Reter talentos e principalmente atrair bons profissionais é um dos maiores desafios das empresas no mercado atual. Devido a grande concorrência o salário passou a não ser mais suficiente para cativar os colaboradores. Toda empresa precisa oferecer um algo a mais.

Por isso, muitas vêm apostando em benefícios corporativos, que de alguma forma, sejam um complemento ao salário. Mas antes de oferecer algo que agrade seu colaborador é necessário saber o que significa benefício.

Saber o que significa benefício pode ajudar o RH a desenvolver estratégias que irão motivar mais os colaboradores, aumentando a taxa de retenção e evitando saídas em curto prazo.

Neste artigo, além de falar o que significa benefício, vamos citar algumas tendências para você surpreender seus funcionários com os melhores benefícios do mercado.

O que significa benefício

Benefício é uma vantagem que os colaboradores recebem da empresa e que são considerados como um complemento em relação ao salário.

Uma pesquisa da Insper mostrou que 90% dos profissionais acreditam que os benefícios trabalhistas são o que realmente os mantém em uma empresa. Apenas 20% veem o salário como a maior prioridade.

Ou seja, as organizações que sabem o que significa benefício e oferecem eles aos seus colaboradores, se destacam e possuem um grande diferencial na retenção de talentos

Dentro de uma organização existem benefícios obrigatórios, previstos nas leis trabalhistas, e benefícios opcionais. 

Você sabe quais são os benefícios obrigatórios e quais as tendências em benefícios opcionais? Vamos falar sobre eles logo abaixo.

 

A valorização dos benefícios

Mais de 40% dos profissionais valorizam um bom pacote de benefícios antes de aceitar uma vaga de emprego, segundo dados da Catho

Esse dado mostra que a cada dia que passa as empresas precisam, obrigatoriamente, saber o que significa benefício para os colaboradores e entender que o salário passou a não ser mais suficiente para mantê-los engajados.

O bem-estar e a felicidade dentro do ambiente de trabalho passou a ser uma grande prioridade. Principalmente porque são pontos que vêm sendo cada vez mais valorizados pelos colaboradores. 

Se ele não se sente feliz e valorizado a tendência é estar a todo o momento procurando uma saída da empresa e sua produtividade fica sempre abaixo do esperado. Por isso, uma forma de estímulo, além do salário, vem por meio dos benefícios corporativos

Entre os principais benefícios obrigatórios temos:

  • FGTS; 
  • Vale-transporte;
  • Décimo terceiro; 
  • Adicional noturno; 
  • Férias.  

Agora, se a empresa pensa além e na valorização dos seus colaboradores, os benefícios opcionais se destacam. Separamos alguns dos principais para te ajudar a aumentar o bem-estar e o engajamento dos seus profissionais.

Benefícios corporativos opcionais

Dados de um estudo da EBTS mostraram que 99% das empresas reconhecem a necessidade de elevar a satisfação dos colaboradores como um caminho para alcançar bons resultados. 

Por isso, elas buscam diariamente entender o que significa benefício para os colaboradores e o verdadeiro impacto de um plano de benefícios no aumento da produtividade.

No mercado existem inúmeras tendências em benefícios trabalhistas opcionais. Conheça alguns deles abaixo e coloque-os como prioridades no dia a dia da sua empresa para estimular seus colaboradores e reter os talentos.

 

1. Salário sob demanda

Mais de 41 milhões de brasileiros aceitariam fazer algum tipo de empréstimo  para cobrir algum custo inesperado, segundo o SerasaConsumidor

Agora já imaginou não precisar entrar mais entrar em dívidas como essa, podendo sacar uma parte proporcional do seu salário em qualquer momento do mês? Essa é a ideia do salário sob demanda, um novo benefício trabalhista que vem ganhando força no mercado após o surgimento do Xerpay.

A ideia é que o profissional não precise esperar a data protocolar para receber o seu salário total. Trabalhando, 1 semana que seja, ele já tem o direito de receber uma parte proporcional do salário, referente aos dias trabalhados.

Com esse benefício trabalhista a empresa demonstra sua preocupação não só com a vida profissional do colaborador, mas também pessoal

Dessa forma, ele pode se sentir mais valorizado e engajado com os objetivos da empresa. Pois ela demonstra saber o que significa benefício e revela sua preocupação com o lado humano dos colaboradores.

 

2. Horário flexível

O benefício trabalhista mais desejado é o horário flexível, conforme pesquisa feita pela empresa Robert Half. Cerca de 88% dos profissionais desejariam ter em suas empresas uma flexibilidade no início e término das atividades.

Com isso, o colaborador tem a disposição uma facilidade maior em manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Ou seja, ele tem mais tempo para resolver questões pessoais sem deixar de lado suas responsabilidades profissionais.

Entre os principais benefícios do horário flexível podemos citar o aumento da produtividade e do engajamento, redução do absenteísmo e de custos tanto para a empresa como para o colaborador, caso seja adotado o home-office, por exemplo.

 

3. Vale-cultura

Quem não tem um funcionário que gosta de ler, ir ao cinema, teatro ou show? Todo mundo, não é mesmo? Por isso, o vale-cultura aparece como uma grande tendência em benefícios trabalhistas opcionais.

