pacote de benefícios para 2021

Como escolher o pacote de benefícios para 2021?

Você sabe como escolher o pacote de benefícios para 2021? Realmente, não é fácil responder a essa pergunta, por diversos motivos. Ao mesmo tempo, não há uma resposta única para essa questão, pois ela varia conforme as necessidades de cada organização e com o perfil dos funcionários.

Existe um amplo número de benefícios que podem ser fornecidos aos funcionários e nem sempre é fácil escolher quais serão ofertados efetivamente na sua empresa. Trata-se de uma das principais dúvidas por parte dos empreendedores e gestores de RH.

Além disso, estamos em um período de pandemia do Coronavírus. Nesse contexto, muitas empresas buscam formas de reduzir os gastos para manterem as suas atividades e não aumentarem as dívidas. 

De fato, essa redução é fundamental em muitas organizações devido à queda da demanda e consequente diminuição da atividade econômica. O FMI (Fundo Monetário Internacional) prevê uma contração de 3% na economia mundial em 2020.

Apesar dessas questões, os benefícios aos funcionários são fundamentais. Isso porque, essa prática ajudará a mantê-los engajados e eles também se sentirão importantes. Dessa forma, eles tendem a estar dispostos a darem o seu máximo na empresa e, consequentemente, contribuírem para o sucesso do seu empreendimento. 

Pensando na relevância desse tema, neste artigo destacaremos sobre a importância de fornecer benefícios aos funcionários e ainda informaremos quais são os auxílios que podem ser fornecidos no seu empreendimento. Continue com a gente e esclareça essa questão de uma vez por todas!

Qual a importância de fornecer benefícios aos funcionários?

Como destacamos anteriormente, estamos em um cenário econômico bastante complicado. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 716 mil empresas fecharam as portas desde do início da pandemia do novo Coronavírus.

Apesar de toda essa dificuldade, a concessão de benefícios aos trabalhadores continua sendo uma prática muito importante. Trata-se de uma das melhores ações realizadas pela Gestão de Pessoas, pois a sua companhia valorizará o trabalho feito pelos profissionais.

Em virtude disso, os colaboradores se sentirão importantes, tornando-se mais engajados e produtivos, o que beneficiará a empresa.

Vale ressaltar ainda que as pessoas são o principal ativo do seu negócio, pois são elas que farão a diferença para que o seu empreendimento cresça e ganhe destaque no mercado.

Como escolher o pacote de benefícios para 2021?

A escolha do pacote realmente é uma decisão complexa, pois há diversas possibilidades e ao mesmo tempo não há uma resposta exata para essa pergunta. 

Pensando nisso, apresentaremos a seguir os principais fatores a serem levados em consideração antes de tomar essa decisão. Continue lendo!

Perfil do negócio

Primeiramente, é muito importante pensar no perfil do seu negócio antes de responder a seguinte pergunta: como escolher o pacote de benefícios para 2021?  Nesse contexto, você pode pensar em algumas questões. 

A empresa é de pequeno, médio ou grande porte? Como está a saúde financeira da organização? A companhia está localizada em uma região metropolitana ou em uma pequena cidade do interior?

Em uma análise inicial, essas questões podem parecer apenas meros detalhes. No entanto, são extremamente importantes na escolha dos benefícios. 

Geralmente as empresas de grande porte e que apresentam uma boa saúde financeira (são lucrativas) têm condições de fornecer um pacote de benefícios mais completo aos funcionários. 

Em pequenas cidades do interior, alguns benefícios podem não fazer sentido aos funcionários. Isso porque, é bastante comum que eles vão ao trabalho caminhando por apenas cinco ou dez minutos. 

Por conta desse mesmo motivo, algumas pessoas podem preferir almoçar em casa ao invés de ir até um restaurante.

Nessas localidades predominam companhias de pequeno e médio porte e, na maioria das vezes, o vale alimentação ou refeição apresenta um valor inferior em relação às organizações de grande porte e aquelas que estão localizadas em grandes centros urbanos.

