o que são benefícios sociais nas empresas

O que são benefícios sociais nas empresas?

Perguntar-se o que são benefícios sociais nas empresas é algo importante: demonstra que o seu RH está de olho nas principais tendências que valorizam os seus recursos humanos.

Isso porque o mercado tem apontado, cada vez mais, a relevância de cuidar não só dos benefícios impostos nas leis trabalhistas vigentes, mas também os aspectos que contribuem com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada colaborador.

Para ajudar você a planejar essa transformação qualitativa na sua cultura organizacional, nós preparamos este post.

Nos próximos tópicos, vamos explorar o que são benefícios sociais nas empresas, de onde surgiu essa tendência, quais são as suas vantagens e algumas dicas de itens que podem ser agregados entre os benefícios já oferecidos pela empresa.

Boa leitura!

O que são benefícios sociais nas empresas?

Benefícios sociais são algumas facilidades oferecidas pela empresa, agregando conceitos diversificados de remuneração indireta.

Como parte disso, é importante observar que eles podem ser divididos em classificações distintas, como os benefícios legais (aqueles que são obrigatórios) e os espontâneos, que falaremos mais à frente a respeito.

Sobre os obrigatórios, dentro das leis trabalhistas consolidadas, podemos citar alguns:

Em geral, são benefícios totalmente custeados pela empresa ou, em outros casos, parcialmente, ficando sob a responsabilidade do funcionário o pagamento da outra parte.

Quando surgiram os benefícios sociais?

Antes de entendermos o que são benefícios sociais nas empresas, vamos compreender a origem deles. Em parte, são questões atreladas às exigências da legislação trabalhista.

Só que, em meados da década de 1940, a preocupação com o bem-estar dos profissionais passou a ser mais evidente. Em parte, por conta de estudos que relacionaram a qualidade de vida dos colaboradores com o aumento de produtividade e resultados para as organizações.

Sem falar em outros benefícios que são comumente associados ao aumento do bem-estar e da qualidade de vida dentro das empresas, como:

Portanto, aqueles que passaram a entender mais sobre o que são benefícios sociais nas empresas logo compreenderam que todos têm a ganhar com esse tipo de trabalho.

Quais são as outras vantagens de investir nos benefícios sociais?

Vale apontar que a aplicação dos benefícios sociais deve ser pensada estrategicamente. Afinal de contas, nem toda articulação, nesse sentido, pode ter a ver com o perfil médio dos colaboradores.

Ou seja: o setor de RH deve estar em profundo alinhamento com os gestores da empresa para compreender quais objetivos devem ser alcançados com os benefícios sociais.

No geral, saber o que são benefícios sociais nas empresas — e como aplicá-los — permite que o RH trabalhe em prol de:

  • melhorias significativas na qualidade de vida dos colaboradores, focando nas particularidades deles, e não das tendências do mercado;
  • manutenção e aprimoramento do clima organizacional;
  • redução do índice de rotatividade;
  • qualificação da capacidade produtiva e da produtividade em si de todos os colaboradores.

Para a empresa já apontamos, anteriormente, os benefícios disso. O investimento se converte, rapidamente, em uma fidelidade e engajamento que se convertem em lucros múltiplos — e tangíveis e intangíveis — para a empresa.

Para o colaborador, por sua vez, podemos destacar alguns pontos de grande relevância, como:

  • auxílio próximo para a resolução dos seus problemas e desafios pessoais;
  • mais satisfação para empreender, internamente, e crescer com a empresa;
  • desenvolvimento pessoal;
  • bem-estar individual.

Que tal vermos, então, a classificação dos benefícios para então nos aprofundarmos em alternativas modernas e que podem ter tudo a ver com o momento vivido pelos seus colaboradores?

O que são benefícios sociais nas empresas e quais são os seus tipos?

Abaixo, criamos uma classificação prática para entendermos, de vez, o que são benefícios sociais nas empresas:

Legais

São os benefícios citados no início deste artigo. Ou seja: todos aqueles previstos e garantidos pela CLT.

Espontâneos

Benefícios concedidos voluntariamente pela empresa, como as bonificações remuneradas, as participações nos lucros e a cesta básica, entre outros.

Monetários

Gratificações em dinheiro que a empresa registra na folha de pagamento. Alguns exemplos:

  • aposentadoria ou a complementação da mesma;
  • financiamento de remédios;
  • planos de empréstimo.

Só que existem, também uma questão moderna e que tem levantado a curiosidade dos profissionais de RH em busca de saber o que são benefícios sociais nas empresas.

Não-monetários

São as facilidades disponibilizadas para os colaboradores de uma empresa. A seguir, destacamos algumas das principais:

Por meio desses diferenciais, o RH da empresa gera mais segurança, conveniências e satisfação para os seus colaboradores.

Convém, portanto, fazer um planejamento detalhado para entender o perfil dos seus funcionários e, assim, desenhar a melhor estratégia para que todos sejam beneficiados.

Qual é o papel do RH nesse processo?

Agora que entendemos o que são benefícios sociais nas empresas é hora de compreender o processo que leva à sua implementação.

E, para auxiliar você a construir a melhor estratégia para a sua empresa, abaixo destacamos um passo a passo eficiente:

  • reúna-se com as lideranças e identifique os objetivos para a elaboração de um plano flexível e personalizado de benefícios sociais;
  • faça pesquisas, com os colaboradores, e abra o espaço para as opiniões também;.
  • Identifique os melhores benefícios para alinhar à demanda da empresa;
  • Faça pequenos testes e mensure os resultados — por exemplo: se a produtividade ou desmotivação, que eram problemas crônicos, foram mitigados com a ação proposta.

Dessa maneira, fica fácil entender o que são benefícios sociais nas empresas e as vantagens de sua execução, agregando valores múltiplos para a sua organização!

Quer saber, agora, quais outras estratégias podem complementar esse tipo de campanha e qualificar ainda mais a sua empresa?

Para isso, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook e seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

 

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.