os melhores filmes sobre gestão de pessoas

Os melhores filmes sobre gestão de pessoas para se inspirar

A gestão de pessoas, sem dúvida, é um dos pontos que exige maior atenção das empresas. As organizações que reconhecem o valor dos colaboradores, conseguem não só retê-los, mas transformá-los em uma voz da empresa no ambiente externo.

Mas se transformar em um bom gestor não é tarefa fácil e são inúmeros os desafios. Esse profissional busca crescer o tempo todo, sendo um exemplo para sua equipe.

Uma boa opção é se inspirando no cinema, com os melhores filmes sobre gestão de pessoas.

E para lhe inspirar nos desafios diários para ser um bom gestor preparamos uma lista com os melhores filmes sobre gestão de pessoas, com lições profissionais importantes e valiosas. Confira!

Os 8 melhores filmes sobre gestão de pessoas para se inspirar

Filmes costumam não só ser uma fonte de diversão para as pessoas, o cinema vai muito além disso.

A perspectiva dele pode também ser fonte de inspiração e aprendizado, sempre com uma moral da história que pode gerar grandes insights para as pessoas.

Alguns filmes podem ser base para os gestores. E os que se destacam entre os melhores filmes sobre gestão de pessoas são:

  1. Moneyball – O homem que mudou o jogo;
  2. Rocky;
  3. À procura da felicidade;
  4. O diabo veste Prada;
  5. O jogo da imitação;
  6. Obrigado por fumar;
  7. Amor sem escalas;
  8. Invictus.

Quer saber mais sobre cada um deles? Abaixo falamos um pouco sobre cada um e destacamos alguns pontos para você ficar atento. Veja!

1. Moneyball – O homem que mudou o jogo (2012)

“Mas ele precisa ter sucesso para ser confiante. E quanto ele fica confiante dá resultados.” (Frase do filme Moneyball).

Moneyball conta a história de Billy Beane (Brad Pitt) que é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Billy cria um programa de estatísticas para o clube capaz de explorar as melhores habilidades dos seus atletas.

Moneyball vem para acabar com a ideia de que apenas os pontos fracos de uma pessoa são suficientes para levá-la ao fracasso.

Billy tinha poucos recursos em mãos, mas ele não foca no problema do clube ao contratar jogadores rejeitados em outras equipes. Ele aposta nas habilidades e nos pontos fortes de cada um.

Avaliando as características e habilidades de cada membro da equipe ele consegue potencializar a performance de seus atletas.

Na realidade das empresas valorizar só o que há de ruim na equipe pode impedir o crescimento da sua organização.

Agora se o gestor cria uma habilidade de olhar para frente, apostando nos pontos fortes de seus colaboradores as chances de sucesso são muito maiores.

Billy tinha pouco, mas foi inovador e mudou o jogo. E você o que está fazendo para mudar o jogo da sua empresa?

2. Rocky (1976)

“Niguém baterá tão forte quanto a vida. Porém, não se trata de quão forte pode bater, se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.” (Frase do filme Rocky).

O filme estrelado por Sylvester Stallone conta a história do boxeador Rocky, que é desafiado pelo campeão mundial Apollo Creed (Carl Weathers).

Mesmo não sendo um lutador famoso, Rocky se dispõe a vencê-lo através do trabalho e dedicação profissional.

Rocky é um dos maiores clássicos do cinema e um grande exemplo de motivação, dedicação profissional e coragem para seguir em frente perante os desafios. O mundo empresarial muitas vezes é a realidade vivida pelo boxeador.

A queda as vezes parece inevitável na carreira profissional, mas cabe a nós criar forças para se levantar e seguir em frente. E qual o papel do gestor nisso? Total. O bom gestor tem poder sobre a equipe e está disposto a motivá-los diariamente.

Rocky é um líder nato, um motivador de mão cheia e os gestores podem pegar sua habilidade como exemplo para engajar a equipe.

O colaborador que enxerga que o gestor está com ele, independente do resultado, veste de fato a camisa da empresa.

3. À procura da felicidade (2006)

“Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa. Se você tem um sonho tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizem que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa corre atrás.”  (Frase do filme À procura da felicidade).

