o-que-e-prestacao-de-contas

O que é prestação de contas? Aprenda como fazer o documento

Realizar o balanço financeiro corretamente é essencial e depende do conhecimento do gestor sobre o que é prestação de contas. Afinal, é por meio desta prática obrigatória que a empresa tem registrado um relatório de todas as suas transações.

Tendo como base o que significa prestação de contas, a instituição pode comprovar concretamente seus ganhos e gastos. É por meio dela que há um valor jurídico na comprovação das próprias despesas e receitas.

Através desse relatório é possível visualizar itens como patrimônio líquido e bruto, além de passivos e ativos. Isto é, há um documento detalhado de todas as transações econômicas da organização.

Mas além de saber o que é prestação de contas, você sabe quais instituições financeiras precisam fazê-la? Ou até mesmo qual sua importância para uma boa gestão financeira?

Neste artigo vamos responder todas as dúvidas sobre a como fazer uma prestação de contas simples. Confira!

O que é prestação de contas?

como-fazer-uma-prestacao-contas-simples

A prestação de contas pode se explicar como um balanço financeiro obrigatório tanto para empresa como para entidades com o objetivo de demonstrar transparência nas transações financeiras.

Por meio deste relatório são documentados todos os dados financeiros da organização, de despesas a receita. Neste sentido, são expostos as entradas e saídas de valores de forma discriminada. 

Já falamos sobre a importância da gestão financeira no artigo: Como fazer uma gestão financeira: 8 passos para empresas em crescimento.

A prestação de contas segue um determinado período de tempo, estipulado pela empresa, e é comumente organizada mensalmente ou anualmente.

O artigo 1.020 do Código Civil, Lei 10.406/02, explica o tema:

Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Agora que você já sabe o que é prestação de contas, vamos descobrir quem deve apresentá-la.

Instituições que precisam prestar contas

A prestação de contas é obrigatória tanto para empresas como para associações públicas ou instituições. 

Sendo assim, os gestores dessas áreas devem saber o que é prestação de contas e, principalmente, como montá-la em determinado período de tempo. 

No caso dos sindicatos, cooperativas e condomínios, ela é levada aos membros/moradores e aprovada por maioria simples.

No caso de empresas e instituições são aprovadas em assembleias anuais, onde os membros são convocados via edital.

Mas quais são os perfis de empresa que se encaixam nessa descrição. Abaixo listamos algumas das instituições que possuem essa obrigatoriedade:  

  • Condomínios;
  • Instituições públicas;
  • Associações sindicais;
  • Associações filantrópicas;
  • Empresas que possuem sócios;
  • Clubes de recreação;
  • Cooperativas.

Estão isentas dessa obrigação: MEI (Microempreendedor Individual), Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) e EI (Empreendedor Individual).

Como fazer uma prestação de contas simples?

É fundamental saber em que momento torna-se necessário a montagem deste relatório. A prestação de contas deve ser elaborada ao fim de cada exercício social.

Exercício social, no caso, é o período pré-determinado pela empresa em que há a elaboração e construção dos relatórios financeiros. 

É comum, apesar do administrador se tornar responsável por esse documento, que haja o apoio de um especialista na área contábil para sua montagem.

Ela deve ser analisada, discutida e aprovada pelos sócios, administradores ou moradores, conforme prevê o artigo 1.071 do Código Civil:

“Dependem da deliberação dos sócios, além de outras matérias indicadas na lei ou no contrato:

I – a aprovação das contas da administração;

(…)

VII – a nomeação e destituição dos liquidantes e o julgamento das suas contas”.

Informações que devem constar no documento

Como já falamos anteriormente sobre o que é prestação de contas, ela tem como objetivo detalhar receitas e despesas. Entretanto, ela engloba de uma forma geral os seguintes itens:

  • Patrimônio bruto;
  • Patrimônio líquido;
  • Ativos;
  • Passivos;
  • Receitas (origem e valores arrecadados);
  • Despesas (gastos de uma forma geral).

Quando a prestação de contas pode ser exigida?

A lei prevê que não é obrigatório que a instituição faça a prestação de contas fora do período de assembleias gerais que costumam ser organizadas uma vez por ano.

Existem algumas exceções quando o assunto é a solicitação da prestação de contas. Conheça três delas abaixo.

  1. Quando um titular de conta exige do banco uma prestação de contas pela administradora do cartão;
  2. Quando há a separação judicial em que o cônjuge solicita a prestação de contas do parceiro que tem a guarda dos bens;
  3. Quando uma pessoa paga determinado consórcio e quer conhecer a prestação de contas com referente a administradora do cartão.

A importância na gestão financeira

Todo projeto ou trabalho requer transparência para que ele obtenha o sucesso desejado. Isso porque quando há transparência fica mais fácil identificar os erros e corrigi-los o mais rápido possível.

É por meio da transparência que a empresa passa a enxergar toda a utilização dos seus recursos financeiros.

Podendo assim tomar decisões estratégicas de investimentos ou cortar de custos com base no número levantado pelo deste relatório

Importância da prestação de contas para as empresas

Saber o que é prestação de contas e como fazê-la não só contribui para que a empresa tenha uma visão macro sobre seus ganhos e despesas como oferece maior segurança jurídica em relação a vida financeira da organização.

Através dela todas as transações financeiras ficam mais claras em determinados períodos.

Em outras palavras, mesmo que esse não seja um item obrigatório para todas empresas, é mais do que essencial que todas possuam um balanço e um relatório econômico para que estejam em dia com a saúde financeira e com as obrigatórias legais.

Ferramentas de suporte financeiro

Entender o que significa prestação de contas é importante para a empresas se desenvolver. Seguindo esse pensamento, os colaboradores da empresa também precisam de uma organização financeira saudável.

Essa é uma das dificuldades da maioria dos profissionais que vivem as voltas com as dívidas do cheque especial. Mas existe uma forma de sua empresa ajudar a mudar esse cenário.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, seus colaboradores podem antecipar parte de seus salários quando quiserem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação da equipe com a empresa.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Entendeu o que é prestação de contas e suas particularidades? Deixe um comentário no post e diga se ficou alguma dúvida sobre o tema.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.