People Analytics: o que é e como ela pode ajudar o RH da sua empresa?

People Analytics é um novo termo utilizado para analisar e interpretar dados de fontes variadas. Ele refere-se aos processos de coleta, organização e análises big data sobre o comportamento dos usuários, podendo ser utilizado por empresas para monitorar o comportamento de seus funcionários e, ainda contar com informações úteis para antecipar tendências, aprimorar suas estratégias e tomar decisões mais precisas.

Essa tendência tem se tornado importante em diversas organizações e, ainda que possa ser aplicada em muitos setores dentro da empresa para otimizar os investimentos e recursos gastos em cada área, ela tem sido uma grande aliada do RH, otimizando seu trabalho.

O departamento de recursos humanos tem conseguido obter e avaliar informações úteis sobre o comportamento de todos os colaboradores, ajudando a empresa a reconhecer talentos em sua equipe para, assim desenvolver os melhores meios de retê-los, além de poder contar com insights poderosos sobre novos candidatos, facilitando a área de recrutamento.

O People Analytics é conhecido por ser uma análise de dados aplicada à gestão de pessoas e tem como objetivo melhorar a qualidade de tomada de decisão corporativa em relação a seus negócios. Junto ao Big Data, essa metodologia promete revolucionar o processo de gestão do RH, fornecendo novas formas de compreender o grande volume e complexidade da massa de dados gerados constantemente pela sociedade.

É necessário entender que não se trata de uma ferramenta, mas sim de uma metodologia, que, graças ao uso apropriado da tecnologia, permite às empresas integrar diferentes soluções para decompor e analisar informações e se chegar a decisões assertivas.

 

Por que devo adotar o People Analytics em minha empresa?

As empresas estão lidando, cada dia mais, com um mercado altamente competitivo e com clientes ainda mais exigentes, que possuem novas exigências e necessidades. Para ser capaz de acompanhar todas essas mudanças e se manter à frente de seus concorrentes, entender seus consumidores e antecipar novas tendências é essencial.

Mas como conseguir isso? O melhor caminho para ser bem-sucedido nesse cenário e oferecer um atendimento personalizado e inovador aos clientes é apostar em um processo bem elaborado de People Analytics.

As empresas já tiveram seu primeiro contato com as análises de Big Data para otimizar seus recursos em geral. Agora, chegou a hora de se focar nos usuários internos. Trabalhar seus funcionários para que seja possível evidenciar talentos e habilidades e, assim, formar um time, cada dia mais, eficiente e produtivo – essenciais para os bons resultados do negócio.

O RH finalmente poderá otimizar a gestão de pessoas, lidando com dados mais precisos e confiáveis para que seja possível criar processos de retenção de profissionais mais ágeis e inteligentes.  

Contar com um sistema de gestão que incorpora as análises dessa metodologia ajuda seu empreendimento ao escolher os profissionais certos para que seja possível aumentar a eficiência operacional, gerar um maior engajamento entre os líderes de cada setor, além de trazer maior agilidade para o RH lidar com as diversas outras questões em relação aos colaboradores da empresa.

A maior qualidade nas análises de dados torna o RH mais estratégico, o que ajudará você a reagir mais rapidamente e de forma assertiva diante dos desafios do mercado.

 

Mas como implementar People Analytics em meus negócios?

Por se tratar de uma tendência que exige tecnologias modernas e profissionais capacitados para realizar análises e interpretação de dados, muitas empresas não sabem como começar a desenvolver os procedimentos que envolvem o People Analytics e, por isso, correm o risco de não conseguirem alcançar o grande potencial oferecido por ele.

Muitas empresas enfrentam desafios na adoção dessa metodologia, principalmente por lidarem com métodos e tomadas de decisões a partir de estratégias tradicionais. Para vencer essa barreira, o time de RH deve ser capaz de compartilhar os resultados das análises com seus gestores, transmitindo, de forma clara, as melhorias possíveis com as informações geradas.

Ao ajudar os executivos a confiarem e usarem os insights gerados será possível amadurecer as tomadas de decisões e, assim, criar um projeto bem-sucedido de People Analytics.

Para que sua empresa inicie essa implementação, algumas orientações podem ser essenciais para se ter bons resultados. Confira:

 

1 – Comece com problemas antigos

Para ser capaz de medir o real desempenho dessa estratégia, você pode começar com uma análise de um problema antigo. Busque por falhas que atrapalham os negócios algum tempo e se foque em estudar a situação. Analise todas as questões que envolvem o problema e tenha sempre em mente de que o processo estará buscando responder perguntas objetivas que possam realmente melhorar a situação.

Realizar uma análise teste irá lhe ajudar a entender melhor como funciona todo o processo de análise e como criar a melhor estratégia para se atingir os resultados esperados.

 

2- Escolha uma ferramenta adequada

É fundamental que você busque pela ferramenta ideal para suas análises, que sejam capazes de atender a suas demandas. Afinal, contar com People Analytics não se trata apenas de dados brutos, mas na forma como você irá utilizá-los.

Para isso, defina onde você deve buscar informações e como esses dados poderão fazer a diferença para as decisões estratégicas do seu negócio.   

 

3 – Não descarte as informações já coletadas.

Ainda que não utilize o People Analytics toda empresa possui algum sistema de métricas fornecidos pelo sistema de gestão de RH. É importante não descartá-los. Busque começar com os dados que você já tem e, aos poucos, adicione as novas informações coletadas.

 

4 – Compartilhe os resultados

É importante envolver toda a equipe, criando um canal de comunicação para expor os resultados atingidos com os benefícios dessa metodologia. Busque explicar como o People Analytics irá impactar positivamente o desenvolvimento de cada um. Assim, será possível evoluir, cada vez mais, a mentalidade e cultura corporativa de que é necessário alinhar os insights gerados pelas análises às tomadas de decisões.

Não há um momento certo para que uma empresa adote essa metodologia em seus negócios. Independente do tamanho ou segmento, as pessoas envolvidas nas transações de uma empresa – tanto funcionários, parceiros e clientes – são essenciais para se manter no mercado e os benefícios da implementação podem ser decisivos atualmente.

A forma como sua empresa lida e realiza a gestão de pessoas tem impactado diretamente nos resultados alcançados. Portanto, contar com uma análise inteligente de todas as necessidades, habilidades e outros pontos importantes relacionados aos agentes de seu negócio tem se tornado uma ferramenta ideal para melhorar o relacionamento, tanto interno quanto externo, além de ajudar o RH a desenvolver medidas para desenvolver e engajar todos os funcionários.

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