ouvir os funcionários

A importância de ouvir os funcionários

Em meio aos afazeres do dia a dia, muitas vezes o líderes se esquecem de parar e ouvir os funcionários da empresa. Porém, ignorar o que os colaboradores têm a dizer é um erro estratégico grave: por estarem na linha de frente da organização, eles podem ter informações valiosas para fazê-la crescer.

A boa comunicação é um dos pilares de um negócio, sobretudo com as mudanças que o mercado viveu nos últimos anos. Aquele perfil de funcionário que só recebe ordens sem questionar deu lugar a profissionais mais ativos, com pensamento estratégico e ideias que precisam ser levadas em conta.

Pensando nisso, explicamos neste post tudo o que você precisa saber para evitar erros na hora de ouvir os funcionários. Se interessou? Continue conosco!

Por que é importante ouvir os funcionários?

Não é exagero dizer que o sucesso da empresa está nas mãos dos colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis por criar novos projetos, atender bem os clientes e trazer inovações para que a organização se destaque no mercado.

Para isso acontecer, eles precisam estar motivados e satisfeitos, com orgulho de fazer parte da empresa. Tudo isso gera mais produtividade e proatividade, aspectos que se refletem brilhantemente nos resultados do negócio.

Não tem como um profissional se sentir dessa forma se ele for ignorado por seus gestores. O ser humano tem a necessidade de se sentir importante. Líderes que não dialogam com o time acabam deixando de lado essa necessidade, o que prejudica o desempenho da equipe.

>>Para saber mais sobre liderança, confira este outro post do blog:
O que é liderança: o segredo por trás dos grandes líderes<<

Além disso, os colaboradores são uma grande fonte de ideias e sugestões que podem mudar o rumo da empresa. Uma boa forma de extrair essas informações é colher feedbacks dos funcionários periodicamente, assim como os líderes avaliam o desempenho da equipe de tempos em tempos.

Como melhorar a comunicação com os funcionários?

Começar a ouvir os funcionários parece algo simples, mas na verdade é uma mudança de hábito que requer um exercício diário. Os principais passos para melhorar a comunicação com os colaboradores são:

  • demonstrar interesse;
  • não tentar prever o que eles pensam;
  • aceitar críticas;
  • ouvir todos os colaboradores;
  • não julgar as opiniões;
  • procure aprender com os funcionários.

A seguir, saiba mais sobre esses passos e aprenda a colocá-los em prática.

 

Demonstrar interesse

Mostrar interesse em ouvir os funcionários faz com que eles se sintam mais à vontade para falar.

Chame-os para um papo individual, pergunte sobre os seus planos para a carreira e como se sentem trabalhando na empresa. Compartilhe experiências, dê dicas e demonstre que é um verdadeiro parceiro em sua evolução profissional.

Porém, cuidado para não parecer forçado. As conversas devem ser autênticas, caso contrário o colaborador perceberá. 

Não adianta tentar manter um diálogo se ficar mexendo no celular ou observando o ambiente ao redor enquanto a pessoa fala. Estes são sinais claros de que você não está realmente se importando com o que a pessoa está dizendo. 

 

Não tentar prever o que eles pensam

Por terem mais vivência, alguns líderes acham que podem adivinhar o que os colaboradores sentem. Mas a verdade é que, ouvir os funcionários é a única maneira de descobrir o que eles estão pensando.

Outra situação comum é a pessoa estar se sentindo desmotivada ou desvalorizada, mas não demonstrar isso claramente em suas atitudes. Por isso, faça perguntas, escute mais e procure compreender o que os colaboradores dizem.

Assim fica mais fácil identificar problemas e pensar nas melhores soluções para resolvê-los.

Aceitar críticas

Ouvir os funcionários também significa escutar opiniões negativas sobre você. Muitos líderes não sabem ouvir críticas ou qualquer coisa que não agrade, o que prejudica muito a gestão de pessoas.

Escute os problemas trazidos pela sua equipe e esteja preparado para buscar soluções. Se o problema apontado for você, reflita sobre as suas atitudes. Quem não está preparado para ouvir críticas também não está apto a aceitar sugestões para melhorar.

 

Ouvir todos os colaboradores

Ouvir os funcionários não significa ouvir apenas os mais mais experientes, os mais próximos à você ou aqueles que se destacam mais. É preciso ouvir todos.

Cada membro da equipe tem algo importante a dizer para melhorar o dia a dia da empresa, seja algo relacionado ao clima organizacional ou aos processos de trabalho.

Conversar com um funcionário que não está indo tão bem, por exemplo, pode trazer insights sobre o que pode ser feito para desenvolvê-lo e melhorar seu desempenho.

Além disso, dar atenção a apenas alguns colaboradores pode levantar suspeitas de favorecimento, ou seja, é um caminho curto para deteriorar o ambiente e a produtividade da equipe.

 

Não julgar as opiniões

Este é um desafio grande para os líderes, sobretudo ao lidar com colaboradores considerados “problemáticos”. Para ouvir os funcionários de modo adequado, é preciso buscar entender o contexto das suas opiniões, não apenas a superfície. 

Se você julgar alguém como estúpido ou desqualificado por algo que ele disse, pense bem se está realmente escutando com atenção.

A forma mais fácil de perceber se está julgando ou não uma pessoa é quando você forma uma opinião antes mesmo de ouvir toda a mensagem. Se notar que está fazendo isso, policie-se para evitar esse tipo de atitude.

Procure aprender com os funcionários

Muitos trabalhadores acreditam que não têm nada a ensinar aos seus chefes, já que eles são mais experientes e ocupam cargos superiores. Ouvir os funcionários e procurar aprender com eles é o melhor jeito de mostrar que as coisas não são bem assim.

Todos podem e devem compartilhar conhecimento. Muitas vezes, uma informação obtida com um funcionário da linha de frente pode fazer toda a diferença na hora de planejar a estratégia do negócio.

 

Agora que você já entendeu a importância de ouvir os funcionários, que tal colocar o que aprendeu em prática? Esteja sempre aberto ao diálogo com os colaboradores e procure implementar o passo a passo que mostramos neste post. Assim, com certeza a comunicação dentro da organização será muito mais eficiente!

Se você gostou do artigo, siga-nos nas rede sociais e receba em primeira mãos todos os nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.