Empresas que já sabem o que significa benefício reconhecem o vale-cultura como uma forma de estimular o bem-estar do colaborador fora do ambiente de trabalho. É aquela história de saber que o lado pessoal impacta no lado profissional. 

Portanto, se o seu colaborador estiver feliz na vida pessoal isso impactará diretamente no seu desempenho dentro da empresa. Assim o vale-cultura pode ser um estímulo barato e forte no relacionamento com seus colaboradores.

 

4. Vale-academia

Um estudo da Universidade de Bristol revelou que o exercício físico pode impactar diretamente na produtividade dos funcionários. Foram avaliados resultados de profissionais em um dia com treino e um dia sem treino.

No dia em que fizeram atividade física houve um aumento considerável na concentração (21% mais concentrados), motivação (41% revelaram estar mais dispostos em suas funções) e rapidez no término das atividades (25% dos colaboradores que praticaram atividade terminaram seus trabalhos antes do tempo previsto).

Por isso, o vale-academia é um dos benefícios prediletos dos funcionários, onde 38% dos colaboradores desejariam tê-lo, segundo a Robert Half

Se a empresa, portanto, souber o que significa benefício e suas vantagens, sem dúvida o vale-academia é uma ótima opção até para estimular que os colaboradores pratiquem regularmente exercícios físicos. 

Possibilitando um bem-estar físico e consequentemente maior disposição para os colaboradores trabalharem felizes.

 

5. Plano de saúde

Mais de 70% dos colaboradores veem o plano de saúde como um benefício essencial para optarem por uma vaga dentro de uma empresa, revelou uma pesquisa da Catho.

Com o país vivendo um momento crítico na saúde, quem possui um bom plano tem uma segurança maior em relação ao bem-estar pessoal e da família quando precisar usá-lo.

Mesmo que a empresa possa fazer um desconto em folha, em função desse benefício opcional, o valor já vale a pena em relação ao investimento em um convênio individual.

 

6. Bolsas de estudo

Estimular o colaborador a continuar estudando é uma ótima forma de demonstrar sua preocupação com o crescimento profissional dele. 

Sendo assim, sabendo o que significa benefício, investir em planos que comportem bolsas de estudos pode ser de grande valia para a empresa.

Isso porque os resultados do crescimento profissional do colaborador, em relação aos seus estudos, podem ser colhidos também pela empresa. Já que, um profissional em constante atualização, vai aumentar suas competências e habilidades para exercer sua função.

Além de bolsas de estudos, podem ser oferecidos treinamentos, workshop e capacitações que também fazem toda a diferença quando se busca valorizar um colaborador e, principalmente contribuir, com seu crescimento diário.

Pesquisa interna

De nada adianta sair criando um plano de benefícios se a empresa sequer conhece o desejo de seus colaboradores e nem sabe o que significa benefício. 

É essencial, antes de criar uma estratégia para motivar os colaboradores, saber o que funciona e o que não funciona na sua empresa.

Para isso é fundamental saber qual é a relevância de cada benefício para os colaboradores, para que assim sua ação seja de fato efetiva. 

Para estruturar essa pesquisa interna é fundamental elaborar um questionário com possibilidades que de alguma forma sejam acessíveis para sua empresa. Não adianta colocar benefícios que, em um futuro próximo, você não terá a mínima condição de oferecer.

Siga o seguinte passo a passo:

  1. Estruture o questionário: perguntas que aceitem respostas diretas como “sim” e “não” ou de 0 a 5 podem facilitar a mensuração dos resultados. Liste os benefícios atuais e as sugestões de possíveis benefícios futuros;
  2. Faça uma divulgação interna da pesquisa: todos precisam saber da finalidade da pesquisa, por isso explique e estimule a participação de todos. Reforçando que a participação deles é importante para a montagem do plano de benefícios. Determine um prazo para a entrega;
  3. Analise e divulgue os resultados: é  importante ser transparente com seus colaboradores, portanto, divulgue os resultados, deixando claro que a empresa está ouvindo a todos e se dedicando para conseguir colocar as sugestões em prática.

A montagem de um bom plano de benefícios depende muito dessa pesquisa interna, já que assim aumentam as chances da sua empresa ser mais assertiva conforme os desejos dos funcionários.

A importância de um bom pacote de benefícios na empresa

A volatilidade do mercado atual fez com o que o salário não fosse mais suficiente para segurar um colaborador na empresa. As organizações precisaram entender o que é benefício e quais os impactos que ele trazia na sua rotina.

Com isso, foi perceptível concluir que o complemento a remuneração agregava valor e era extremamente relevante para atrair e reter talentos. Sendo assim, muitas empresas começaram a oferecer os mais diversos benefícios para motivar seus colaboradores.

Entretanto, benefícios trabalhistas opcionais precisam responder principalmente a um desejo dos colaboradores. Saber o que eles querem, por meio da aplicação de pesquisas internas, é fundamental para deixá-los engajados e satisfeitos com o que a empresa oferece.

É importante que você dê um passo, a partir de hoje, na sua organização, para saber realmente o que é benefício e usá-lo como um diferencial competitivo na atração e retenção de talentos.

 

Conseguimos te ajudar nesse desafio? Deixe um comentário no post e diga quais benefícios você mais valoriza na empresa.