Facebook, Youtube, Twitter e afins são alguns dos principais canais utilizados por pessoas e empresas para trocar informações e ideias, divulgar um produto ou mesmo compartilhar experiências, sugestões e críticas. Mas, você sabe o que é rede social corporativa?
Devido a expansão da internet, as redes sociais estão cada vez mais presentes na rotina das empresas, contribuindo para:
- expansão dos negócios;
- melhoria dos processos;
- aumento da produtividade.
No entanto, é preciso muito cuidado para não extrapolar essa interatividade. Entender o que é rede social corporativa é uma mão de via dupla, que tanto pode beneficiar quanto prejudicar a empresa. Então, é preciso:
- manter a rede social corporativa atualizada;
- monitorar o que dizem da companhia;
- responder o que perguntam.
Enfim, fuja de armadilhas!
Pensando nisso, vamos contar o que é rede social corporativa e quais os erros que devem ser evitados.Confira!
O que é rede social corporativa?
Com a expansão da internet e a necessidade de modernizar a comunicação interna da empresa, gestores passaram a aderir a soluções que:
- ofereçam um maior engajamento entre os colaboradores;
- mais praticidade ao dia a dia;
- sejam uma alta conectividade, como é o caso da rede social corporativa.
Uma rede social corporativa pode ser comparada as tradicionais redes sociais, contudo, com características inovadoras.
Podemos definir o que é rede social corporativa como um espaço em que diversas pessoas que têm o mesmo interesse podem trocar informações por um determinado tema.
É um ambiente em que colaboradores, clientes, fornecedores e outras pessoas que fazem parte de alguma forma do dia a dia da empresa interagem.
O funcionamento de uma rede social corporativa é similar a outras redes sociais, contudo, é destinada a comunicação empresarial interna.
Isso significa que cada colaborador passa a ter um perfil na ferramenta, que possibilita:
- compartilhar opiniões, informações, fotos;
- iniciar debates;
- estimular a interatividade entre os colaboradores, tal qual ocorre no Facebook ou no Twitter.
Empresas que usam rede social corporativa percebem mudanças significativas em todas as áreas da organização, desde o estratégico até o operacional.
Muitos gestores já perceberam o valor estratégico da comunicação e do endomarketing e buscam alternativas que vão além do marketing tradicional e de vendas.
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Quais os benefícios de uma rede social corporativa?
Agora que você aprendeu o que é rede social corporativa, é importante entender as vantagens de adotá-la no negócio.
Uma rede social corporativa se caracteriza por ser uma importante ferramenta para o ambiente de trabalho, utilizada principalmente para auxiliar na comunicação interna entre os colaboradores.
A principal vantagem de utilizar esse canal é a rápida capacidade de disseminar informação quando comparada a outros meios.
Além disso, uma rede social funciona como um veículo de aprendizado para todos os colaboradores da organização, já que permite o compartilhamento de arquivos, planilhas e outras informações e dados, substituindo as antigas intranets.
Outros benefícios relacionados a rede social corporativa se destacam ao ganho de velocidade na execução de processos internos e à facilidade de acesso. Isso porque é um meio de comunicação que fortalece a:
- conectividade;
- participação;
- compartilhamento de informações entre os integrantes.
Ou seja, proporciona a implementação de uma gestão mais participativa entre todos os níveis hierárquicos da companhia.
A rede social corporativa requer treinamento e capacitação de funcionários e orientação.
É preciso que a gestão proporcione a todos os funcionários a preparação adequada para o acesso à rede interna. Isso porque não faz muito sentido contar com uma rede social se o acesso for restrito a um pequeno grupo interno ou se a adesão à ferramenta for baixa.
Como não cair em armadilhas?
A implementação do que é rede social corporativa possibilita a evolução da empresa e de seus funcionários. Isso significa alcançar um patamar elevado de agilidade no processo de comunicação, assim como uma maior interatividade e afinidade entre gestores e demais envolvidos na instituição.
No entanto, é preciso ficar atento a alguns erros que podem comprometer a produtividade e o desempenho de toda a equipe, por exemplo.
Postar conteúdo pessoal
Uma rede social corporativa não é uma rede social pessoal. Isso significa que as mensagens trocadas, fotos, arquivos e demais conteúdos devem ter relação com o ambiente organizacional, já que é um canal corporativo e que permite uma comunicação integrada envolvendo pessoas, áreas e até mesmo companhias simultâneas.
Por meio de uma rede social corporativa cada colaborador passa a ter um perfil na ferramenta, no qual é possível publicar vídeos, informações, fotos, iniciar debates, tal qual ocorre no Twitter ou no Facebook.
Ou seja, similar aos sites que as pessoas estão acostumadas a usar na vida pessoal, mas alinhados aos objetivos e metas da empresa.
Use e abuse de todas as ferramentas e possibilidades da rede social corporativa. No entanto, é preciso definir como a comunicação será feita e o que pode ser utilizado, como:
- vídeos;
- comunicados;
- imagens;
- banners;
- posts, etc.
Essa definição é importante para manter a coerência da empresa aos olhos dos colaboradores.
Compartilhar informações de outras pessoas
A implantação do que é rede social corporativa se revela como uma importante ferramenta estratégica para a empresa.
Quando utilizada de forma adequada ela aumenta:
- o alcance das informações;
- o engajamento;
- a adoção e a integração por parte dos colaboradores.
No entanto, é preciso ter consciência de que todo o processo de comunicação dentro da organização deve ser transparente. Ao falar o que não se sabe ou compartilhar informações de outras pessoas corre-se o risco de errar e ocasionar uma experiência ruim aos outros colaboradores.
Por isso, é preciso ser criterioso na rede social corporativa, sabendo que é um espaço público de compartilhamento de informações, não privado.
Engajar-se em discussões pode ser não apenas improdutivo, mas ruim para a imagem da companhia.
Realizar publicações exageradas
Antes de postar ou compartilhar alguma informação, é preciso ter a certeza que aquele conteúdo ou opinião deve realmente ser veiculada.
Quando a empresa tem uma rede social corporativa efetiva e que cumpre com seu real objetivo é possível:
- reduzir o retrabalho, já que as informações referentes a tarefas e atividades passam a ser compartilhadas simultaneamente;
- diminuir o recebimento de multas trabalhistas por erros causados por falta de dados e informações e;
- evitar atrasos nas entregas de tarefas importantes e prioritárias, cumprindo as metas estabelecidas.
Muitas vezes, as informações importantes acabam não chegando a todos os envolvidos ou, ainda, por não existir um espaço para que os colaboradores busquem as informações de que precisam para executarem suas tarefas acabam impactando na eficiência das operações e na produtividade.
E ai, gostou de saber o que é rede social corporativa, como e porque implantá-la?
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