Perfil dos empregados

Além de conhecer o perfil do seu negócio é muito importante também entender o outro lado e conhecer as características dos seus trabalhadores. Essa questão também é fundamental no esclarecimento da seguinte questão: como escolher o pacote de benefícios para 2021?

Existem vários perfis de pessoas e diversos fatores podem motivá-las. É necessário conhecer essas questões, pois isso facilitará inclusive no seu trabalho de liderança da equipe.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a relação dessa questão com a escolha do pacote de benefícios para 2021? A motivação é um dos fatores que influencia as pessoas a entenderem o que é mais importante para elas.

Nesse contexto, há empregados que se sentem motivados quando recebem um aumento salarial. Há outros indivíduos que são estimulados por terem benefícios voltados visando a satisfação das necessidades, como auto realização e autoestima. 

Dessa maneira, colocar em prática ações que possam equilibrar a vida pessoal e profissional nem sempre é fácil, especialmente quando o profissional tem necessidades e particularidades.

Objetivos de cada funcionário

O conhecimento do perfil de cada colaborador é o primeiro passo para escolher um benefício que atenda às expectativas das pessoas. Os indivíduos apresentam diversas preocupações em diversas fases da vida. 

Um jovem, por exemplo, pode estar interessado em benefícios que possam alavancar a carreira e/ou formação, como cursos de idioma, bolsas de estudo, curso de aperfeiçoamento profissional etc.

Nesse contexto, muitas companhias têm parceria com diversas instituições de ensino. É bastante comum a concessão de descontos em faculdades de graduação e pós-graduação. 

Nesse caso, não é só o profissional que ganha. A empresa é beneficiada ao ter um funcionário mais bem qualificado. 

Por outro lado, pessoas que já estão no meio de carreira podem preferir benefícios como plano de previdência ou uma recolocação. 

Essas questões podem parecer trabalhosas, porém caso consiga elaborar pacotes personalizados, a sua empresa conseguirá otimizar a retenção de funcionários, além de ajudar a recrutar os melhores talentos.

Pacotes de concessão dos benefícios

Além das questões anteriormente mencionadas, é muito importante oferecer pacotes de benefícios e saber o impacto que essa questão gera nas finanças da empresa

Além disso, é fundamental saber o valor em que cada empregado dá aos itens fornecidos. Dessa forma, será possível oferecer complementos salariais que agradem aos empregados e, ao mesmo tempo, não comprometam a saúde financeira do negócio.

Quais os benefícios podem ser oferecidos?

Chegou o momento de esclarecer a seguinte dúvida: como escolher o pacote de benefícios para 2021? A partir de agora vamos explorar várias possibilidades para o seu negócio.

Uma ampla gama de benefícios pode ser ofertada aos funcionários. Pensando nas diversas possibilidades, apresentaremos abaixo quais são os principais vales que você pode oferecer aos trabalhadores.

É importante destacar que essa lista é exemplificativa e que não é necessário oferecer todos os benefícios, pois eles devem ser ofertados conforme as características do seu negócio e o perfil dos funcionários.

Existem uma série de benefícios em alta e o que o auxiliarão a responder a pergunta: como escolher o pacote de benefícios para 2021? Veja quais são:

  • vale transporte;
  • vale alimentação;
  • auxílio-creche;
  • plano de saúde;
  • assistência odontológica;
  • bolsa de estudo;
  • vale-cultura;
  • home office;
  • parcerias com prestadoras de serviço.

Abordaremos sobre esses tópicos na sequência do artigo. Confira!

Vale transporte

Lembra quando destacamos que a concessão dos benefícios está associada com o perfil do funcionário? Aqui entra uma das exceções. 

Fizemos questão de destacar esse aspecto porque o vale-transporte é obrigatório para as empresas que contratam trabalhadores na modalidade CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, por carteira assinada.

Por esse motivo, o vale-transporte precisa estar incluso no pacote de benefícios para o próximo ano. O empregador deve fornecer essa assistência, independentemente se é pessoa física ou pessoa jurídica.

