Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, encontrar profissionais qualificados não é tarefa simples. Por isso, o setor de RH deve estar sempre por dentro das melhores estratégias de recrutamento, a fim de tornar a busca mais eficiente. Um dos métodos que mais vêm se destacando no mercado é o recrutamento misto. Mas, afinal, o que é recrutamento misto? 

Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o conceito de recrutamento misto, suas vantagens e desvantagens. Assim, você estará preparado para colocá-lo em prática e melhorar os resultados dos processos seletivos da sua empresa. Se interessou? Continue conosco!

O que é recrutamento misto?

Recrutamento misto é um método de busca de candidatos que utiliza, ao mesmo tempo, estratégias de outros dois modelos: o recrutamento externo e o interno.

O intuito é  aproveitar os benefícios dos dois tipos e minimizar eventuais desvantagens no processo de seleção.

Para compreender o que é recrutamento misto, primeiro é preciso conhecer os conceitos de recrutamento externo e interno:

  • recrutamento externo: busca candidatos que estão no mercado, sem levar em conta profissionais que já trabalham na organização;
  • recrutamento interno: dá preferência a profissionais que já atuam na empresa, sem considerar profissionais do mercado.

No recrutamento misto, a empresa recorre tanto a candidatos que já estão na empresa quanto a profissionais do mercado, ampliando o leque de possibilidades na hora de escolher as pessoas mais qualificadas para o cargo em questão.

A concorrência pode ser equilibrada, com candidatos externos e internos disputando a vaga em pé de igualdade; ou por cotas. Tudo vai depender do tipo de oportunidade disponível, do número de vagas e da preferência do RH.

Dito isso, o que é recrutamento misto pode ser realizado de três formas diferentes:

  • recrutamento interno e depois externo: o RH dá preferência a profissionais já contratados pela empresa. Caso ninguém esteja apto para a posição, a vaga é aberta ao mercado;
  • recrutamento externo e depois interno: aqui, ocorre o contrário. A empresa busca profissionais no mercado e, caso não encontre, volta a atenção aos candidatos internos;
  • recrutamento interno e externo ao mesmo tempo: a posição é aberta simultaneamente a candidatos de dentro e fora da empresa, com todos concorrendo exatamente nas mesmas condições.

>> Produzimos um livro digital que apresenta um passo a passo para a produção de um planejamento de recrutamento e seleção assertivo. Clique aqui e acesse agora mesmo!

Quais são as vantagens do recrutamento misto?

Por ter as melhores características dos dois tipos de recrutamento mais tradicionais, o recrutamento misto pode ser extremamente vantajoso para a organização. Veja a seguir quais são as 6 principais vantagens do recrutamento misto.

1. Oportunidades para quem já atua na empresa

Por considerar candidatos internos para as vagas, o recrutamento misto cria chances de crescimento profissional para quem já faz parte do quadro de funcionários. É a oportunidade perfeita para promover aquele colaborador com ótimos resultados nas avaliações de desempenho ou dar chance a alguém que queira trocar de departamento.

Ao perceber esse tipo de cuidado por parte da empresa, os colaboradores se sentem valorizados, o que melhora os números do indicadores de satisfação dos colaboradores.

Essa também é uma excelente forma de controlar o turnover, já que todo profissional tende a permanecer mais tempo onde sabem que têm chances de evoluir na carreira.

2. Mais precisão nas contratações

Ao buscar candidatos dentro e fora da empresa, o RH amplia o alcance do recrutamento, o que aumenta significativamente as chances de chegar a profissionais qualificados.

Com isso, as contratações ganham mais precisão, o que contribui para melhorar a qualidade das equipes e dos resultados do negócio.

3. Incentivo à proatividade

Aplicando o que é recrutamento misto, os colaboradores se sentem mais motivados a dar o seu melhor no dia a dia. Como sabem que serão lembrados se surgir uma oportunidade, eles se dedicam a fazer sempre mais e entregar resultados além das expectativas.

Isso impede que o time entre na zona de conforto, o que pode ser altamente prejudicial para a organização.

Aplicando o conceito do que é recrutamento listo,  o que acontece é exatamente o contrário: todos trabalham melhor e se movimentam constantemente para atingir seus objetivos de carreira.

