O que é teste comportamental

O que é teste comportamental: quando aplicar na empresa e exemplos de avaliações

Cada pessoa tem um perfil que define o seu modus operandi, ou na sua tradução literal seu “modo de operação” para trabalhar rotinas e processos. Saber o que é teste comportamental e como aplicá-lo é uma maneira de avaliar essas particularidades de forma técnica, prática e objetiva.

Existem diferentes tipos de testes comportamentais, cada um com uma metodologia específica e formas de aplicação.

O objetivo do teste – independente de qual –  é mapear as tendências comportamentais de um indivíduo, utilizando indicadores que meçam a compatibilidade organizacional com fatores como:

  • a personalidade;
  • reações;
  • valores;
  • talentos;
  • experiências, entre outros.

Conhecer o perfil comportamental dos funcionários é fundamental para montar uma equipe alinhada com os objetivos da empresa, já que os pontos fortes e fracos de cada um é identificado.

Pensando nisso, vamos explicar como o setor de RH da empresa pode usar o que é teste comportamental para otimizar a sua produtividade.

O que é teste comportamental?

Teste comportamental é uma ferramenta de autoconhecimento usada de forma estratégica, principalmente, por empresas para identificar perfis de comportamento. É por meio dele que talentos são identificados, permitindo que os profissionais sejam colocados em área compatíveis com as suas principais características pessoais.

Além disso, os testes comportamentais de RH ajudam a criar equipes de trabalho com características complementares, deixando o ambiente organizacional mais harmônico e facilitando relacionamentos.

Como funciona o teste comportamental?

Antigamente, os testes comportamentais eram feitos por meio de questionários impressos. As respostas eram coletadas, analisadas e as características do colaborador eram passadas por relatórios, a fim de identificar o tipo de perfil profissional, em questão.

Hoje, com apoio da tecnologia, os testes são feitos com softwares especializados, que coletam e cruzam as respostas dos colaboradores, traçando seus perfis com facilidade, assertividade e muito mais agilidade. Ferramentas mais modernas ainda conseguem cruzar competências atuais com as desejadas para o futuro, criando um mapa de desenvolvimento profissional individual.

Contudo, mesmo com o auxílio de plataformas tecnológicas, a elaboração e análise dos dados deve ser feita por uma equipe de RH altamente qualificada e capacitada para tal. Já que interpretações específicas serão necessárias para identificar todas as suas variáveis da avaliação.

Quando aplicar um teste comportamental?

Os testes comportamentais de RH podem ser aplicados em diversas situações:

Recrutamento e seleção

Os processos seletivos são um dos principais eventos, em que os testes comportamentais do RH são utilizados.  Com eles, os recrutadores são capazes de avaliar as competências técnicas e pessoais dos candidatos antes da contratação, verificando se aquele profissional é compatível com os requisitos da vaga e com a cultura organizacional.

O  teste comportamental avalia vai muito além do perfil do candidato para a ocupação de uma vaga, o teste analisa:

Leia também: Fit Cultural: o que é e qual a sua importância no processo de seleção

Realocação de funcionários

Tendo em mente o que é teste comportamental e aplicando suas metodologias, a equipe de RH deve ter conhecimento do perfil de cada colaborador. Assim, caso seja necessário uma realocação de funções, o RH saberá exatamente quais são os funcionários mais indicado para tal.

Caso um funcionário esteja sendo cotado para um cargo de liderança, o RH deve avaliar quesitos, como:

  • motivação;
  • nível de satisfação;
  • comprometimento com o trabalho;
  • habilidades típicas de um bom gestor;
  • boa comunicação;
  • iniciativa.

Assim o teste comportamental vai ajudar a direcionar o colaborador para um setor no qual suas habilidades mais significativas possam ser melhor aproveitadas – como no caso do cargo de liderança. Isso é especialmente valioso caso sua empresa tenha um um plano de sucessão de carreira.

