A origem da controladoria no Brasil está ligada ao desenvolvimento industrial no país.
Desde então, o mercado brasileiro se mostrou diversificado, garantindo um reforço econômico ao que era, substancialmente, mantido pelo mercado agrícola.
Tudo porque a controladoria no Brasil une o conjunto de conhecimentos em:
- administração;
- economia;
- psicologia;
- contabilidade.
Tudo para fornecer informações qualitativas para a tomada de decisão em aspectos econômicos.
Entretanto, vale a pena observar que a origem da controladoria no Brasil trouxe muitos benefícios para as organizações. Assim, criou-se uma base estrutural para conferir total segurança e assertividade às decisões corporativas.
Confira, aqui, tudo o que você precisa saber a respeito da origem da controladoria no Brasil e o seu berço em terras brasileiras!
O que é a controladoria?
Conhecida como uma ciência contábil que cuida de todos os aspectos temporais e financeiros de uma organização, a controladoria faz uso combinado de outras áreas de conhecimentos (mencionadas na abertura do texto) para garantir dados relevantes e precisos para a tomada de decisão.
E isso envolve tanto o planejamento financeiro empresarial, a saúde financeira da empresa e seus respectivos aspectos econômicos, bem como a eficácia empresarial.
No que tange a sua missão e propósito, a controladoria serve para:
- otimizar os resultados da empresa por meio dos esforços integrados de diversas áreas;
- zelar pela continuidade da empresa;
- a manutenção do modelo de gestão econômica corporativa.
No entanto, como dissemos anteriormente, a origem da controladoria no Brasil é ainda recente.
Qual é a origem da controladoria no Brasil?
O termo e a aplicação do conceito já vinham sendo colocados em prática, Brasil afora, quando a década de 1960 chegou com forte movimentação econômica no país.
Tudo porque o então presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, abriu as portas para a indústria internacional se firmar em território nacional.
Foi assim que grandes marcas automobilísticas, como a Volkswagen e a Ford, fizeram do país uma de suas moradas.
Consequentemente, o desenvolvimento econômico foi acelerado, gerando empregos e uma elevada produtividade local que estimulou o país como um todo. E o que se tornou, também, a origem da controladoria no Brasil.
Com o aumento da produção e da concorrência no setor industrial, passou-se a observar a importância de:
- relatórios de desempenho;
- indicadores de produtividade;
- controle contábil preciso.
Essa são responsabilidades inerentes à controladoria.
Só que, por conta dessa origem impulsionada pelo mercado internacional introduzindo-se no país por meio de grandes marcas, criou-se o mito de que o setor só é funcional para empresas de grande porte.
Algo que está muito longe da verdade.
Por que pequenas e médias empresas devem investir na controladoria?
Destacamos que não importa o tamanho da sua empresa para investir nesse setor. Após a origem da controladoria no Brasil, a sua presença se mostrou distinta para que a sua marca mostre mais competitividade no seu ramo de atuação.
Não só como um instrumento de planejamento e decisões estratégicas, portanto. Afinal de contas, as mudanças ocorridas desde 50 anos atrás fizeram com que o setor também evoluísse.
Isso significa que existem mais motivos, responsabilidades e pontos de interesse que podem fazer você considerar a sua implementação da controladoria em curto ou médio prazo.
No mercado moderno, a controladoria não se limita mais à apresentação de dados focados na área contábil, exclusivamente.
Além do faturamento e despesas, a coleta de dados relevantes para o seu mercado se destacaram também de uma maneira geral sobre o desempenho financeiro da organização, dentro de uma proposta de gestão financeira estratégica.
Assim, a área administrativa também se apossou das atividades e responsabilidades da controladoria. O que pode servir, por exemplo, para a apresentação de projeções e resultados para:
- investidores;
- líderes;
- acionistas.
Uma maneira de garantir que os stakeholders tenham todas as informações necessárias para a tomada de decisão e certifiquem-se de ter o retorno sobre o investimento esperado.
Além disso garante que, internamente, toda a empresa esteja ciente de sua segurança e controle financeiro com base nas suas decisões estratégicas.
A evolução do profissional em controladoria
Vale destacar que, embora seja uma atividade recente com base na origem da controladoria no Brasil, o setor conta com profissionais especializados.
Assim como o profissional de finanças pode se especializar em áreas distintas, o profissional desse setor tem a sua atuação destacada com base em uma área mais específica. E tudo teve início, também, junto com a origem da controladoria no Brasil, durante a década de 1960.
As empresas internacionais envolveram-se nessa demanda inicial, buscando profissionais que pudessem responder às atividades desejadas e requeridas para o setor.
Já nos dias atuais, a profissão modificou-se para atender às metamorfoses do mercado em si.
O conhecimento em administração já mencionado é um deles, mas o enfoque gerencial também tem se mostrado diversificado e atrativo para atrair talentos para as organizações.
Afinal, entre as muitas responsabilidades desse especialista, destacam-se as seguintes:
- elaboração de um planejamento orçamentário empresarial (o que envolve o budget e forecast);
- as demonstrações mensais do setor de contabilidade;
- a projeção, o desenvolvimento e a manutenção de projeções econômicas diante de diferentes cenários;
- a modelagem financeira;
- planejamento dos investimentos.
Até por isso, a origem da controladoria no Brasil, embora recente, já tem evoluído para outros caminhos.
Uma segmentação que tem acompanhado as tendências do mercado e gerando mais valor à consolidação dessa carreira no país.
Agora, queremos ouvir de você: caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito da origem da controladoria no Brasil ou tenha experiências no assunto que queira compartilhar, para enriquecer um debate sobre o assunto, é só deixar um comentário, logo abaixo!
A gestão de pessoas é uma das áreas mais estratégicas de empresas de todos os setores.
Quer continuar aprendendo sobre gestão de RH? Descubra porque a empresa investir mais em programas de bem-estar financeiro, como o Xerpay. Boa leitura!