Inscreva-se

O que é Marketing Interno: como encantar seus colaboradores + exemplos
Cultura da Empresa

O que é Marketing Interno: como encantar seus colaboradores + exemplos

O que é marketing interno? O marketing interno, ou endomarketing, é o conjunto de estratégias e técnicas tradicionais do marketing, aplicadas internamente.  O objetivo é criar um ambiente:

  • estimulante;
  • desafiador;
  • que valorize os recursos humanos da empresa.

As ações de marketing — tradicionais ou digitais — estão na mente do empreendedor há anos para atrair clientes e fidelizá-los. O que muitos podem se esquecer, nesse processo, é que ações de marketing interno também têm um efeito significativo para o seu negócio.

Afinal, estamos falando das estratégias que investem nos ativos mais valiosos de uma organização: os seus recursos humanos. Saber como motivá-los é essencial.

E, ao longo deste post, vamos explicar o que é marketing interno e como ele pode ser aplicado para:

Boa leitura!

O que é Marketing Interno?

Talvez, o RH da sua empresa conheça-o como endomarketing, que é o conjunto de estratégias e técnicas tradicionais do marketing para a sua aplicação internamente.

Assim, cria-se um ambiente estimulante, desafiador e que valorize os recursos humanos da empresa.

Para tanto, o setor de RH deve estar em completa sintonia com os tipos de perfil profissional da empresa. Por meio disso é que as estratégias serão traçadas inicialmente.

Como resultado de estratégias de marketing interno, a reputação da empresa é potencialmente valorizada.

Colaboradores felizes, afinal de contas, são pessoas mais produtivas. Tudo isso reflete:

  • na qualidade das suas soluções;
  • no interesse de outros profissionais em ingressar na empresa;
  • na percepção de valor de marca por parte dos consumidores.

Leia tambémComo melhorar a produtividade no trabalho com a tecnologia?

Dá para resumir, portanto, entendimento sobre o que é marketing interno da seguinte maneira:

  • sua definição: ações direcionadas ao público interno, com objetivos definidos para envolver e estimular os colaboradores;
  • seu conceito: as ações de marketing interno devem ser pensadas para “fisgar” o público, mas todas elas deve estar profundamente associadas à cultura organizacional e aos valores institucionais da organização;
  • seus objetivos: a realização de trocas para construir uma cultura de lealdade, internamente, devolvendo em um ambiente de trabalho focado em crescimento, desenvolvimento e harmonia coletiva.

Assim, temos um panorama geral sobre o que é o marketing interno. Está faltando entender quem é que toma a frente para colocá-lo em prática.

Qual é o papel do RH nas estratégias de marketing interno?

Embora leve o conceito de marketing no seu DNA, estamos falando de uma série de ações que envolve a atuação direta do setor de RH.

Isso se deve ao fato de que ambas as equipes podem — e devem — trabalhar em colaboração para identificar as oportunidades, planejar no escopo do ambiente de trabalho e executá-las.

Então, não é à toa que o marketing interno, em sua própria essência, já lide com a integração de departamentos para pensar no bem comum de todos.

Após você finalizar a leitura, recomendamos que você baixe esse eBook gratuito. Nele você descobrirá estratégias eficazes para reter os melhores talentos! Responda o formulário e receba agora mesmo:


Por que trabalhar as ações de endomarketing? 5 benefícios

Trabalhar com o marketing interno permite um crescimento gradativo e sustentável da empresa. Algo que, como já havíamos antecipado, se percebe tanto interna (que é o seu grande objetivo) quando externamente, gerando uma percepção de marca positiva.

Por meio dessa integração tão impactante para o estímulo dos colaboradores, podemos entender que os benefícios do marketing interno se estendem em múltiplas direções. Selecionamos a seguir 5 razões para investir em ações de marketing interno.

1. Mais motivação dos colaboradores

Não faltam pesquisas que apontam a relação entre felicidade e produtividade nas empresas. Por isso, por que não investir em ações que realmente oferecem uma troca benéfica para todos?

A empresa conquista a tão esperada produtividade qualitativa, enquanto os colaboradores chegam ao ambiente de trabalho estimulados, e não desejando logo que o dia acabe.

2. Produtividade

Complementando o tópico anterior, quando o marketing interno oferece possibilidades de crescimento — individual e coletivo —, as pessoas produzem mais. E melhor.

Sem falar na pró-atividade e no interesse em sugerir ideias, debater novas soluções e passar a participar mais dos processos decisivos de mudanças.

Isso acaba com a estagnação comercial a partir da própria motivação dos profissionais da empresa.

3. Menor rotatividade de funcionários

O turnover é um dos grandes problemas das organizações, atualmente.

Esse índice de rotatividade, quando elevado, impossibilita as empresas de obterem o crescimento esperado, já que as demissões (involuntárias ou não):

  • reduzem, temporariamente, o número de profissionais nas equipes;
  • demandam tempo até que as novas admissões estejam integradas;
  • geram custos com os encargos trabalhistas (tanto com a rescisão quanto com a admissão);
  • evidenciam um problema a ser resolvido para reduzir o turnover.

Ou seja: uma alta rotatividade de funcionários escancara uma situação prejudicial para a empresa em múltiplas frentes. Com isso, as ações de marketing interno:

  • ajudam a identificar os problemas relacionados ao turnover;
  • minimiza-os;
  • dissolve boa parte dos problemas acima citados.

