salário sob demanda

Salário sob demanda: o que seu funcionário precisa saber?

O estresse financeiro é um das principais causas da ansiedade no país, mostrou uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association). Sabendo disso, muitas empresas adotaram um novo modelo de pagamento chamado salário sob demanda

Nele o colaborador tem maior controle sobre o seu salário e pode solicitar, sempre que quiser, parte do seu pagamento pelos dias trabalhados. Assim, o profissional não precisa aguardar o mês todo para ter acesso ao dinheiro. 

Com o salário sob demanda há uma liberdade financeira maior concedida pela empresa aos seus colaboradores. Diminuindo inclusive aquela eterna preocupação em conseguir conciliar as contas com o dia de pagamento. 

Mas quais os outros benefícios que o salário sob demanda pode oferecer a empresa? Neste artigo nós vamos falar sobre:

  • O que é salário sob demanda?; 
  • O que os funcionários precisam saber sobre esse pagamento?; 
  • Quais os benefícios do salário sob demanda?; 
  • Como implementar o salário sob demanda? 

Se interessou pelo tema? Siga em frente neste artigo e boa leitura. 

O que é salário sob demanda?

O salário sob demanda é um modelo de pagamento inovador que permite ao colaborador ter um controle total em relação ao seu salário. Isso porque ele permite que a qualquer momento o empregado solicite parte do seu pagamento pelos dias trabalhados. 

Ou seja, não é necessário esperar o final do mês para receber o salário total, ou parte dele quinzenalmente. Com o salário sob demanda é o colaborador quem dita o ritmo dos pagamentos, solicitando o salário proporcional quando desejar. 

Com isso, a empresa de fato busca contribuir para que o colaborador consiga passar pelo mês com menos estresse e preocupação financeira. 

Já que o estresse financeiro pode ser a grande causa pela falta de produtividade e alta rotatividade na empresa. Pois, segundo uma pesquisa da BackRock para 56% das pessoas a falta de dinheiro aparece como o principal motivo do estresse.

Então, o salário sob demanda aparece como aquele suporte para evitar que o colaborador acumule dívidas, atrase contas e fique o tempo todo pensando apenas no fim do mês para receber o salário. 

Uma vez que, assim ele pode usar o salário sob demanda para ser um suporte de emergência para suprir necessidades financeiras ao longo do mês. 

O que os funcionários precisam saber sobre esse pagamento?

A Wagestream, startup britânica, revelou que 73% dos colaboradores se mostram mais motivados em empresas que implementaram a flexibilidade salarial. Isso quer dizer que a cada dia que passa esse novo modelo de pagamento vem caindo nas graças do mercado. 

É importante que colaboradores que nunca tiveram esse tipo inovador de pagamento saibam que com ele podem ter maior controle sobre o salário. 

Além disso, é fundamental dizer que esse método é completamente flexível, o que quer dizer que é opcional. Se você não quiser solicitar parte do dinheiro antes, continuará recebendo ele ao final da quinzena ou do mês. 

O acesso rápido ao pagamento também é um ponto a se destacar para quem não conhece esse modelo de pagamento. Afinal, quem nunca teve uma conta inesperada no meio do mês e teve que recorrer a um empréstimo de um familiar, amigo ou até do próprio banco. 

Agora imagina poder recorrer ao seu próprio salário em uma emergência, sem precisar acumular dívidas com terceiros? Muito fácil controlar seu dinheiro dessa forma, não é mesmo? 

Quais os benefícios do salário sob demanda?

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, “The Employer’s Guide to Financial Wellbeing 2018-19”, mostrou que os problemas financeiros podem reduzir em até 15% a produtividade se comparado a pessoas que não tem esse problema. 

Para evitar que esse número aumente de tempos em tempos o salário sob demanda aparece como alternativa trazendo benefícios não só para combater o estresse financeiro, mas para facilitar a retenção de talentos, por exemplo. 

Abaixo selecionamos alguns dos principais benefícios que para quem adota o salário sob demanda no dia a dia da empresa. 

Redução do estresse financeiro 

90% das empresas no mundo estão preocupadas com o estresse financeiro de seus funcionários, indicou um estudo do Bank of America Merryl Lynch

Isso ocorre, pois, as empresas já identificaram que os colaboradores que possuem problemas financeiros reduzem a sua produtividade e a qualidade na execução das tarefas e a consequência é um alto índice de absenteísmo e rotatividade

Por outro lado temos um país onde 1 em cada 10 pessoas no Brasil afirma não conseguir honrar com compromissos inesperados ao longo do mês, revelou o SPC Brasil e CNDL. Sendo assim, a empresa pode aliviar as inseguranças dos problemas financeiros. 

Já que o colaborador, diante de qualquer questão financeira, pode recorrer ao salário sob demanda e pegar parte do seu salário quando bem entender. Diminuindo o estresse gerado pela obrigatoriedade de ter acesso ao seu salário apenas no final do mês. 

Com o salário sob demanda o colaborador tem maior controle e pode gerir seu salário ao longo do mês da melhor forma para ele. 

Evitando o atraso no pagamento de contas ou a falta de dinheiro em emergências. Diminuindo assim o estresse financeiro e facilitando o bem-estar físico e mental, fundamental para o alto rendimento.

Aumenta as chances de atrair e reter talentos

A retenção e atração de talentos é uma das tarefas mais difíceis na rotina das empresas. 

Uma pesquisa recente da Insper relatou que 90% dos profissionais destacam o pacote de benefícios das empresas como um fator determinante para mantê-los na empresa. 

