O que são ações

O que são ações? Descubra tudo sobre o assunto!

Investir na Bolsa de Valores é a melhor maneira de obter alta rentabilidade, mas também envolve um alto risco de perdas. Por isso, antes de entrar nesse mercado, é essencial entender o que são ações e como elas funcionam. 

Quando se fala em renda variável, prática e conhecimento são imprescindíveis para potencializar os ganhos. Pensando nisso, explicamos neste post tudo o que você precisa saber sobre ações, seus tipos e como começar a investir. Que saber mais? Confira a seguir!

O que são ações?

Ações são títulos que representam uma porcentagem do valor de mercado de uma empresa. Quando um investidor compra ações, ele passa a ter uma participação na propriedade daquela organização, enquanto a companhia se beneficia obtendo recursos para expandir seus negócios.

Qualquer pessoa registrada na Bolsa de Valores pode adquirir esses papéis, passando a integrar o grupo de acionistas da companhia. Por outro lado, para colocar suas ações à venda, a organização precisa passar por um processo de IPO, tornando-se uma empresa de capital aberto.

>> Quer saber mais sobre a Bolsa de Valores? Confira este outro post do blog:
Bolsa de Valores: entenda o que é e como funciona! <<

Quais são as vantagens e os riscos do mercado de ações?

Para a empresa, a grande vantagem de abrir o capital é captar recursos que serão investidos em novos projetos, elevando seu o valor de mercado.

Para quem investe, comprar ações é a forma mais simples de se tornar sócio de uma companhia. A partir daí, existe a possibilidade de obter rendimentos altíssimos, conforme o desempenho do negócio no mercado. 

Ao se tornar acionista, o investidor passa a ter direitos e deveres. Quanto maior a participação, maior é a responsabilidade na tomada de decisões, e os ganhos também são proporcionais à quantidade de papéis obtidos.

No entanto, também há o risco de perder muito dinheiro, caso a empresa passe por dificuldades financeiras. Essas oscilações são a base do mercado de renda variável, que se movimenta diariamente de acordo com os interesses dos investidores.

Saber lidar com as altas e baixas é fundamental para aumentar as chances de bons resultados e suavizar os riscos. Por isso, além de saber o que são ações, é importante acompanhar o mercado, ler notícias e consumir muito conteúdo sobre renda variável, por meio de livros, vídeos e podcasts.

Tudo isso vai ajudar você a treinar a sua visão de investidor e aprender como funciona a Bolsa de Valores.

Quais são os tipos de ações disponíveis?

Depois de entender o que são ações, é hora de conhecer os tipos de papéis disponíveis no mercado. Conheça cada um deles a seguir.

Ações ordinárias (ON)

Esse tipo de ação garante ao investidor o direito a voto nas decisões da companhia. Quanto mais papéis forem adquiridos, mais próximo o comprador fica da administração do negócio. Desse modo, grandes acionistas conseguem ter mais influencia que os pequenos investidores.

Ações preferenciais (PN)

Ao contrário das ações ordinárias, as preferenciais não dão poder de voto nas reuniões. No entendo, que tem esses papéis ganham preferência na hora de receber o pagamento de dividendos e compensações.

Unit

Também chamado de Certificado de Depósito de Ações, esse tipo de investimento é um pacote formado por ativos de diferentes naturezas, como ações ON e PN. Assim, o comprador consegue obter uma composição de ações distintas em um único produto.

Blue chips

Para entrar mundo da renda variável, é essencial entender o que são ações blue chip. Elas consistem em papéis de empresas com grande valor de mercado, que possuem alto volume de negociações na Bolsa de Valores.

Uma das grandes vantagens dessas ações é a alta liquidez, ou seja, podem ser vendidas com mais facilidade dado o grande número de interessados na compra.

Mid caps

Mid caps são ações de empresas de médio porte e nível intermediário de negociação. Por serem papéis de companhias em crescimento, podem ter uma perspectiva de valorização maior que a das blue chips.