4. Colaboradores mais leais

Muito se diz que os colaboradores millennials não ficam muito tempo na mesma empresa. Entretanto, esquecem-se de dizer que eles também são os mais leais quando se sentem em casa.

Uma estratégia de marketing interno, voltada para esse sentido, cria um ambiente em contínuo desenvolvimento com transformações, mudanças e desafios.

Consequentemente, ganha-se a confiança dos colaboradores, que vão “vestir a camisa” a partir desse acolhimento.

5. Clima organizacional mais saudável

Ambientes de trabalho tóxicos já carregam, no próprio nome, o problema com eles.

Assim, cabe ao RH e ao marketing identificar os meios mais produtivos de remover essa imagem.

Quando as ações planejadas surtem efeito, os problemas — dos pequenos aos grandes — não têm vez.

As pessoas aprendem a lidar com eles e a valorizar uma cultura mais positiva.

Quem é que não quer, afinal de contas, ir ao trabalho sabendo que vai encontrar pessoas felizes, satisfeitas e que vão contribuir com a manutenção  desse clima saudável?

Exemplos de marketing interno: empresas que praticam

Para não deixarmos esses benefícios ecoarem de maneira vazia na sua leitura, nós buscamos alguns exemplos de marketing interno no mercado, que são verdadeiras inspirações para seu negócio. Confira:

Best Buy

A Best Buy convivia com uma taxa de rotatividade elevada e, para descobrir as causas disso, foi criada uma rede social interna.

Nela, os profissionais compartilhavam dicas, experiências e encontraram uma voz mais ativa, na empresa, sem hierarquia.

Como resultado, o turnover que era de 60% caiu para 12%.

Citibank

O Citibank optou por um gesto delicado, mas com profundo significado para construir uma identidade de relação com os seus colaboradores.

Sem alarde, o projeto Sou Mais Citi colocava os profissionais da empresa na frente das câmeras, com a mão no peito. Em seguida, as imagens se tornaram materiais publicitários. Algo que fez tanto sucesso, que se expandiu para diversos outros países onde a empresa atua.

Magazine Luiza

A rede Magazine Luiza tomou medidas mais impactantes do que os exemplos acima: dissociou, aos poucos, o poder.

Essa descentralização tornou a administração mais participativa e colaborativa por meio de programas de:

  • incentivo;
  • motivação;
  • treinamentos.

Toyota

Mais um exemplo de marketing interno é a Toyota. A montadora de veículos incentiva os seus colaboradores a sugerirem novas ideias. O programa enaltece aquelas que podem ser aplicadas, na empresa, bem como os responsáveis por ela.

Além disso, a empresa também investe em:

  • treinamentos sobre a cultura Toyota;
  • treinamentos e capacitação;
  • palestras motivacionais;
  • incentivos para os colaboradores.

Viu como engajar os colaboradores da empresa pode, sim, se traduzir em diversos benefícios para o desenvolvimento da marca, como um todo?

Como implementar o marketing interno?

Agora que você entendeu o que é marketing interno é hora de colocar a mão na massa e iniciar um projeto de endomarketing.

O planejamento inicial consiste em compreender os objetivos da organização. O que se deseja com isso?

Em seguida, é importante realizar uma avaliação junto aos colaboradores , entendendo:

  • desejos;
  • anseios;
  • frustrações;
  • desafios dentro do ambiente de trabalho.

Uma reunião com cada equipe tende a apresentar os dados mais relevantes para isso.

É aí que entra o papel exercido em conjunto entre o RH e o marketing: a aplicação das ideias que melhor vão surtir efeito nas situações apontadas anteriormente.

Mas, se você quer saber quais delas são as mais populares e implementadas, nas empresas, abaixo nós destacamos alguns exemplos de marketing interno. Inspire-se nas seguintes ações de marketing interno:

Ações de marketing interno

Como pode ver, são muitas opções.

Cada uma delas tem um impacto diferente e, possivelmente, complementar quando usadas em conjunto com outras ações.

É importante que o RH e o marketing, encontrem as melhores alternativas para alcançar rapidamente os seus objetivos.

O marketing interno tende a ser uma estratégia contínua, mas de efeito imediato nos colaboradores.

Isso significa que, quanto antes aplicar o marketing interno, mais cedo os resultados vão aparecer e mais fáceis vão ser integradas as ações seguintes, mantendo a motivação e a produtividade.

Agora, cabe mais uma pergunta nossa: por que parar por aqui? Que tal curtir a nossa página do Facebook e seguir-nos no Instagram, Twitter e LinkedIn? Assim, você vai sempre ficar por dentro, em primeira mão, de outras dicas e novidades que podem ser fundamentais para o desenvolvimento sustentável da sua empresa.

Está em busca de uma plataforma de Recursos Humanos eficiente para sua empresa? Conheça a Xerpa, o melhor software para RH do Brasil!

Com o nosso sistema você vai:

  • reduzir o tempo nos seus processos de admissão de desligamento de funcionários;
  • ter um processo mais claro e seguro;
  • evitar penalizações, multas ou qualquer risco relacionados à questões legais e gestão de informação da empresa.

Xerpa é a única que entrega uma experiência incrível e ainda resolve o problema real que o cliente tem. Fale com um especialista e descubra como reduzir 30% dos custos do seu RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *