O Tesouro Selic é um título público emitido pelo governo federal, visto como porta de entrada para o mercado financeiro. Isso significa que o seu investimento funciona como um empréstimo para o poder público.
Por não exigir valores de aplicação altos e contar com baixas taxas de risco, o ativo é uma boa opção para começar a investir.
É comum que o investidor inexperiente tenha muitas dúvidas em relação ao tipo de aplicação inicial, as taxas cobradas, a rentabilidade, os impostos envolvidos, o tempo de resgate e assim por diante.
Se esse for o seu caso, recomendamos a leitura do artigo relacionado ‘Investimentos Banco do Brasil: quais opções existem?’ que traz as melhores opções de investimento no país.
E se você quiser entender melhor como funciona o Tesouro Selic e por que pode ser uma solução de investimento para a sua situação financeira, acompanhe o post. Separamos as principais informações para assegurar uma boa tomada de decisão. Boa leitura!
O que é Tesouro Selic?
O Tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional com rendimento atrelado à taxa básica de juros do país. Ou seja, é um título público.
O investidor que opta por essa modalidade empresta o valor aplicado para o Poder Público em troca do direito de receber uma remuneração futura por esse empréstimo.
O valor arrecadado é usado para pagar contas e financiar atividades do Estado, por meio da promoção de áreas como a saúde, educação, infraestrutura, lazer, dentre outros.
Por ser uma forma de aplicação com renda fixa e contar com uma das menores taxas de risco do mercado, é uma opção inteligente para investidores iniciantes que ainda se sentem inseguros.
Além disso, o título possui liquidez diária, ou seja, o investidor pode sacar o valor a qualquer momento. Por esse motivo, ele é a melhor alternativa para quem está fugindo da falta de rentabilidade da poupança e buscando flexibilidade no resgate do dinheiro.
Por conta dessa facilidade, o Tesouro Selic ainda é a melhor opção para a formação de uma reserva de emergência.
O investimento pode te proteger em situações financeiras imprevisíveis como a perda de um emprego, doença, acidentes, dentre outros.
Como funciona o Tesouro Selic?
O Tesouro Selic funciona de forma simples. Ao adquirir um título que custa em torno de R$ 100 cada, você empresta o valor para recebê-lo de volta com juros.
É um título que acompanha as oscilações da taxa básica de juros do Brasil, a Taxa Selic está em 4,25% ao ano (projeção de economistas para até o final do ano).
E como é emitido pela instituição mais segura do país, o governo federal, e ainda possuir excelente liquidez, o seu rendimento é significativo.
Quais as vantagens desse investimento?
Confira a seguir as principais vantagens do investimento no Tesouro Selic.
Facilidade
Utilizar a plataforma do Tesouro Direto para investir nesse título público é extremamente simples. Além disso, algumas corretoras oferecem plataformas integradas ao sistema, facilitando ainda mais a negociação desses ativos.
Baixo risco
O Tesouro Selic é um dos ativos mais seguros do mercado financeiro brasileiro. São chamados de “livres de risco” ou “risco zero” porque o investidor só perde dinheiro se o governo quebrar (algo que jamais aconteceu e tem chances mínimas de acontecer).
Alta liquidez
Outra vantagem do Tesouro Selic é a sua liquidez diária. Isso significa que o resgate do investimento pode ser feito a qualquer momento sem perdas.
Porém, a recomendação é esperar pelo menos 30 dias para receber a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e não comprometer a rentabilidade.
Baixa volatilidade
A oscilação dos preços no mercado financeiro afetam pouco o Tesouro Selic, isso porque ele funciona diariamente seguindo a taxa básica de juros. Dentre todos os Títulos Públicos, este ativo é o que apresenta a menor volatilidade.
Acessível
Os investimentos nesse ativo público são extremamente baratos, R$100 são suficientes para começar a aplicar no Tesouro Selic. Ou seja, a sua acessibilidade a esse tipo de investimento é característica.
Qual a rentabilidade do Tesouro Selic?
A rentabilidade do Tesouro Selic, como já adianta o nome, é atrelada à Taxa de juros básicos da economia, definidos pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC).
O retorno do investimento é calculado diariamente seguindo a equivalência de 1/252 da Taxa Selic vigente. Em outras palavras, é um ativo que está sempre se valorizando e está próximo de 100% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).
Contudo, como é um título pós-fixado, a sua lucratividade só poderá ser identificada após a realização da aplicação.
Quais as tarifas cobradas pelo Tesouro Selic?
O Tesouro Selic compartilha as regras de tributação de outros títulos públicos que costumam ser bastante amigáveis para os investidores. As tarifas mais importantes são o IOF e o IR (Imposto de Renda).
Assim como dissemos, o ideal é deixar a aplicação do Tesouro Selic por pelo menos 30 dias para reduzir o valor do IOF a zero.
A cobrança de sua alíquota é feita de forma decrescente, trazendo um valor alarmante de 96% para o primeiro dia de aplicação. Assim, conforme o passar dos dias, a taxa pode chegar a zero.
Portanto, para fugir da altíssima cobrança do IOF, investimentos no Tesouro Selic devem permanecer ativos por pelo menos 30 dias.
No caso do Imposto de Renda, a cobrança não é zerada, mas também reduz com o passar do tempo de investimento.
Confira a lógica por trás da cobrança do Imposto de Renda:
- investimentos com até 180 dias – Alíquota de 22,5% de IR;
- investimentos de 181 dias a 365 dias – Alíquota de 20% de IR;
- investimentos de 365 dias a 720 dias – Alíquota de 17,5% de IR;
- investimentos acima de 720 dias – Alíquota de 15% de IR.
O Tesouro Selic é um tipo de investimento seguro, fácil, acessível e financeiramente interessante. Por isso, você deve buscar saber mais sobre o ativo. Converse com especialistas e verifique se é a opção mais adequada para os seus objetivos financeiros.
Dinheiro com segurança e custo baixo para investir
Os tipos de investimento são uma forma de guardar dinheiro de forma segura e disciplinada e, hoje, as empresas podem ajudar seus funcionários oferecendo benefícios financeiros estratégicos.
Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.
O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!
Legal, né? Então, siga a Xerpa das redes sociais Facebook, Instagram e LinkedIn e veja outros artigos relacionados.