4. Renovação com ética e responsabilidade

Renovar o quadro de colaboradores é necessário para aumentar a diversidade no ambiente de trabalho. Contar com pessoas de diferentes origens e formas de pensar é fundamental para aumentar o poder de inovação da empresa e fazê-la se destacar no mercado.

Por outro lado, também é importante preservar a cultura organizacional e os valores éticos da empresa, algo que já foi absorvido pelos colaboradores mais antigos.

Entre as vantagens do recrutamento misto está a possibilidade de encontrar o equilíbrio entre esses benefícios e ter o melhor dos dois mundos. Buscar candidatos no mercado e, ao mesmo tempo, dar oportunidades para os profissionais da casa é a melhor opção para renovar o grupo de colaboradores com ética e responsabilidade.

5. Redução de custos

Por proporcionar mais opções ao RH na hora de escolher os candidatos, o custo-benefício do recrutamento misto costuma ser maior que o de outros modelos. Com mais profissionais qualificados no páreo, é natural que o tempo de fechamento das vagas seja menor.

Quanto mais rápido o RH define a contratação, menores são os custos do processo seletivo. Afinal, a realização de testes para recrutamento e seleção, dinâmicas e entrevistas demandam investimento.

Além disso, há também um custo indireto envolvido nesse processo: quanto mais tempo a equipe fica com um membro a menos, menos produtiva ela se torna.

6. Preservação da employer brand da empresa

Employer brand (marca empregadora, em português) é a imagem da empresa como empregadora. Adotar o que é recrutamento misto é uma ótima maneira de fortalecer essa imagem, por diversos motivos.

O principal deles é o poder de retenção de talentos. Por considerar candidatos internos para as vagas, o método ajuda a empresa a manter os seus melhores profissionais por mais tempo. Uma empresa que investe na carreira dos próprios funcionários é vista com bons olhos no mercado, o que reforça a imagem da organização como boa empregadora.

Com a employer brand fortalecida, a busca por candidatos externos também fica mais fácil, já que mais profissionais terão interesse em trabalhar na empresa. Assim, o processo de recrutamento ganha equilíbrio, o que favorece muito o andamento do negócio.

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre o que é recrutamento misto! Agora que você já conhece as vantagens desse método de contratação, que tal aplicá-lo na sua empresa?

Faça uma análise de cenário, verifique as posições em aberto e amplie o alcance das suas buscas por talentos. Assim, com certeza você conseguirá fortalecer o time e melhorar os resultados da empresa!

Outras formas de atração e retenção de talentos

Como vimos, adotar o conceito do que é recrutamento misto para a seleção de profissionais para cargos diversos dentro da empresa,  traz benefícios para a organização e para funcionários. Uma outra estratégia que faz o mesmo é o salário sob demanda.  

Salário sob demanda é um modelo em que, o colaborador tem acesso imediato ao salário proporcional aos dias já trabalhados no mês. Dessa forma, ele não precisa esperar pelo dia de pagamento para contar com o dinheiro, obtendo um controle muito maior sobre suas finanças.

Se você nunca pensou em inovar na sua forma de realizar  pagamento de seus colaboradores, chegou a hora! 91% dos colaboradores esperam novos métodos de pagamento. A solução preferida é uma plataforma digital.

plataforma de Recursos Humanos da Xerpa possui uma ferramenta útil e inovadora: o Xerpay. Esse sistema vai transformar a relação dos seus funcionários com o próprio salário.

Ao se cadastrarem no sistema, os seus colaboradores podem sacar seus pagamentos quando quiserem de forma simples e instantânea. O Xerpay já trouxe resultados para diversas empresas como:

  • 10% de aumento de retenção de talentos;
  • 20% de melhoria da produtividade dos seus colaboradores;
  • 100% de aumento de atração de candidaturas às novas vagas.

Conheça mais sobre o Xerpay e agregue mais esse benefício para a equipe da sua empresa.

Siga a Xerpa nas nas redes sociais FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Gostou do artigo? Conte pra gente nos comentários como funciona o processo de recrutamento na sua empresa. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!