Você sabe o que é onboarding e porque ele é tão importante nas empresas?

O onboarding é essencial hoje em dia. As empresas não podem mais perder tanto tempo preparando um novo funcionário. É necessário que ele se integre o mais rápido possível. Dessa forma, a produtividade da empresa não é prejudicada.

Os primeiros momentos de um novo funcionário na empresa são fundamentais para ditar o desempenho dele em suas atividades. É a partir disso que ele irá construir sua visão sobre a organização e a função que irá desempenhar.

Devido a isso, as empresas desenvolveram o método de onboarding de funcionários para mostrar aos novos integrantes a importância que eles têm para a empresa e o que ela espera deles.

Continue lendo e entenda o que é onboarding, como realizar onboarding de novos funcionários e exemplos de empresas referência na adoção dessa técnica.

O que é onboarding?

O onboarding de funcionários é o termo que representa o processo de integração de novos funcionários em uma empresa. Tem como objetivo adaptar e capacitar novos profissionais que acabaram de ser contratados à cultura corporativa.

Por meio das técnicas utilizadas no onboarding, é possível diminuir o tempo que um um colaborador recém-ingressado leva para se acostumar com o ambiente de trabalho. Assim, ele fica mais próximo de ser capaz de atingir seu pleno potencial.

Esse ritual de entrada exige grande planejamento por parte do RH. Ele é capaz de engajar os colaboradores no momento que eles chegam. O onboarding nas empresas se tornou uma estratégia básica de gestão de pessoas, utilizada para motivar seus colaboradores novos, por meio de:

  1. Orientação
  2. Supervisão
  3. Acompanhamento
  4. Treinamento.

Muitas empresas ainda ignoram a importância do onboarding de funcionários e acabam realizando apenas uma breve apresentação da empresa. No entanto, é necessário apostar em outras atividades e processos.

Apenas assim, é possível mostrar aos novos colaboradores as atitudes, conhecimentos, habilidades e comportamentos esperados deles pela organização.

Como realizar o onboarding de novos funcionários

Antes do primeiro dia

O processo deve começar antes mesmo do primeiro dia do novo colaborador. Para um processo de integração ser bem-sucedido, deve ser iniciado já durante o processo de recrutamento e o processo de admissão.

É importante que a empresa explique tudo antes mesmo de realizar as entrevistas. A organização deve, ao  anunciar uma nova vaga em seu time, inserir o máximo de informação sobre o trabalho, o ambiente, a cultura organizacional, entre outros dados importantes.

Dessa forma, as pessoas interessadas já irão preparadas para o momento da entrevista. Os candidatos já saberão bastante coisa sobre a empresa.

Isso poderá ajudar na atração dos candidatos mais engajados com os objetivos e a cultura de alta performance da sua empresa. E que tenham maior potencial para serem altamente produtivos.

Além disso, é possível enviar um manual do funcionário antes do início das atividades do novo colaborador. Assim, ele poderá ter acesso a todas as informações úteis que a empresa gostaria que um novo membro de sua equipe tivesse.

No primeiro dia

O primeiro dia pode ser bem assustador para grande parte dos profissionais. Por isso, um onboarding de funcionários bem-sucedido pode amenizar essa situação. Quando a empresa envia as informações necessárias previamente, ele chega em seu primeiro dia preparado e evita o bombardeio de informações.

É fundamental que ele seja acompanhado por outro colaborador em seu primeiro dia, o qual irá mostrar o funcionamento de tudo. No entanto, deve-se evitar apresentar coisas demais, pois dificilmente o novo contratado irá se lembrar depois.

Portanto, apresente informações básicas e de forma simples. Uma boa opção para o primeiro momento, é mostrar as coisas diferentes da organização, para que o colaborador não seja pego de surpresa em seus primeiros dias.

Depois do primeiro dia

Alguns especialistas acreditam que o onboarding de funcionários deve se estender por pelo menos três meses após a contratação do profissional. Apenas dessa forma, é possível que ele consiga absorver ao máximo os valores da empresa e suas funções no novo emprego.