Em relação ao conceito desse benefício não há muitos segredos. O vale-transporte é uma obrigação legal que determina que a organização antecipe o valor destinado ao deslocamento do trabalhador da casa para o trabalho e vice-versa.

Férias e 13º salário

Ambos os benefícios também são obrigatórios. Em relação às férias é muito importante destacar que a cada 12 meses de trabalho, a pessoa tem direito a 30 dias de descanso. Nesse período, a remuneração deve ser de 1/3 à mais em relação a normal.

O décimo terceiro salário assegura que o funcionário receba o proporcional de 1/12 (um doze avos) do salário. Trata-se do pagamento de uma remuneração extra ao colaborador ao final de cada ano.

FGTS

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço faz referência a outro benefício obrigatório e corresponde a 8% do salário do empregado

Essa quantia é depositada em uma conta bancária na qual o trabalhador não tem acesso e só pode ser retirada em situações específicas, como demissão pelo empregador sem justa causa, aposentadoria etc.

Vale-alimentação

Esse vale possibilita que os funcionários tenham uma determinada quantia dada pela empresa com a intenção de comprarem produtos alimentícios. 

Considerando essa característica, pode-se fazer a utilização em vários estabelecimentos. Entre eles estão as mercearias, restaurantes, açougues, supermercados etc.

Trata-se de um dos melhores benefícios que você pode oferecer aos funcionários. Isso porque, proporciona um complemento e um acréscimo à renda dos profissionais e ainda possibilita que eles tenham uma alimentação mais saudável. 

Para a empresa essa prática também é vantajosa, pois há a redução de alguns tributos. Entre eles estão o INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre os valores garantidos.

Auxílio-creche

Esse auxílio é um direito para mulheres que trabalham em organizações com mais de 30 funcionários e opcional às companhias de pequeno porte. Caso o empregador opte por oferecer o benefício, poderá disponibilizar uma área para as mães deixarem os filhos durante o expediente.

Vale destacar que esse espaço pode estar localizado dentro ou fora da companhia. Para conceder a assistência, a sua empresa pode fazer parceria com outras entidades ou mesmo disponibilizar o valor da creche à mãe.

Plano de saúde

Também conhecido como assistência médica, o plano de saúde é um dos benefícios mais populares e mais dados pelas companhias. 

O principal diferencial do produto é a sensação de segurança transmitida aos profissionais. Essa questão é muito importante, pois trata-se de uma necessidade básica para qualquer pessoa.

Apesar dos aspectos positivos, esse benefício apresenta um custo elevado. Isso porque, ele costuma custar entre 5 e 10% da folha de pagamento. Por esse motivo, é muito importante planejá-lo com atenção para manter a saúde financeira do seu empreendimento.

Assistência odontológica

Essa assistência apresenta efeitos semelhantes em relação ao plano de saúde, pois agrega segurança e bem-estar aos colaboradores. Isso porque, os funcionários estarão tranquilos caso necessitem de um determinado tratamento odontológico, pois os custos serão abatidos para o profissional por causa desse benefício.

Vale a pena ressaltar que é possível compartilhar os gastos do tratamento. O plano, na maioria das vezes, cobre em torno de 50% dos custos envolvidos com o serviço. Isso pode envolver, por exemplo, clareamento, extração, tratamento de canal, restauração entre outros itens.

Bolsa de estudo

Sem dúvida, esse é um dos benefícios que agregam mais valor ao funcionário e também aos empregadores. Os profissionais terão a oportunidade de participarem de cursos ou eventos com bolsa integral ou parcial, já que parte dos custos serão pagos pela própria empresa.

Os funcionários se qualificação e as empresas vão se beneficiar ao contar com profissionais melhores preparados para lidarem com os desafios do mercado de trabalho. Com isso eles estarão prontos para ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos almejados.