Por isso, pensar em inovação nesse sentido, com opções que vão além do que as tradicionais, podem fazer toda a diferença para atrair ou manter um talento. O salário sob demanda pode facilmente ser uma vantagem competitiva.

Pois, seu caráter financeiro faz com que ele seja relevante em uma área primordial para que o colaborador tenha tranquilidade para trabalhar. 

Visto que, com o salário sob demanda a empresa potencializa as chances do colaborador manter o seu bem-estar financeiro em dia e consequentemente impacta no seu rendimento diário. 

Afinal, quem trabalha feliz (31%) se mostra bem mais produtivo, de acordo com dados de uma pesquisa da Universidade da Califórnia

Potencializa a produtividade 

Insônia e dores de cabeça constantes aparecem como algumas das principais ocorrências causadas pelo estresse financeiro. 65% das mulheres e 52% dos homens apontam essas causas quando se veem financeiramente estressados, segundo estudo da PwC

Agora imagine um profissional que não dorme bem e vive preocupado e com dor, é óbvio que sua produtividade será baixa. 

Um terço deles dizem que quando estão preocupados com alguma questão financeira acabam se distraindo no trabalho e mais da metade passam até mais de 3h pensando em como arrumar dinheiro para resolver determinado problema, indicou a mesma pesquisa. 

Isso impacta na produtividade já que se torna impossível ter concentração ou foco no trabalho ao passar por um momento de estresse financeiro

Com o salário sob demanda a empresa consegue minimizar esse problema, já que o colaborador terá livre acesso ao seu salário ao longo do mês. Podendo recorrer ao valor pelos dias trabalhados a qualquer momento, sempre que precisar. 

Diminuindo assim os impactos da preocupação financeira que têm como principal causa, revelados pela mesmo estudo, a falta de dinheiro para emergências ou despesas inesperadas, problemas que podem ser sanados com o salário sob demanda. 

Aumenta o controle das finanças

O SPC Brasil revelou recentemente que mais de 46% dos brasileiros admitem que não têm controle sobre o próprio orçamento. 41% deles não conseguem acabar o mês com algum dinheiro em conta. 

Essa falta de controle muitas vezes é causada por despesas inesperadas e imprevistos ao longo do mês. Isso pode ocorrer porque na maioria dos casos o colaborador não consegue controlar o seu salário ao recebê-lo uma vez por mês. 

Através do salário sob demanda é o colaborador quem organiza o seu pagamento e tem o controle total sobre o que recebe. 

Aquele “bloqueio” de poder receber apenas tudo de uma vez no fim do mês, que às vezes dificulta o planejamento para o pagamento das contas, é evitado pelo salário sob demanda. 

O colaborador nesse caso está empoderado para controlar seu salário e pode solicitar parte dele quando quiser. Dessa forma, ele tem N possibilidades de se organizar financeiramente ao longo do mês, adaptando o salário a sua realidade e não o contrário.

Facilita o engajamento 

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), SPC Brasil e Sebrae revelou que para a geração Z conseguir equilibrar vida pessoal e profissional aparece como o segundo fator mais importante para o sucesso profissional. 

Contudo, esse equilíbrio muitas vezes depende daquele empurrãozinho da empresa. Dado que, ela tem uma importância crucial para potencializar o engajamento e a motivação dos seus colaboradores. 

Quando a empresa opta pelo salário sob demanda ela está demonstrando preocupação com a vida pessoal do seu colaborador

Ela não quer que ele passe por estresses financeiros ao longo do mês e se abre para que eles consigam conciliar a vida pessoal e profissional. Pois, um problema financeiro pessoal impacta diretamente na vida profissional. 

Se a empresa investe pensando no bem-estar pessoal dos seus colaboradores, com benefícios como o salário sob demanda, ela aumenta a gratidão deles para com ela e até mesmo a lealdade e o engajamento. 

Tudo acaba fazendo parte de uma engrenagem para que os colaboradores se sintam felizes e estimulados a permanecerem na empresa por mais tempo. 

Como implementar o salário sob demanda?

O salário sob demanda já aparece como um grande diferencial de mercado, entrando inclusive na lista de benefícios trabalhistas para atrair e reter talentos. Por se tratar de um modelo inovador a tecnologia é quem rege o salário sob demanda. 

Podemos destacar nesse processo a solução da Xerpa, o Xerpay, que é considerada a primeira e maior plataforma quando se falar de bem-estar financeiro do país. 

O Xerpay pode ser facilmente integrado ao RH da empresa e logo permite que os colaboradores tenham acesso instantâneo ao salário que se refere aos dias já trabalhados. 

Além disso, os colaboradores podem acessar o Xerpay via app, disponível para Google Play e Apple Store, possibilitando maior controle sobre o salário disponível, o que antecipou e etc. 

Durante a pandemia o Xerpay inclusive ampliou para as empresas as possibilidades. 

Permitindo que elas ofereçam pela plataforma o adiantamento do 13° salário, pagamento do salário emergencial e também servindo como uma plataforma de comunicação para a empresa enviar comunicados aos colaboradores. 

Para saber mais sobre o Xerpay é só entrar em contato com um dos consultores da Xerpa. Você pode conferir nosso artigo exclusivo sobre o Xerpay clicando aqui

 

Gostou do nosso conteúdo? Entendeu o funcionamento do salário sob demanda? Então, compartilhe esse artigo nas suas redes sociais. 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.