o que é liderança

O que é liderança: o segredo por trás dos grandes líderes

Liderança é a palavra do momento. Cada vez mais popular no cenário corporativo, a palavra carrega muitos significados, que nem sempre são empregados adequadamente.

Liderança, a grosso modo, é uma influência social, que estimula o potencial de outras pessoas para atingir uma meta em comum. Um líder é capaz de conduzir indivíduos voluntariamente, e melhor entusiasmados, para fazerem a diferença e gerarem resultado.

Diferente do que muito acreditam, liderança não é um adjetivo, é uma habilidade que não está ligada a uma hierarquia profissional ou a atributos pessoais, obrigatoriamente. Está ligada ao comportamento e a forma de se expressar.

Nesse post vamos detalhar o que é liderança, mostrar quais os tipos mais comuns e explicar qual a importância dessa habilidade nas empresas.

O que é liderança

Muitos se referem aos principais executivos de uma organização como líderes, mas o cargo não faz de um profissional um líder. A liderança não se desenvolve automaticamente quando ocupamos uma posição de maior hierarquia, porque não é uma qualidade ligada a títulos.

Liderança é uma característica ligada a forma com o que pensamos e agimos. É a habilidade de gerar destaque diante de um grupo, através de comportamentos e posicionamentos que cativam o respeito e a admiração dos demais. 

Uma boa liderança cria estrategicamente condições, que estimulam as pessoas a se desenvolverem. A influência desse processo precisa ser decisiva, para que o liderado manifeste por vontade própria o desejo de se aperfeiçoar e oferecer resultados mais promissores. 

Profissionais que compreendem o que é liderança conseguem enxergar a organização com um olhar mais criterioso, visando um clima organizacional mais saudável e uma força de trabalho mais forte e engajada.

Chefe x Líder

Assim como falado anteriormente, o real sentido do que é liderança não está ligada ao cargo. Um chefe não é necessariamente um líder e vice-versa. Entenda a diferença:

 

Chefe

O chefe, geralmente, é um profissional autoritário que usa os privilégio do poder que o cargo oferece, para definir suas regras. Trabalha de forma centralizadora e não se preocupa verdadeiramente com o coletivo. Simplificando, ele costuma ser:

  • um sabe tudo;
  • nunca erra;
  • não escuta;
  • dá respostas;
  • critica mais do que elogia;
  • aponta a fraqueza dos outros;
  • acha que é o mais importante;
  • nem sempre acredita no potencial da equipe;
  • coloca a culpa dos problemas nos outros.

 

Líder

O líder, geralmente, é um profissional que inspira o desempenho da equipe, porque conquistou a confiança e o respeito de todos. Ele é capaz de motivar pessoas pelo simples fato de ser o exemplo. Simplificando, ele costuma ser:

  • sempre disposto a aprender;
  • assume erros;
  • aberto a diálogos e opiniões;
  • procura soluções;
  • encoraja os outros a melhorar cada vez mais;
  • reconhece a qualidade dos ouros;
  • tem a equipe como foco;
  • respeita sua equipe;
  • assume a responsabilidade dos problemas.

Tipos de Liderança

Explicado o que é liderança, vamos agora abordar a classificação de seus estilos e diversidades de características. Cada um deles impacta de forma diferente a sua equipe de trabalho e o ambiente corporativo.

 

Liderança autocrática

A liderança autocrática é aquela que conta com uma figura de comando autoritária e centralizadora, em outras palavras o chefe. 

A imposição de regras explica o que é liderança autocrática, além da obediência plena sem questionamentos. 

 

Liderança democrática

A liderança democrática é a liderança participativa. É a equipe quem assume o papel de protagonista, por meio de debates e aprovações conjuntas das melhores soluções. 

Neste estilo, a equipe é valorizada e a produtividade otimizada. 

 

Liderança liberal

A liderança liberal é aquela que dá 100% de autonomia e liberdade aos liderados. O líder confia plenamente na sua equipe.

Neste estilo, os colaboradores não possuem restrições, mas devem total compromisso com os prazos e metas. A capacitação, experiência e maturidade dos colaboradores são características essenciais para o sucesso dessa liderança.

 

Liderança situacional

A flexibilidade define o que é liderança situacional. Esse estilo cobra que os líderes tenham habilidades para lidar com situações diversas e proponham estratégias inovadoras para cada tipo de acontecimento.

 

Liderança servidora

A liderança servidora é aquela em que o líder se põe no lugar do liderado. Ele é capaz de compreender as necessidades reais, os problemas, as expectativas e desejos da sua equipe de trabalho.

O sentimento de empatia reforça o significado do que é liderança servidora nas organizações.

A importância do líder na empresa

É muito importante entender o papel da liderança em um ambiente profissional. Na empresa, nas diretorias, nos departamentos, no RH, o líder é quem conduz a participação e o interesse das equipes envolvidas.

Uma empresa pode contar com diversos líderes, cada um motivando um setor específico. E juntos, trabalhando para trazer resultados coletivos. 

Uma das principais funções de um líder é impactar o ecossistema organizacional, criando ambientes em que as pessoas sejam capazes de se desenvolverem profissional e pessoalmente. Ele deve criar situações que gerem satisfação, motivação, empenho e, consequentemente, um aumento da produtividade.

É, justamente, por isso que a liderança é a palavra do momento. As empresas buscam cada vez mais profissionais com esse perfil proativo e influenciador. Os recrutadores querem pessoas que entendam o que é liderança e como usá-la para potencializar o cenário empresarial.

Apesar da personalidade individual influenciar nas habilidades de liderança, é possível também desenvolvê-las. Técnicas profissionais como a inteligência emocional, PNL, coaching, dentre outras diversas, trabalham a essência do que é liderança.

Nesse cenário cada vez mais competitivo quando o assunto é trabalho, quem realmente pratica o que é liderança e se capacita, sai na frente.


Uma bom líder, acima de tudo, precisa servir de exemplo. Sua postura e comportamentos devem prezar pelo bom relacionamento com todos os membros da sua equipe. E assim, formar indiretamente novos líderes futuros.

Esse profissional entende o que é liderança, compreende a sua importância no cenário corporativo e busca cativar sua equipe para melhorar seus resultados, e consequentemente, o rendimento da empresa. Um líder não só mostra o caminho, como também vai junto. 

Se você gostou, siga a Xerpa nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn e confira outros conteúdos como esse!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.