passar a sua identidade com transparência e profissionalismo para provar sua compatibilidade com a vaga.

Além disso, ter esse conhecimento pode te ajudar a controlar o nervosismo, já que fica ainda mais difícil mostrar todo o seu potencial quando se está preocupado, ansioso e assustado.

Uma dica extra para se preparar para uma grande entrevista é trabalhar a mente. Procure meditar, dormir bem e relaxar. Afinal, só você sabe o quão capaz é e o quanto quer fazer parte dessa empresa.

Perguntas de entrevista são estruturadas para explorar posturas, pensamentos, valores, prioridades, opiniões, interesses e habilidades profissionais, por isso não tenha medo de ser honesto e apresentar a sua história.

Com astúcia, criatividade, pensamento rápido e confiança, a entrevista do emprego dos seus sonhos pode ser uma experiência incrível de se autoconhecer e se apresentar para um novo mercado.

 

E aí, viu a quantidade de perguntas de entrevista para as quais você pode se preparar? Conta pra gente aqui nos comentários como foi a sua última experiência em uma entrevista e se esse material teria te ajudado.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.