´
o-que-e-networking

O que é network: 7 dicas para expandir suas relações profissionais

A famosa frase “quem não é visto não é lembrado” se encaixa perfeitamente à vida profissional. Para ter sucesso na carreira, ser competente é fundamental, mas não é suficiente. Também é necessário cuidar dos relacionamentos profissionais por meio de um networking bem feito. Não sabe o que é network?  

Por mais poderosas que as redes de contatos profissionais sejam, poucas pessoas sabem como tirar o melhor proveito delas.

Pensando nisso, explicamos neste artigo o que é network e listamos algumas dicas de networking para você expandir suas relações profissionais e conseguir novas oportunidades. Quer saber mais? Confira a seguir!

O que é network?

Network é a construção de uma rede de contatos profissionais que trocam informações e conhecimentos entre si.

Contar com uma network ativa pode aumentar as suas chances de sucesso na carreira, pois possibilita o relacionamento com talentos de destaque e amplia o acesso a oportunidades de trabalho.

Um estudo da Lee Hetch Harrison revelou que 63% dos profissionais conseguem mudar de emprego por indicação de um conhecido

Dados como esse comprovam que criar uma network é essencial para abrir novos caminhos na carreira. A maioria das pessoas sabe disso, mas não sabe como alimentar esses relacionamentos de maneira adequada.

Veja abaixo algumas dicas de networking valiosas para colocar em prática.

Dicas de networking profissional na prática

dicas-de-networking

#1. Frequente eventos na sua área

Cada conversa é uma chance de ampliar a sua network. No entanto, se você não for atrás, essas oportunidades não vão aparecer. Um dos melhores jeitos de conhecer novas pessoas é indo a eventos, meetups e fóruns de discussão sobre assuntos na sua área.

Esses lugares promovem encontros e interações com gente que tem os mesmos interesses que você. Apenas isso já é o suficiente para puxar assunto e começar uma conversa sobre o mercado, desafios profissionais e oportunidades.

Fique de olho no calendário de eventos e participe de todos os que puder.

#2. Saiba se apresentar

Quando alguém perguntar o que você faz, tenha um pitch pronto para falar sobre o seu trabalho. No jargão corporativo, o pitch é uma descrição curta e objetiva, com menos de um minuto, usada para explicar uma ideia ou projeto. 

Usar essa técnica no networking é uma ótima maneira de iniciar uma conversa com um novo contato. Dessa forma, você consegue deixar a pessoa a par das suas atividades e do seu momento de carreira sem ser prolixo e cansativo.

#3. Vença a timidez

Fazer networking pode ser um grande desafio para quem é tímido ou introvertido, mas não é nenhum bicho de sete cabeças.

Para driblar a timidez, selecione bem com quem quer conversar para evitar desgastes necessários. Outra boa dica é pedir para um intermediário apresentar o contato para facilitar a aproximação e aliviar a pressão.

Quando for a algum evento ou reunião, chegue cedo. Em locais com menos gente, não é tão difícil puxar papo com alguém. Antes do evento, pense antecipadamente no que vai dizer ou perguntar às pessoas. Isso diminui a ansiedade e aumenta a segurança na hora de manter uma conversa.

Fazer os contatos iniciais pela internet também é uma boa estratégia se você for tímido. Comece a conversa nas redes sociais e, se tudo fluir bem, marque um café e leve o debate adiante pessoalmente.

#4. Saiba usar o LinkedIn

Criado com o intuito de conectar profissionais, o LinkedIn é a rede social perfeita para alavancar o sua network. O site já tem mais de 600 milhões de usuários pelo mundo e conta com uma série de funcionalidades que facilitam a construção de uma poderosa rede de contatos.

O primeiro passo para aproveitar o potencial da ferramenta é preencher o seu perfil adequadamente. Coloque informações completas sobre o seu cargo, experiências e interesses, além de uma foto profissional atrativa. 

Hoje, muitos recrutadores usam o LinkedIn para buscar candidatos — processo conhecido como e-recruitment. Um bom perfil é o melhor cartão de visitas para atrair a atenção deles.

Depois, comece criar relacionamento com pessoas da sua área, participe de grupos de discussão e compartilhe links interessantes. Para se destacar, utilize os recursos da plataforma a seu favor e comece a trabalhar seu marketing pessoal. Comente em publicações, poste sobre seus projetos e crie conteúdo relevante.

O LinkedIn Pulse é uma das ferramentas mais interessantes do site. Por meio dela, você pode começar a escrever artigos sobre a sua área de atuação e compartilhá-los na rede. Muitos profissionais já se tornaram top influencers e conquistaram inúmeras oportunidades por meio dessa estratégia. Se você trabalhar em cima disso, poderá ser o próximo.

#5. Esteja sempre disposto a ajudar

Um erro que muita gente comete na carreira é ativar a rede de contatos apenas quando precisa de ajuda. Tenha em mente que o networking é uma via de mão dupla. Para conseguir a atenção das pessoas, é necessário ter algo a oferecer.

Relacionamentos são construídos com o tempo, por isso esteja sempre em contato com pessoas as estratégicas da sua rede. Pega mal aparecer apenas para pedir alguma coisa. O ideal é estar presente constantemente, gerando conteúdo, trocando ideias sobre o mercado e até indicando profissionais, se for o caso.

Assim, seu nome e seu trabalho ficarão sempre em evidência para os seus contatos. Quando eles souberem de alguma oportunidade que tenha a ver com o seu perfil, com certeza vão se lembrar de você.

#6. Mantenha contato com seus ex-colegas

Seus ex-colegas de trabalho e faculdade são o caminho mais curto para você começar a ativar sua network. Como são pessoas que você já conhece, basta manter o relacionamento e ficar de olho no que elas vêm fazendo.

Se você não manteve contato com essas pessoas, não tem problema. Com tantas redes sociais disponíveis, é mais fácil se reaproximar delas sem parecer forçado. Basta adicioná-las e, aos poucos, começar a puxar assunto sobre a vida profissional.

Mas fique atento: se os contatos não mostrarem interesse em se relacionar com você, não force a barra. Prefira investir sua energia em pessoas que também queiram ter você na rede profissional delas.

#7. Busque relevância

Para aumentar a qualidade do seu networking não busque quantidade e sim relevância. Não adianta se apresentar, conhecer pessoas novas e trocar cartões com dezenas de pessoas sem que depois seja aberto um diálogo sequer fora do evento.

Separe os profissionais que você acha interessante e mande um e-mail ou adicione em uma rede social. Um único contato bem cultivado pode fazer mais diferença na sua carreira do que mil relacionamentos superficiais.

Essas foram as nossas dicas de networking para ajudar você a crescer sua rede de contatos ! Agora que você já está por dentro do assunto, que tal colocar o que aprendeu em prática.

Encare essa atividade como parte do seu trabalho e separe um tempinho do seu dia para ativar a sua rede de contatos. Assim, você com certeza terá muito mais destaque no mercado de trabalho!

Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e receba em primeira mão os nossos próximos conteúdos! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.