Que tipos de teste comportamental aplicar?

Dentro da gestão comportamental existem muitos tipos de testes, qual modelo escolher vai depender dos propósitos, gostos e preferências da equipe de RH especializada da sua empresa. Alguns dos mais precisos e aplicados são:

1. Metodologia DISC

A metodologia DISC (acrônimo em inglês que significa – Dominance; Influence; Steadnisess, Conscientiousness) é uma das maiores bases dos testes de perfil comportamental do mundo por ser bastante efetiva e completa. Mais de 70 países fazem uso desse teste.

Quando o assunto é identificação das potencialidades de uma pessoa, especialmente em seu ambiente de trabalho, a metodologia DISC é a escolha ideal. Ela é amplamente utilizada em processos recrutamento e seleção, em organizações de todos os portes.

  • Dominance (Dominância): apresenta dados sobre o perfil comportamental predominante. Mostra como uma pessoa lida com desafios e dificuldades/crises.
  • Influence (Influência): traz informações detalhadas sobre como a pessoa se relaciona, avalia sua capacidade de influenciar os demais.
  • Steadnisess (Estabilidade): mostra como a pessoa lida com mudanças e como se posiciona nestes momentos.
  • Conscientiousness (Conformidade): evidencia a capacidade da pessoa de se adequar, respeitar as regras e segui-las.

2. Teste comportamental dos bichos

A Teoria da Dominância Cerebral, popularmente chamada de Teste Comportamental dos Bichos, aborda o lado mais criativo do comportamento. O cérebro humano é analisado em quatro quadrantes (analítico, organizador, relacional e experimental).

Por meio de um teste com cerca de 120 questões de múltipla escolha, o modelo identifica a dominância cerebral de cada indivíduo. Assim, suas preferências, motivações, ressalvas, crenças e valores, são sugeridos conforme a sua personalidade predominante.

Tubarão, o proativo

O tubarão é um predador, caçador nato, um dos bichos mais completos do reino animal. É o topo de sua cadeia alimentar.

As pessoas com esse perfil são fortes e focadas em resultados, determinadas e capazes de superar desafios com agilidade e precisão.

Gato, o comunicador

O gato é um animal mitológico, venerado com um deus no Egito Antigo. Por ter um perfil independente, poucas pessoas são capazes de enxergar que ele é um bicho carinhoso e brincalhão.

Os indivíduos com características deste perfil são consideradas mais receptivas, abertas ao trabalho em equipe, fácil comunicação e capazes de pacificar ambientes.

Águia, o idealizador

A águia é um animal vistoso, com uma visão privilegiada, que voa muito alto.

Por isso, as pessoas com esse perfil são consideradas visionárias, capazes de visualizar um futuro mais criativo.

Lobo, o organizador

O lobo é um animal observador, meticuloso, com os sentidos aguçados e leal a sua matilha.

Os indivíduos desse perfil tem um senso de equipe muito forte, são considerados meticulosos e possuidoras de uma visão estratégica poderosa. Eles são capazes de colocar planos complexos em prática com precisão e efetividade.

Gestão comportamental e autoconhecimento

A grande questão nas empresas, é que, por não conhecerem bem sua verdadeira essência, nem todas as pessoas conseguem acessar o seu potencial infinito e usar suas características, diferenciais e qualidades a favor do seu crescimento.

Por isso, saber o que é teste comportamental é importante para o autoconhecimento e para a inteligência estratégica e organizacional de uma empresa.

Sua empresa sabe o que é teste comportamental? Conta pra gente! Ah, e não esqueça de seguir a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

A Xerpa é uma plataforma de Recursos Humanos eficiente para sua empresa. Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Se você se identificou com o tema deste artigo e quer que mais pessoas saibam sobre o funcionamento da gestão comportamental no dia a dia das empresas, compartilhe hoje mesmo esse conteúdo em suas redes sociais.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.