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O que é rede social corporativa? Benefícios e principais cuidados ao usá-la!
Cultura da Empresa

O que é rede social corporativa? Benefícios e principais cuidados ao usá-la!

Facebook, Youtube, Twitter e afins são alguns dos principais canais utilizados por pessoas e empresas para trocar informações e ideias, divulgar um produto ou mesmo compartilhar experiências, sugestões e críticas. Mas, você sabe o que é rede social corporativa?

Devido a expansão da internet, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das empresas, contribuindo para:

No entanto, é preciso muito cuidado para não extrapolar essa interatividade. Entender o que é rede social corporativa é uma mão de via dupla, que tanto pode beneficiar quanto prejudicar a empresa. Então, é preciso:

  • manter a rede social corporativa atualizada;
  • monitorar o que dizem da companhia;
  • responder o que perguntam.

Enfim, fuja de armadilhas!

Pensando nisso, vamos contar o que é rede social corporativa e quais os erros que devem ser evitados.Confira!

O que é rede social corporativa?

Com a expansão da internet e a necessidade de modernizar a comunicação interna da empresa, gestores passaram a aderir a soluções que:

  • ofereçam um maior engajamento entre os colaboradores;
  • mais praticidade ao dia a dia;
  • sejam uma alta conectividade, como é o caso da rede social corporativa.

Uma rede social corporativa pode ser comparada as tradicionais redes sociais, contudo, com características inovadoras.

Podemos definir o que é rede social corporativa como um espaço em que diversas pessoas que têm o mesmo interesse podem trocar informações por um determinado tema.

É um ambiente em que colaboradores, clientes, fornecedores e outras pessoas que fazem parte de alguma forma do dia a dia da empresa interagem.

O funcionamento de uma rede social corporativa é similar a outras redes sociais, contudo, é destinada a comunicação empresarial interna.

Isso significa que cada colaborador passa a ter um perfil na ferramenta, que possibilita:

  • compartilhar opiniões, informações, fotos;
  • iniciar debates;
  • estimular a interatividade entre os colaboradores, tal qual ocorre no Facebook ou no Twitter.

Empresas que usam rede social corporativa percebem mudanças significativas em todas as áreas da organização, desde o estratégico até o operacional.

Muitos gestores já perceberam o valor estratégico da comunicação e do endomarketing e buscam alternativas que vão além do marketing tradicional e de vendas.

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Quais os benefícios de uma rede social corporativa?

Agora que você aprendeu o que é rede social corporativa, é importante entender as vantagens de adotá-la no negócio.

Uma rede social corporativa se caracteriza por ser uma importante ferramenta para o ambiente de trabalho, utilizada principalmente para auxiliar na comunicação interna entre os colaboradores.

A principal vantagem de utilizar esse canal é a rápida capacidade de disseminar informação quando comparada a outros meios.

Além disso, uma rede social funciona como um veículo de aprendizado para todos os colaboradores da organização, já que permite o compartilhamento de arquivos, planilhas e outras informações e dados, substituindo as antigas intranets.

Outros benefícios relacionados a rede social corporativa se destacam ao ganho de velocidade na execução de processos internos e à facilidade de acesso. Isso porque é um meio de comunicação que fortalece a:

  • conectividade;
  • participação;
  • compartilhamento de informações entre os integrantes.

Ou seja, proporciona a implementação de uma gestão mais participativa entre todos os níveis hierárquicos da companhia.

A rede social corporativa requer treinamento e capacitação de funcionários e orientação.

É preciso que a gestão proporcione a todos os funcionários a preparação adequada para o acesso à rede interna. Isso porque não faz muito sentido contar com uma rede social se o acesso for restrito a um pequeno grupo interno ou se a adesão à ferramenta for baixa.

Como não cair em armadilhas?

A implementação do que é rede social corporativa possibilita a evolução da empresa e de seus funcionários. Isso significa alcançar um patamar elevado de agilidade no processo de comunicação, assim como uma maior interatividade e afinidade entre gestores e demais envolvidos na instituição.

No entanto, é preciso ficar atento a alguns erros que podem comprometer a produtividade e o desempenho de toda a equipe, por exemplo.

Postar conteúdo pessoal

Uma rede social corporativa não é uma rede social pessoal. Isso significa que as mensagens trocadas, fotos, arquivos e demais conteúdos devem ter relação com o ambiente organizacional, já que é um canal corporativo e que permite uma comunicação integrada envolvendo pessoas, áreas e até mesmo companhias simultâneas.

Por meio de uma rede social corporativa cada colaborador passa a ter um perfil na ferramenta, no qual é possível publicar vídeos, informações, fotos, iniciar debates, tal qual ocorre no Twitter ou no Facebook.

Ou seja, similar aos sites que as pessoas estão acostumadas a usar na vida pessoal, mas alinhados aos objetivos e metas da empresa.

Use e abuse de todas as ferramentas e possibilidades da rede social corporativa. No entanto, é preciso definir como a comunicação será feita e o que pode ser utilizado, como:

  • vídeos;
  • comunicados;
  • imagens;
  • banners;
  • posts, etc.

Essa definição é importante para manter a coerência da empresa aos olhos dos colaboradores.

Compartilhar informações de outras pessoas

A implantação do que é rede social corporativa se revela como uma importante ferramenta estratégica para a empresa.

Quando utilizada de forma adequada ela aumenta:

  • o alcance das informações;
  • o engajamento;
  • a adoção e a integração por parte dos colaboradores.

No entanto, é preciso ter consciência de que todo o processo de comunicação dentro da organização deve ser transparente. Ao falar o que não se sabe ou compartilhar informações de outras pessoas corre-se o risco de errar e ocasionar uma experiência ruim aos outros colaboradores.

Por isso, é preciso ser criterioso na rede social corporativa, sabendo que é um espaço público de compartilhamento de informações, não privado.

Engajar-se em discussões pode ser não apenas improdutivo, mas ruim para a imagem da companhia.

Realizar publicações exageradas

Antes de postar ou compartilhar alguma informação, é preciso ter a certeza que aquele conteúdo ou opinião deve realmente ser veiculada.

Quando a empresa tem uma rede social corporativa efetiva e que cumpre com seu real objetivo é possível:

  • reduzir o retrabalho, já que as informações referentes a tarefas e atividades passam a ser compartilhadas simultaneamente;
  • diminuir o recebimento de multas trabalhistas por erros causados por falta de dados e informações e;
  • evitar atrasos nas entregas de tarefas importantes e prioritárias, cumprindo as metas estabelecidas.

Muitas vezes, as informações importantes acabam não chegando a todos os envolvidos ou, ainda, por não existir um espaço para que os colaboradores busquem as informações de que precisam para executarem suas tarefas acabam impactando na eficiência das operações e na produtividade.

E ai, gostou de saber o que é rede social corporativa, como e porque implantá-la?

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Nosso conteúdo foi útil? Que tal compartilhar entre seus amigos nas redes sociais? Ajude outros interessados a conhecer melhor sobre rede social corporativa.

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