O filme estrelado por Will Smith conta a história real do pai solteiro Chris Gardner. Após perder o emprego, Gardner precisa intercalar sua vida entre um estágio não remunerado com a vida em abrigos ao lado de seu filho.

À procura da felicidade é um filme impactante e de superação. Uma lição de vida e dedicação profissional que o coloca na lista com os melhores filmes sobre gestão de pessoas.

Uma inspiração para a empresa/gestor, onde apresenta exemplos sobre a importância de acreditar no potencial das pessoas e no desafio de lapidá-las.

E sem dúvida é uma aula para os profissionais em geral no sentido de resiliência e perseverança diante de um mercado de trabalho tão cruel e competitivo.

4. O diabo veste Prada (2006)

“Todo mundo quer ser como nós!” (Frase do filme O diabo veste Prada).

Estrelado por Meryl Streep (Miranda Priestly) e Anne Hathaway (Andrea Sachs), o Diabo Veste Prada está entre os melhores filmes sobre gestão de pessoas.

O longa acompanha de perto o dia a dia de uma jovem contratada pela maior revista de moda de Nova York.

Um filme que representa bastante a realidade das empresas que possuem chefes tóxicos e um ambiente de trabalho perturbador. Inclusive esse é o principal ponto de análise para o gestor nesse filme.

Fazê-lo de alguma forma perceber os impactos que um mau ambiente de trabalho tem sobre a sua equipe. Achar que sua empresa é a melhor, nem sempre é a verdade, por isso é tão importante deixar a porta aberta para saber a opinião dos colaboradores.

O Diabo Veste Prada representa bem pontos como competitividade e excesso de trabalho como empecilhos na busca pelo engajamento dos colaboradores com a empresa. Desgastando a equipe e desmotivando-os diariamente pelo péssimo clima organizacional.

Após ver o filme se questione: Minha empresa tem muitas Mirandas na linha de frente? Como está o meu ambiente? Essas são questões obrigatórias a se fazer quando você como gestor terminar de ver o filme.

5. O jogo da imitação (2014)

“Já ganhou uma guerra? Eu já. E sabe como isso é feito? Ordem, disciplina, cadeia de comando.” (Frase do filme O jogo da imitação).

O filme é baseado na história do matemático Alan Turing (Benedict Cumberbatch). Durante a segunda guerra mundial, Turing precisa criar uma máquina que consiga quebrar o Enigma, código famoso que era usado pelos alemães para enviar mensagens aos seus submarinos.

O Jogo da Imitação é parada obrigatória para o gestor que quer entender sobre a importância do trabalho em equipe. Turing era uma pessoa difícil, antissocial ao extremo, mas percebeu que dependia de outras habilidades para colocar seu plano em prática.

Muitas vezes dentro da empresa o gestor acaba valorizando um ou outro funcionário e não percebe que precisa de todos para alcançar o sucesso na empresa. Além disso, como dito no filme, é preciso ordem, disciplina e cadeia de comando para o sucesso.

O filme mostra exatamente isso: a importância que um comandante tem para que a equipe não desista nas adversidades. E como uma influência positiva dele sobre seus pares fará com que todos se dediquem ao máximo para alcançar o objetivo.

Sem dúvida está entre os melhores filmes sobre gestão de pessoas já lançados.

6. Obrigado Por Fumar (2005)

“Veja, Joey, essa é a beleza da argumentação. Se argumentar corretamente, nunca estará errado.” (Frase do filme Obrigado por fumar).

Obrigado Por Fumar conta a história de Aaron Eckhart (Nick Naylor), que é o porta-voz de uma grande empresa de tabaco. O filme acompanha a luta diária dele para mantê-la de pé diante dos vigilantes da saúde.

O filme é recheado de lições para os gestores e também para os profissionais que buscam impressionar a empresa com sua dedicação.

Retirando o plano de fundo do filme, que é o apoio ao tabaco, Nick é o puro representante do que é “vestir a camisa” da empresa.