Vale ressaltar que as bolsas podem ser destinadas aos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos, estudo de uma segunda língua, entre outras possibilidades. Essa característica ajudará os talentos a desenvolverem de forma contínua as habilidades cognitivas, técnicas e comportamentais.

Vale-cultura

O cotidiano no trabalho pode ser bastante corrido e cansativo. Isso porque, é necessário executar várias tarefas, há inúmeras metas a serem cumpridas, pressões etc. 

Todas essas situações, somadas, tendem a gerar estresse e cansaço nos profissionais. Para reduzir esses efeitos, uma ótima alternativa entre os benefícios alternativos é o vale-cultura.

Trata-se de um dos principais auxílios financeiros destinados aos profissionais. Essa prática tem vários objetivos. Entre eles estão proporcionar a participação de eventos culturais, ajudar os colaboradores a terem momentos de lazer e descontração etc.

Isso acontece porque o dinheiro destinado ao vale-cultura pode ser utilizado com a intenção de frequentar cinemas, museus, comprar CDs, adquirir livros, entre outras possibilidades.

Considerando as características mencionadas, podemos dizer que o vale-cultura é um dos benefícios que mais contribuirão para o aumento da satisfação do funcionário com a empresa, o que tende a aumentar a capacidade de a sua organização a reter os principais talentos e evitar a rotatividade. Muito bom isso, não é mesmo?

Home office

No contexto de pandemia do novo Coronavírus, essa prática tem se tornado cada vez mais comum. Isso porque, é necessário seguir as regras de isolamento social para evitar ou dificultar a disseminação da doença pelo país.

Nesse caso, o home office é bom para os dois lados. O trabalhador poderá ficar seguro ao trabalhar de casa. Além disso, ele não precisará se preocupar com longos deslocamentos até o escritório e também terá mais tempo para a realização dos projetos pessoais e ficar mais próximo da família.

Considerando essas características mencionadas, podemos dizer que esse é um dos melhores benefícios que você pode conceder aos funcionários. Isso porque, eles ganharão em qualidade de vida e estarão mais seguros nos tempos atuais.

Vale ressaltar ainda que as organizações podem se beneficiar também com a concessão desse benefício. 

Primeiramente, não será necessário destinar um escritório com um espaço amplo para receber todos os colaboradores. 

Dessa maneira, a empresa tende a gastar menos com aluguel. Além disso, os custos tendem a ser menores com eletricidade, manutenção de equipamentos etc.

Por todos esses motivos mencionados, empresas de diversos setores do mercado e de diferentes portes têm permitido que os talentos trabalharem de casa. Essa questão já é uma tendência e é muito importante estar atento em relação a esse aspecto.

Parcerias com prestadoras de serviço

Outra ótima ideia de assistência que pode ser concedida são as parcerias com diversas prestadoras de serviço. Com isso, os empregados poderão ter acesso a diversos serviços com valores mais acessíveis ou totalmente custeados pela companhia, o que tende a gerar motivação e bem-estar.

Um ótimo exemplo disso é o programa de ginástica laboral, que pode ser desenvolvido na própria empresa. 

Nessa prática, são realizadas algumas intervenções durante o expediente de 10 a 15 minutos. Nesse momento, os profissionais aprendem técnicas de respiração, percepção corporal e alongamento.

Ainda há as empresas que fazem parcerias com academias de ginástica. Com isso, os empregados poderão malhar após o expediente com um preço reduzido ou mesmo gratuitamente, pois os gastos serão custeados pela própria organização.

Não é segredo para ninguém que a alimentação balanceada juntamente com a prática de exercícios físicos são dois dos hábitos mais saudáveis. 

Dessa forma, as empresas que estabelecem parcerias com academias contribuem para assegurar o bem-estar dos trabalhadores.

Por fim, mas não menos importante, o estabelecimento de parcerias com prestadores de serviço é um dos fatores que farão o salário do funcionário render mais. Com isso, ele tende a ficar mais motivado em dar o seu máximo e buscar crescimento na empresa.

