Foi-se o tempo em que tudo o que as pessoas buscavam em um emprego era um bom salário para pagar as contas. Hoje, os profissionais priorizam empresas que ofereçam realização pessoal e, principalmente, equilíbrio entre vida pessoal e carreira. Por isso, é fundamental investir no bem-estar dos colaboradores. Mas, afinal, o que é ter qualidade de vida no trabalho?

Neste artigo, você saberá tudo sobre o conceito do que é ter qualidade de vida no trabalho e terá dicas práticas de como aumentar a qualidade de vida do trabalhador. Quer saber mais? Continue conosco!

Quais são os benefícios de manter uma boa qualidade de vida no trabalho?

Os benefícios da qualidade de vida no trabalho estão diretamente relacionados ao bem-estar pessoal do colaborador em sua rotina na empresa.

Para que o dia a dia seja positivo, a organização deve realizar uma série de ações que tenham foco no lado humano do trabalhador.

É preciso observar e solucionar seus problemas cotidianos, em vez de enxergar apenas os resultados que ele entrega.

Investir em formas de como melhorar a qualidade de vida no trabalho vem se provando uma ótima estratégia para aumentar a felicidade no trabalho e o engajar o time. Isso traz vantagens não só para o funcionário, mas também para a empresa. Veja abaixo algumas delas:

Aumento da produtividade

Saber o que é ter qualidade de vida no trabalho e como promovê-la faz com que a empresa tenha funcionários cada vez mais motivados.

Ao levantar da cama toda manhã, a pessoa sente vontade de ir para o trabalho, pois sabe que encontrará um ambiente confortável e acolhedor.

Isso nos leva a uma das principais vantagens de investir na qualidade de vida do trabalhador: o aumento da produtividade.

Quando o colaborador gosta do lugar onde trabalha, é natural para ele colocar o máximo empenho em todas as suas tarefas. Com isso, ele consegue:

  • produzir mais;
  • sugerir ideias inovadoras;
  • aumentar a competitividade da organização no mercado.

Mais engajamento

Cuidar da qualidade de vida da equipe também aumenta o engajamento dentro da companhia. E a razão é simples: considerar as necessidades pessoais dos funcionários tem um impacto muito positivo na cultura organizacional.

Quando isso acontece, cria-se uma forte identificação coletiva com os valores da empresa, o que é primordial para ter um time alinhado aos objetivos do negócio.

Leia também: O que é cultura colaborativa e como desenvolve-la em equipe?

Atração e retenção de talentos

Fazer parte de uma empresa que entende o que é ter qualidade de vida no trabalho e investe em seus funcionários, é algo desejado por todos os profissionais do mercado.

Logo, se a sua empresa oferece esse benefício, será muito mais atrativa do que as outras. Além disso, as pessoas que já fazem parte do time pensarão duas vezes antes de buscar oportunidades na concorrência.

Isso contribui com a estratégia de como atrair talentos e amplia a retenção de talentos já existentes na empresa. Resultado, a empresa cresce mais e reduz custos relacionados à rotatividade.

Não há necessidade constante de investir parte do orçamento em processos de recrutamento e seleção. Além disso, o time consegue trabalhar junto por mais tempo, o que contribui para a qualidade das entregas.

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

Agora que você já sabe o que é ter qualidade de vida no trabalho, é hora de aprender como oferecer essa vantagem aos seus funcionários. Confira a seguir as principais estratégias para garantir o bem-estar da equipe no dia a dia.

1. Invista em benefícios

Investir nas tendências de benefícios para funcionários é uma ótima maneira de aumentar a qualidade de vida do trabalhador.

Não se atenha apenas ao pacote básico, com vale-refeição e plano de saúde. Para se destacar, é preciso ser criativo. Pense em benefícios que atendam a necessidades pessoais do colaborador, como:

Esse tipo de vantagem ajuda a resolver problemas cotidianos e equilibrar carreira e vida pessoal.

Lembre-se: quanto menos preocupações o colaborador tiver no dia a dia, mais foco terá no trabalho. E essa é uma excelente notícia para o seu negócio.

2. Aprimore a estrutura física da empresa

O ambiente de trabalho é o lugar onde os colaboradores passam, pelo menos, 8 horas do seu dia. Portanto, para promover o bem-estar da equipe, é necessário cuidar muito bem do espaço físico da empresa.

Itens como iluminação, temperatura, cadeiras, móveis e equipamentos de trabalho devem estar impecáveis.

Limpeza é fundamental, sobretudo em áreas comuns, como banheiros, cozinhas e refeitórios.

Um design moderno, com decoração atrativa, também ajuda os funcionários a se sentirem mais à vontade.

Tudo isso cria uma atmosfera em que os funcionários vão querer estar inseridos. Qualquer desconforto ou problema pode ser uma distração, o que reduz o foco e diminui a produtividade.

3. Construa um clima positivo

Manter um bom clima organizacional também faz parte do que é ter qualidade de vida no trabalho. E o que isso significa? São muitos os fatores que influenciam no clima, mas talvez o mais importante sejam os relacionamentos.

Estimular que os colegas se ajudem e se deem bem, é uma das formas de como ter qualidade de vida no trabalho. Afinal, quem não gosta de estar em um ambiente harmonioso e acolhedor?

Uma boa relação com o gestor também é essencial. O líder deve estar sempre aberto ao diálogo, reconhecer o trabalho dos seus funcionários e ser uma figura inspiradora para a equipe.

Tudo isso ajuda a criar laços e aumentar o senso de pertencimento, aspectos fundamentais para construir um clima positivo no dia a dia.

4. Incentivar cuidados com saúde e bem-estar

Qualidade de vida é algo intimamente relacionado à saúde física e mental das pessoas. Por isso, a empresa deve incentivar a:

  • boa alimentação;
  • prática de atividade física;
  • alívio do estresse.

Uma boa dica é não servir junk food no horário de almoço, nem nas máquinas de lanches.

Invista em um cardápio saudável, acompanhado por nutricionistas, para que os colaboradores se alimentem melhor no horário de trabalho.

Ofereça também benefícios relacionados a atividades físicas, como ginástica laboral e parcerias com academias.

Outro ponto importante é a saúde mental. Acompanhar de perto casos de burnout, depressão e outros problemas psicológicos é uma ótima forma de garantir o bem-estar dos funcionários.

Chegamos ao fim das nossas dicas! Esperamos que você tenha compreendido o que é ter qualidade de vida no trabalho e tenha sucesso em levar essa vantagem aos seus funcionários.

Para isso, basta colocar em prática o que você aprendeu ao longo do artigo. Seus colaboradores e o seu negócio agradecem!

A participação do RH como líder da implantação dessa cultura colaborativa é estratégica para o sucesso de empreitada. Para que o departamento possa se dedicar à estratégia, o ideal é que ele possa contar com o apoio de uma plataforma de gestão, como a da Xerpa, quereduzirá o tempo das atividades e trará eficiência à sua execução.

O resultado é a conformidade das práticas e a possibilidade de atuar estrategicamente visando ao desenvolvimento dos profissionais e o aprimoramento dos resultados. Gostou? Assine a nossa newsletter e tenha acesso a outros conteúdos relevantes.

Gostou do post? Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Assim, você recebe em primeira mão nossos melhores conteúdos sobre RH e gestão de pessoas. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.