Ele se dedica integralmente para defender os valores e a cultura da organização diante do mercado. Mostrando que a argumentação é uma das melhores ferramentas para convencer os clientes de que a sua empresa tem o melhor produto.

Por outro lado, mostra o dever da organização em transmitir a real importância e o impacto que os gestores podem ter sobre seus colaboradores.

É crucial no mundo atual que a empresa consiga passar qual sua missão, visão e valores, para que assim todos possam seguir exatamente os rumos que a empresa quer.

7. Amor Sem Escalas (2009)

“Não se engane, seus relacionamentos são os maiores componentes em sua vida. Você sente as alças cortando seus ombros? Todas essas negociações e discussões, segredos e compromissos. Você não precisa carregar todo esse peso. Por que não coloca essa mochila no chão?” (Frase do filme Amor sem escalas).

O longa estrelado por George Clooney conta a história de Ryan Bingham, que tem como função na empresa demitir pessoas.

Ocupando a lista com os melhores filmes sobre gestão de pessoas ele traz insights sobre a importância da valorização profissional no mercado atual.

Gestão de conhecimento, remuneração e estratégia executiva são alguns dos pontos principais que o filme aborda.

Diante dos desafios da crise é preciso que muitos gestores enxerguem além do financeiro e valorizem o valor intelectual da equipe. Pois isso, pode ser um diferencial para mudar os resultados da organização.

Além disso, o filme deixa várias lições da importância do preparo para o líder. Ryan precisava demitir pessoas e seu conhecimento, com certeza vindo em forma de capacitação e treinamento, lhe deu ferramentas para agir sempre de forma profissional e respeitosa.

O bom gestor é o que se prepara, é o que dá exemplo. É aquele que sempre age de maneira ética, dando atenção ao bem-estar dos seus colaboradores. Amor Sem Escalas com certeza está entre os melhores filmes sobre gestão de pessoas.

8. Invictus (2009)

“As coisas mudam. E nós temos que mudar com elas.”  (Frase do filme Invictus).

Invictus é baseado na história real da seleção de Rúgbi da África do Sul, liderada por Francois Pienaar (Matt Damon), que tem por missão unir o povo através do esporte diante do desafio que seu país tem com o recém-eleito Nelson Mandela (Morgan Freeman).

Fonte de inspiração na conquista pelos objetivos. Invictus tem um lugar de destaque com os melhores filmes sobre gestão de pessoas.

Nunca desistir nas dificuldades, a influência do gestor sobre a equipe e o poder de ser flexível a mudanças são algumas das lições do filme.

Mandela dá uma atenção especial para Pienaar, que nesse caso é todo ouvidos ao seu chefe, ouvindo e aceitando o seu feedback para crescer. E não só isso, Pienaar como líder da equipe tem a missão de passar a frente seu aprendizado, influenciando os comandados.

Tanto Mandela como Pienaar demonstram uma grande capacidade de gestão. Isso porque eles avaliam todos individualmente, levando em conta as diferenças e consequentemente aprimorando as habilidades para potencializar a produtividade da equipe.

E esse é o papel do gestor atual. Mesmo com as correrias do dia a dia, é necessário olhar e conhecer a todos da equipe. Um gestor que está atento aos detalhes, que não olha só para o macro, mas para a necessidade de cada membro da sua equipe, atinge bons resultados.

A criatividade ajuda a superar as dificuldades do dia a dia

Ter em mãos uma lista com os melhores filmes sobre gestão de pessoas pode ser a inspiração necessária que sua empresa estava precisando.

Não é fácil viver em um mercado onde a competição é tão acirrada e o erro é quase que imperdoável.

Porém, existem caminhos para superar as dificuldades. Seja através da inovação como em Moneyball ou com motivação como em Rocky. O gestor precisa ser criativo para criar ferramentas que engajem sua equipe.

E os melhores filmes sobre gestão de pessoas podem servir como inspiração para o desenvolvimento de estratégias e a criação de insights que façam a diferença.

Que tal correr agora mesmo para sua TV e procurar os melhores filmes sobre gestão de pessoas e aprender com eles? Deixe um comentário no nosso artigo e comente qual filme deixou uma lição de gestão de pessoas para você.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.