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O que é sazonalidade de vendas? Aprenda como calcular

Quem não gostaria de manter a empresa em um ritmo constante de vendas? Contudo, esse cenário é um desafio e a previsão de faturamento se torna extremamente necessária, tomando como base a sazonalidade de vendas. Mas o que é sazonalidade de vendas?

A sazonalidade de vendas faz parte de um processo estratégico onde se determinam períodos e datas para identificar onde há maior ou menor número de vendas.

Por meio da sazonalidade é possível ter um domínio e um controle maior sobre as finanças e as estratégias de marketing e vendas se tornam mais assertivas.

Nesse artigo vamos lhe ajudar a entender o o que significa sazonalidade de mercado e citar medidas que podem contribuir para que sua empresa se mantenha no azul durante o ano todo.

O que é sazonalidade de vendas?

Antes de entrarmos no assunto sazonalidade de vendas é bom entender o significado da palavra sazonalidade. Sazonal se explica como algo temporário, “típico de determinada estação ou época”.

No mercado, a sazonalidade está ligada a determinados fatores externos que impactam diretamente no fluxo de vendas do negócio, seja para influenciar positivamente ou negativamente.

Não existe uma regra para a sazonalidade de vendas nas empresas, tudo depende do tipo de negócio. Afinal, uma sorveteria pode vender menos no inverno e uma loja de roupas pode aumentar suas vendas com itens dessa estação.

Portanto, a estratégia com base na sazonalidade de vendas é o alicerce para aproveitar as oportunidades de mercado. 

Como calcular a sazonalidade de vendas

A sazonalidade de vendas pode dar um norte para que a empresa defina os bens/serviços em que irá investir naquele ano. Portanto, calcular a sazonalidade de vendas pode tornar a empresa mais assertiva em seu planejamento, divulgação e canais de venda.

Para calcular a sazonalidade de vendas, a empresa pode avaliar sua média mensal de vendas ao longo de um ano. Ao terminar o período de 12 meses se pega mês a mês para determinar os impactos da sazonalidade nos períodos avaliados.

Levando em conta, inclusive, o volume de buscas, histórico de vendas e estoque. Com esse número em mãos fica muito mais fácil determinar os investimentos, momentos de divulgação, promoções e muito mais.

6 medidas para não sofrer com vendas sazonais

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Como pudemos ver, a sazonalidade de vendas pode impactar diretamente as finanças da empresa. Dessa forma, elencamos abaixo algumas medidas que podem ser tomadas para incentivar as vendas mesmo nos períodos de baixa. 

1. Faça um planejamento prévio

A sazonalidade de vendas dependente completamente do planejamento estratégico mensal, bimestral, semestral ou anual. A antecedência faz com que cada passo seja dado de forma correta para uma boa geração de leads ou mesmo na venda de produtos.

No entanto, cabe a empresa não dar apenas atenção ao planejamento, mas também a análise e mensuração de todos os resultados em consequência dessa sazonalidade de vendas.

2. Capacite a equipe de vendas

A sazonalidade de vendas depende de um trabalho conjunto entre a diretoria e a equipe de uma forma geral. Isso porque todos precisam estar devidamente preparados para reagir conforme o momento/sazonalidade da organização.

Por isso, é fundamental que os profissionais estejam devidamente prontos para enfrentar os desafios. Neste sentido a contratação estratégica é essencial. 

E quando se fala disso a recomendação é planejar a sazonalidade de vendas e não deixar as contratações para última hora.

Opte por trazer colaboradores antes dos períodos de maior demanda para que você possa prepará-los para darem 100% de sua capacidade quando for necessário. Assim é possível evitar resultados negativos em função do despreparo profissional.

Já que a boa gestão de pessoas impacta diretamente nos resultados como já falamos no artigoSaiba como aumentar lucratividade por meio da gestão de pessoas.

3. Engaje seu negócio com o mundo digital

Atualmente é impossível no mercado pensar em resultados concretos se não há uma evolução da empresa no sentido do mundo digital

Organizações que possuem um bom site e redes sociais que geram conteúdos relevantes se destacam e se diferenciam de seus concorrentes. Isso porque ela aumenta seu alcance e o poder de atração. 

Esse fato pode ser de suma importância no caso da sazonalidade de vendas. Seja para atrair leads por um longo período até as vendas sazonais ou para construir um laço positivo que influencie no poder de decisão de compra das pessoas.

4. Liste os produtos

A sazonalidade de vendas precisa considerar também as características do seu serviço/produto. Você precisa conhecer o que tem em mãos, desde os custos, despesas, margem de lucro e etc.

Conhecer cada item é fundamental para adequar a linha de demanda e procura e, trabalhar com maior assertividade com a sazonalidade de vendas.

Por exemplo, uma loja de roupas vai fazer um investimento maior na divulgação de casacos no inverno e de roupas mais frescas no verão.

Esse inclusive é um bom exemplo de como as vendas sazonais funcionam considerando qualquer fator externo. Nesse caso que citamos, as estações do ano serviram de base para a empresa citada montar suas estratégias de venda.

5. Mensure os resultados

Os períodos de baixa nas vendas é algo comum no mercado. A sazonalidade faz com que em determinados períodos uma empresa venda mais ou menos. Sendo assim, uma estratégia que é fundamental é a mensuração de resultados.

Passa ano e entra ano e a empresa precisa saber exatamente quais itens foram mais e menos vendidos, além de conhecer os históricos de anos anteriores como base estratégica. 

Até porque com base nessa mensuração fica mais fácil considerar as quantidades e o portfólio de produtos que serão comercializados ao longo do ano.

6. Aposte em promoções

Realizar promoções pode ser uma alternativa para transformar a sazonalidade de vendas em algo mais efetivo na estratégia organizacional da empresa. Visto que essa é uma forma de impactar diretamente os períodos de baixa e instigar o consumidor a comprar.

Para isso é necessário entender em quais períodos as vendas de determinados itens serão menores e de que forma serão feitas as devidas promoções. É comum vermos lojas fazendo queima de estoque de roupas de inverno no verão ou vice e versa.

Um sinal de que as promoções podem atingir determinado público, até porque quem nunca esperou passar uma estação para comprar uma roupa, por ela ia estar mais barata? 

Ou seja, existem públicos específicos nesse caso que irão aproveitar esse momento de promoções para comprar. É fundamental, no entanto, que a sazonalidade de vendas nesse caso esteja previamente planejada.

Assim é possível evitar promoções que não terão nenhum impacto sobre os clientes e que a empresa só perderá dinheiro em ações ostensivas de divulgação.

A sazonalidade de vendas e os impactos no caixa saudável

Entender a sazonalidade de vendas é essencial para que as empresas possam tomar decisões mais assertivas na tentativa de manter seu caixa saudável o ano todo.

É aceitável que as vendas oscilem, porém, isso precisa estar previsto para que estratégias sejam tomadas para reverter esse cenário. 

Aproveitar a sazonalidade de vendas não só faz com que a empresa evite grandes prejuízos financeiros, mas também dá a empresa boas oportunidades de negócios.

Uma vez que a estabilização das vendas tende a ser mais constante quando existem estratégias para lidar com a sazonalidade. 

Ajude seus funcionários nos períodos de baixa

Não são apenas as vendas da empresa que passam pelos períodos de baixa. Todo mês, os funcionários precisam lidar com as contas e, as vezes, sobra mês para pouco dinheiro. Mas esse cenário pode mudar.

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