o-que-e-ipca

O que é IPCA? Entenda como o índice impacta seus investimentos

O IPCA é a uma sigla que significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo que faz o papel de termômetro oficial da inflação no Brasil, monitorando a variação de preços do comércio e o retorno dos investimentos.

Se você acompanha o mercado e as oscilações econômicas do país, deve ter uma noção aproximada sobre o que é IPCA e o quanto ele impacta a saúde financeira do Brasil inteiro, em particular para os investidores.

Afinal de contas, a oscilação desse índice ajuda a montar os valores de rendimentos dos mais variados tipos de investimentos.

E se você está entrando nesse mundo de investimentos ou quer complementar tudo aquilo que você já sabe sobre o assunto, acompanhe-nos ao longo deste artigo!

Nos tópicos abaixo, vamos explicar o conceito de IPCA e como ele tem atuação destacada na economia do país.

O que é IPCA?

Para quem não sabe o que é IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) trata-se do termômetro oficial da inflação no Brasil. 

Para investidores em geral ele é fundamental, porque está atrelado aos rendimentos de muitos tipos de investimentos — sem falar que dá uma perspectiva geral da saúde econômica do país, dependendo das variações desse indicador.

Afinal, o índice mensura os preços de mercado que chegam ao consumidor final, bem como as suas variações. Ele foi instaurado e é regido mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo calculado desde o ano de 1979. 

O que é IPCA na economia?

Se o quilo de sua marca favorita de arroz sobe de um mês para o outro, por exemplo, quer dizer que o IPCA subiu nesse período.

Ou ainda,podemos voltar às décadas de 1980 e 1990, quando o país sofreu uma hiperinflação. Nessa época, o problema era tão grande que os valores dos produtos modificavam da manhã para a tarde. No mesmo dia, eles aumentavam e reduziam drasticamente.

Foi quando a média de inflação no Brasil chegou a 233,5% ao ano, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Para que serve o IPCA?

Agora que entendemos o que é IPCA — um índice que monitora a variação de preços do comércio —, vamos ver como ele funciona?

Como destacamos, o IBGE é responsável pelo levantamento de dados mês após mês em todo tipo de estabelecimento comercial. São monitorados os preços cobrados ao consumidor cujos pagamentos são feitos à vista.

Para isso, o órgão leva em consideração os produtos com base em uma lista de categorias, que são:

  • Alimentação e bebidas;
  • Artigos de residência;
  • Comunicação;
  • Despesas pessoais;
  • Educação;
  • Habitação;
  • Saúde e cuidados pessoais;
  • Transportes;
  • Vestuário.

Cada item tem um peso no cálculo final e segue também o monitoramento de 465 subitens dentro das categorias avaliadas pelo IBGE. Assim, é possível mensurar o custo de vida e a inflação (ou deflação) de algumas regiões metropolitanas do Brasil. Casos de:

  • São Paulo;
  • Rio de Janeiro;
  • Belo Horizonte;
  • Porto Alegre;
  • Curitiba;
  • Salvador;
  • Recife;
  • Fortaleza;
  • Belém;
  • Distrito Federal;
  • Goiânia.

Para a população, saber o que é IPCA ajuda a entender o custo de vida na sua cidade, enquanto o Banco Central usa o índice para manter a meta de inflação anual sob controle para, em seguida, definir novas políticas monetárias e/ou econômicas.

O que acontece se o IPCA sair do controle?

Vimos anteriormente um exemplo causado pela hiperinflação vivida no passado. Se a meta anual de inflação é ultrapassada e fica além do controle do governo — que normalmente pode aumentar a taxa de juros da economia (a taxa Selic) para reduzir tal oscilação —, o dinheiro perde o seu valor.

Nossa moeda, o Real, especificamente, e o poder de compra do brasileiro.

Inclusive, é essa influência no poder aquisitivo que faz mais investidores entenderem profundamente o que é o IPCA e a sua relevância na economia do país.

Isso porque, o IPCA serve como o parâmetro de valorização de alguns investimentos no Tesouro Direto, por exemplo. E é um fator fundamental para que você aprenda a investir melhor ao acompanhar as suas oscilações ao longo do ano.

Como investimento e IPCA se associam?

Se você vai começar a investir agora, é importante saber o que é IPCA e também quais são as opções de investir mais adequadas ao seu perfil.

Por isso, deixe a leitura de nosso artigo sobre os investimentos de baixo risco salva em seu computador. Assim, você vai saber quais passos tomar depois de entender o que é IPCA!

Afinal de contas, um bom investidor tem que ficar de olho em suas alternativas para superar os momentos de alta da inflação, por exemplo, a fim de ver os seus rendimentos cada vez maiores.

É, inclusive, esse o motivo pelo qual as pessoas estão abandonando a poupança. Ela dificilmente supera o IPCA, não obtendo um rendimento interessante. E todo investimento para ser rentável deve, no mínimo, acompanhar a taxa de inflação para garantir a sua consequente valorização.

Se você está em busca de boas opções de investimento que são costumeiramente mais em conta em comparativo com o IPCA, abaixo destacamos algumas alternativas:

Deu para entender um pouco mais sobre o que é o IPCA, como ele é usado no país e qual é a sua influência na tomada de decisão dos investidores do mercado?

Diminua o estresse no trabalho e economize dinheiro

Diante das oscilações da economia é fundamental ter um suporte financeiro e as empresas têm um papel importante na vida de seus funcionários.

Conheça a ferramenta Xerpay e saiba como funciona o sistema que implementa o pagamento sob demanda, ou seja, os colaboradores de uma empresa podem antecipar parte de seus salários quando precisarem.

Essa ferramenta está mudando a forma como os funcionários lidam com o seu salário e gerando mais satisfação e motivação no trabalho.

O Xerpay pode ser um dos benefícios mais valorizados por quem trabalha em sua empresa. Fale com um especialista e conheça mais!

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira compartilhar as suas experiências no assunto, aproveite para deixar um comentário no campo logo abaixo para expandirmos esta discussão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.