No entanto, antes de investir é preciso fazer uma análise criteriosa, pois o risco de perdas também costuma ser maior.

Small caps

As small caps são ações de empresas de menor capitalização na Bolsa de Valores. Por serem mais baratas, podem gerar uma rentabilidade maior. Porém, também possuem liquidez mais baixa, o que torna difícil encontrar novos compradores para uma eventual revenda.

Como funciona o mercado de ações?

As negociações de ações podem acontecer de duas formas: no mercado primário e no mercado secundário.

No mercado primário, o investidor compra as ações direto da empresa, logo após a abertura de capital (IPO). Tudo acontece por intermédio de uma corretora de valores, instituição responsável por fazer a ponte entre as organizações que estão colocando os papéis à venda e seus compradores.

No mercado secundário, os investidores negociam as ações entre si, e não mais diretamente com a empresa. Esse procedimento também é intermediado pelas corretoras, que executam as ordens de compra e venda em suas plataformas online de investimentos.

Como investir em ações?

Se você se interessou em saber o que são ações, deve estar curioso para aprender como investir nesse mercado. A boa notícia é que, hoje, com o avanço da tecnologia, esse procedimento se tornou muito simples. Além de estudar muito, basta seguir os passos a seguir:

Saiba seu perfil de investidor

Todo investidor se encaixa em um desses três perfis:

  • conservador: prioriza o menor risco, mesmo que a rentabilidade não seja alta;
  • moderado: prioriza o equilíbrio entre risco e rentabilidade;
  • arrojado: prioriza a maior rentabilidade, mesmo que os riscos sejam altos.

Se o seu perfil for conservador, o mercado de ações não é para você. Caso se encaixe no tipo moderado ou arrojado, a Bolsa de Valores tem opções adequadas para você. Basta avaliar as alternativas e decidir qual combina mais com os seus objetivos.

Abra um conta em uma corretora

Para investir em ações, você precisa ter uma conta em uma corretora de investimentos. É só escolher a sua e fazer o seu cadastro pela internet, sem sair de casa. Depois, transfira o dinheiro e comece a fazer suas negociações online. Para isso, basta fazer o login na plataforma e acessar o home broker.

Conheça suas opções

No home broker você encontrará, basicamente, quatro formas diferentes de investir em ações, cada uma mais adequada para um perfil de investidor. Confira abaixo como elas funcionam.

Fundos de investimentos

Os fundos de investimentos são uma das principais portas de entrada para o mercado de renda variável.

A grande vantagem dessa modalidade é que o investidor conta com a ajuda de um especialista para montar a carteira de ações. No entanto, é preciso pagar uma taxa para isso, além de a rentabilidade não ser das mais altas.

Clubes de investimentos

São parecidos com os fundos de investimentos, mas têm um número limitado de acionistas. Dessa forma, o custo de corretagem e custódia é diluído entre os membros, e a taxa administrativa é flexível.

ETFs

Os ETFs, ou Exchange Traded Funds, também são conhecidos como cestas de ações. Nesta opção, o investidor pode comprar um número maior de papéis de uma vez só, conseguindo diversificar sua carteira de um jeito mais fácil. É preciso apenas pagar as taxas de corretagem e emolumento.

Montar a própria carteira

Se você tiver experiência e conhecimento suficientes, o movimento mais indicado é investir por conta própria e montar a sua carteira de ações individualmente. Dessa forma, você evita pagar taxas extras e faz suas escolhas da forma que achar melhor.

Agora que você já sabe o que são ações e como investir na Bolsa, que tal colocar o que aprendeu em prática? Acompanhe o mercado, aprenda com quem tem sucesso e monte a sua própria carteira de investimentos! Com empenho, você tem boas chances de ter sucesso nessa iniciativa.

 

Gostou do post? Conte pra gente nos comentários qual é a sua experiência com esse tipo de investimento. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.