Nos próximos dias, é preciso realizar treinamentos, atividades e outros procedimentos valiosos. Isso auxiliará o novo funcionário a entender claramente as tarefas que deve realizar, assim como os valores e objetivos da organização.

4 exemplos de onboarding de sucesso

Muitas empresas se destacam em seus procedimentos e ficam famosas por utilizar métodos inovadores e eficazes para trabalhar a integração e adaptação de seus novos membros.

Normalmente, as grandes empresas estão um passo à frente em suas estratégias e práticas utilizadas. Elas visam oferecer um primeiro dia marcante para seus novos funcionários.

Por isso, possuem algumas tradições interessantes que podem inspirar a sua empresa a melhorar seu processo de onboarding de funcionários.

1. LinkedIn

A empresa dona da famosa rede de relacionamentos de profissionais, voltada para negócios, possui um ritual para tornar o primeiro dia de seu novo profissional especial.

O novato, ao chegar em seu local de trabalho, encontra um kit de boas-vindas, um caderno e uma cópia do livro “Comece por você”, escrito pelo fundador da empresa, Reid Hoffman.

Além disso, em seu kit há itens específicos, que podem variar de acordo com a pessoa que está entrando na empresa e a função que irá desempenhar. Desse modo, não é possível prever, com toda certeza, o que virá na bolsa.

Para completar a recepção, a mesa do profissional é decorada com cartões que dizem “You’re [In]”, que pode ser traduzido, livremente, como “Você está dentro”, frase que brinca com o logo da rede social.

2. Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg também se destaca no onboarding de funcionários. Os novos integrantes passam seis semanas em um campo de treinamento, aprendendo qual será seu papel na empresa e a cultura organizacional ao mesmo tempo.

Em vez de palestras e apresentações que levariam muito tempo, o objetivo é dar aos novos membros da equipe as ferramentas necessárias para que eles desenvolvam sua atividade. 

Assim, o programa de treinamento promove a integração e auxilia os profissionais a se tornarem produtivos de forma mais rápida.

3. Apple

A gigante da tecnologia surpreende seus novos funcionários, presenteando-os com um iMac, o computador da marca, que pode ser configurado pelo próprio empregado.

Além disso, a Apple fornece ao colaborador uma camiseta que contém o ano em que ele está iniciando sua carreira na empresa, o que indica o período em que foi contratado.

4. Google

Conhecida por sua famosa cultura organizacional, o Google também utiliza estratégias bem-sucedidas em seu processo de onboarding de funcionários.

A corporação se preocupa muito com a integração de seus novos membros. Ela acredita que para eles se adaptarem melhor, é necessário que sejam recebidos por pequenos grupos de funcionários.

Quando um novo funcionário passa a fazer parte do time, ele ganha um chapéu colorido,  com uma hélice e a palavra “Noogler” (Que é a junção das palavras New e Googler) bordada. A companhia busca tornar o momento mais descontraído para que o profissional se sinta bem com sua nova equipe.

Leia também: Por que adotar uma cultura organizacional inovadora?

O que podemos perceber das estratégias utilizadas por essas grandes organizações é o modo pessoal e reconfortante com que buscam tratar seus novos colaboradores.

Essa estratégia tem sido eficiente e ajudado muitas empresas, pois “quebram o gelo” rapidamente e ajudam o novo empregado a se sentir à vontade em seu novo trabalho.

O onboarding de funcionários é uma peça-chave para a estratégia de gestão de pessoas de qualquer empresa e, por isso, merece atenção. Ele é vital para o sucesso de um novo colaborador ao longo do tempo e é uma ótima solução contra o turnover de pessoal na empresa.

Além disso, por meio desse processo, é possível reter talentos, aumentar os lucros e atingir a máxima qualidade dos colaboradores.

Sua empresa tem alguma estratégia de onboarding de funcionários com algum diferencial? Deixe seu comentário abaixo.

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