Flexibilidade de horário

Se pararmos para pensar, a flexibilidade de horário é um benefício. Isso porque, essa prática possibilitará que os funcionários aproveitem melhor o tempo disponível e, assim, possam ficar mais perto da família e também solucionar problemas pessoais

Essa questão gera equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, o que contribui para aumentar a motivação das pessoas.

Vale a pena ressaltar que essa prática não oferece nenhum custo adicional para a companhia, pois só é necessário ter um planejamento adequado. Por outro lado, a falta da flexibilidade pode causar alguns prejuízos.

Primeiramente, a ausência dessa prática pode ocasionar desequilíbrios entre a vida profissional e a pessoal dos funcionários. Como consequência dessa questão, há uma tendência do aumento da insatisfação e do turnover, o que tende a causar custos maiores para a empresa.

Nesse momento é comum surgir a seguinte dúvida: por que o aumento do turnover tende a ocasionar mais gastos para a companhia? 

Isso ocorre por diversos motivos. O primeiro deles é que será necessário investir na realização de novos processos seletivos para contratar novos funcionários. Além disso, será necessário fazer o pagamento das verbas rescisórias aos empregados que saíram da companhia.

Empresas de diversos setores fornecem esse benefício. Só é necessário o funcionário cumprir um número determinado de tarefas no dia que ele já estará liberado, ou seja, não precisará ficar cumprindo horário. Muitas organizações que contratam no regime de PJ (pessoa jurídica), ou seja, sem carteira assinada, costumam adotar essa prática.

No dress code 

Diversos locais de trabalho estão cada vez mais descontraídos e trata-se de uma estratégia utilizada com a intenção de incentivar a inovação e a criatividade dos profissionais. Nesse contexto, é uma ótima ideia oferecer um benefício corporativo e sem custo: é o chamado no dress code.

Esse termo vem da língua inglesa e traduzindo para o nosso idioma significa “sem código de vestimenta”. Dessa maneira, o funcionário não é obrigado a usar o uniforme da empresa e, assim, ele terá mais liberdade para se vestir no trabalho.

Por conta dessas características, esse benefício é concedido com frequência em startups e não gera nenhum custo adicional para a organização. Ele possibilita que os talentos façam parte de um negócio com menos regras.

As empresas se beneficiarão também na concessão desse benefício. Isso acontece porque os funcionários estarão mais criativos e serão mais capazes de resolver os problemas da organização. 

Dessa forma, eles terão capacidade para fornecer soluções inovadoras para solucionar os gargalos ou até mesmo auxiliar no desenvolvimento de produtos e serviços únicos no mercado e que, ao mesmo tempo, sejam úteis aos consumidores. Com isso, há uma tendência do aumento do número de vendas e dos lucros da companhia.

Além da concessão de benefícios, as técnicas motivacionais contribuem para deixar os funcionários mais engajados. Confira: 20 técnicas motivacionais e os benefícios para a empresa ao aplicá-las.

Escolha os benefícios de acordo com a cultura da empresa

Como destacamos neste artigo, existem inúmeras possibilidades de benefícios que você pode fornecer aos funcionários. Ambos ajudarão a melhorar a qualidade de vida e o desempenho dos funcionários. 

Não é necessário, porém, conceder todos esses que listamos, pois a disponibilização dos auxílios precisa estar compatível com o orçamento disponível da empresa e a cultura organizacional.

A pergunta “como escolher o pacote de benefícios para 2021” é pertinente. Isso porque, trata-se de uma prática fundamental para a valorização dos funcionários da sua empresa. 

Caso se atente às nossas orientações, você terá uma decisão segura e assertiva em relação a esse tema. Com isso, será possível deixar os trabalhadores felizes e, ao mesmo tempo, escolher os benefícios que sejam compatíveis com a realidade do seu empreendimento. 

 

Gostou deste post com dicas sobre como escolher o pacote de benefícios para 2021? Siga-nos nas redes sociais e receba outros conteúdos inéditos sobre o tema. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.