Uma boa gestão depende e muito da sua estratégia organizacional diária para alcançar os objetivos da empresa. Aliás, esse é um dos principais desafios para quem busca ser referência no mercado.

Sendo assim, inúmeras metodologias aparecem como um apoio aos gestores e RH nessa competitividade pelos resultados. Um das mais conhecidas e eficazes é a metodologia OKR, utilizada pelo Google desde 1999.

E foi pelo Google que a OKR ganhou fama, já que ao adotar essa metodologia a empresa contava com 40 funcionários e hoje possui mais de 60 mil. Esse modelo busca dar maior consistência aos objetivos da empresa e consequente impactar nos resultados planejados.

Quer conhecer os principais benefícios da OKR e principalmente saber como implementá-la no dia a dia da sua empresa? Neste artigo vamos te dar um passo a passo para conseguir transformar objetivos em resultados com a metodologia OKR.

 

O que é OKR?

A sigla OKR significa “objectives and key results”, o que na tradução literal seria algo como objetivos e resultados-chave. Essa metodologia foi criada pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove.

E não foi só o Google que reconheceu utilizar essa metodologia, mas também o Linkedin, Twitter e Dropbox. Por ser uma metodologia considerada simples e extremamente eficaz, ela pode ser implementada em pequenas, médias ou grandes empresas.

Mas o que são os chamados “objectives” e “key results”? Explicamos agora para vocês.

 

Objectives

Os objetivos traçados na metodologia OKR têm como missão integrar toda a empresa em torno de um mesmo propósito. Pois dessa forma, a comunicação se torna mais eficaz e há uma maior clareza sobre as metas da organização e onde a empresa quer chegar.

Esse aspecto visual dos objetivos tem o poder de engajar mais os colaboradores em torno de um mesmo projeto e de uma mesma missão. Com a OKR o gestor é objetivo e específico no que todos devem buscar.

 

Key Results

Os resultados-chave da OKR servem como uma forma de mensuração dos passos que a empresa já deu, rumo aos objetivos traçados. Nele é possível elencar e avaliar as metas secundárias, que são fundamentais em torno do objetivo principal.

Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de telemarketing e seu objetivo é ser referência no mercado você terá algumas metas menores antes para alcançar. Metas que impactarão diretamente no seu objetivo principal. Algo como:

  • Diminuir o tempo de espera para menos de 10 minutos;
  • Alcançar até 90% de aprovação dos clientes nas ligações;
  • Aumentar as receitas em até 50%.

Sendo assim, quando são traçadas essas metas consideradas secundárias na metodologia OKR, fica mais fácil visualizar qual o caminho que toda a equipe precisará seguir. Dando uma visão maior do que falta para chegar lá.

E cada conquista pode estimular o desempenho e aumentar a produtividade e engajamento em torno de cada ação.

 

Quais são os benefícios da metodologia OKR?

Empresas que adotam a metodologia OKR no seu dia a dia tendem a obter inúmeros benefícios na sua rotina de trabalho. Desde transformar objetivos em ações, maior controle ao estabelecer prioridades até o engajamento dos colaboradores.

Conheça as principais vantagens do método OKR e seu impacto nas empresas.

 

Ajudar a estabelecer prioridades

Manter a organização e metas claras e objetivas, essa é uma das principais prioridades do método OKR.  

Pois elegendo objetivos entre principais e secundários, o gestor consegue uma visão mais ampla do que precisa ser alcançado. Possibilitando um maior alinhamento dos colaboradores em torno do que foi estabelecido.

E definindo o que é prioridade e o que não é, os esforços são dedicados exatamente em torno do objetivo principal. Aumentando a motivação, o engajamento e a eficácia do trabalho a ser executado, pois todos sabem exatamente onde precisam chegar.

 

Transformar objetivos em ações

Quando não se sabe exatamente o que se quer em um planejamento estratégico as chances de se perder ao longo do caminho são muito grandes.

Nem sempre os objetivos da empresa se tornam ações e muitos acabam engavetados, no plano das ideias. Evitando assim, um possível crescimento da empresa e às vezes as prioridades e os objetivos principais acabam ficando para trás.

Com o método OKR esse problema tende a desaparecer. Isso porque é possível traçar um caminho exato dos objetivos.

Assim, os objetivos se tornam ações. As ideias são colocadas em prática. E isso acontece porque a OKR permite um alinhamento maior entre as equipes, os objetivos e as metas.

Quando todos trabalham juntos, engajados, os objetivos se tornam mais palpáveis e reais.

 

Mensurar desempenho e resultados

Tornar os objetivos reais é o primeiro passo para que a metodologia OKR esteja sendo aplicada de forma eficiente. Porém, é essencial que nesse passo a passo o desempenho e os resultados sejam mensurados.

Uma avaliação constante seja de forma semanal, quinzenal ou mensal pode ajudar na eficácia dessa metodologia. Pois assim, através dessa mensuração da OKR, fica mais fácil fazer correções e ajustes em cima dos processos e mudar o que não está dando certo.

Isso permite maior assertividade na execução das tarefas e também consistência de trabalho. Tudo isso para que a empresa consiga manter uma alta produtividade, com resultados mais satisfatórios.

 

Aumentar o engajamento dos colaboradores

A OKR tem um grande poder de integração entre seus profissionais. Isso porque boa parte da construção dos objetivos tem total influência dos feedbacks entre as equipes.

E em cada meta criada há uma demonstração de que o trabalho de cada colaborador é fundamental no crescimento da empresa. Impactando inclusive no crescimento individual de cada um.

Quando há a criação de uma gestão estratégica objetiva sem dúvida a motivação e o engajamento aparecem como consequência.

Isso porque quando o gestor consegue dar um direcionamento do escopo de trabalho o colaborador sabe exatamente onde precisa aplicar seus esforços. Diminuindo as cobranças excessivas, o estresse e aumentando a produtividade e o engajamento.

Já que através da OKR cada etapa é mensurável e as prioridades são colocadas na mesa, possibilitando que todos caminhem na direção certa dos objetivos.

 

O OKR é o método que a minha empresa precisa aplicar?

A metodologia OKR pode ser o passo que a sua empresa está precisando para conseguir determinar suas metas diárias. Quando se trabalha com clareza, os esforços são dedicados exatamente no que foi determinado.

E o melhor de tudo é que a metodologia OKR é simples e evita toda a complexidade que alguns métodos exigem. Dessa forma, se torna possível dar um passo de cada vez rumo aos objetivos macros da empresa, sem pular etapas ou algum passo necessário.

Sem contar que a OKR possui a mensuração dos resultados-chave permitindo uma reanálise constante de cada processo e tarefa executada. Facilitando ajustes no caminho e possibilitando feedbacks individuais e em grupo.

A consequência disso é um maior engajamento e uma alta produtividade da equipe, já que todos se sentirão peça-chave na empresa e se empenharão cada vez mais. Afinal, quando o colaborador se sente importante aumentam as chances dele se engajar com o projeto.   

 

Assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos de gestão e RH do mercado.