Com certeza você já ouviu falar, mas sabe o que é indicadores de desempenho? 

Também chamados de KPI (Key Performance Indicator) os indicadores de performance são uma métrica que quantifica a performance de uma empresa, de acordo com seus objetivos organizacionais.

A eficiência dos principais fatores que determinam o seu sucesso é avaliada, tendo como referência as metas do seu planejamento estratégico.

T√£o importantes quanto as a√ß√Ķes que os inspiram, os indicadores de desempenho devem estar intimamente ligados a um prop√≥sito comercial importante, para trazer contribui√ß√Ķes eficientes para o controle do neg√≥cio.

Um erro comum √© adotar indicadores sem nenhuma l√≥gica estrat√©gica, que n√£o reflitam a realidade da empresa e nem oferecem informa√ß√Ķes que efetivamente promovam transforma√ß√Ķes positivas.

Para facilitar essas escolhas, criamos esse post com explica√ß√Ķes detalhadas do que √© indicadores de desempenho e como ele orienta o sucesso do seu neg√≥cio. Acompanhe!

O que é indicadores de desempenho?

Indicador de desempenho √© uma ferramenta m√©trica de gest√£o que apresenta dados quantitativos e qualitativos sobre a performance da empresa. Eles s√£o capazes de mensurar se as a√ß√Ķes desempenhadas est√£o cumprindo com os objetivos previstos em planejamento.

Grosso modo, o conceito sobre o que é indicadores de desempenho, está relacionado ao fato de serem mecanismos de comunicação que informam dados essenciais para potencializar o sucesso empresarial.

Vale ressaltar que o alinhamento aos objetivos organizacionais √© indispens√°vel para que esses indicadores sejam funcionais. Caso contr√°rio, ser√£o somente n√ļmeros que pouco acrescentam ou mudam alguma condi√ß√£o.

Se a mensura√ß√£o for realizada de forma adequada, os gestores ter√£o informa√ß√Ķes que os guiar√£o na tomada de decis√Ķes, tanto na identifica√ß√£o de problemas quanto na orienta√ß√£o de solu√ß√Ķes. E assim, o cumprimentos dos objetivos se tornam mais assertivo.

Qual a efetividade do indicador de desempenho?

Explicado o que é indicadores de desempenho, agora é preciso colocá-lo em prática. Como já dito antes, um KPI deve estar ligado a um objetivo organizacional importante. Não apenas a um objetivo geral, mas a um que tenha potencial para influenciar a lucratividade do negócio.

Caso contrário, o trabalho de avaliação pautará uma ação que, na melhor das hipóteses, não gerará impacto na organização. Em outras palavras, é pouco significante.

Justamente, por isso, a gestão de metas organizacionais precisam estar bem alinhadas, permitindo que as lideranças envolvidas possam apontar com precisão suas principais demandas mercadológicas.

Quais os tipos de indicadores de desempenho?

Existem indicadores de desempenho para os mais diversos objetivos organizacionais. O desempenho da empresa pode ser avaliado por:

  • projetos;
  • setores;
  • at√© mesmo como um todo.

Por√©m, todos os indicadores visam um √ļnico prop√≥sito: resultados.¬†

Alguns dos KPIs mais comuns s√£o os de:

  • efic√°cia;
  • rentabilidade;
  • capacidade de vendas;
  • qualidade;
  • fideliza√ß√£o de clientes;
  • indicadores de produtividade;
  • estrat√©gia;
  • competitividade;
  • turnover;
  • satisfa√ß√£o interna, dentre in√ļmeros outros.

Como definir um indicador de desempenho?

Agora que você sabe o que são indicadores de performance é hora de aplicar o conceito.

√Č o seu planejamento que define o que √© indicadores de desempenho eficiente.

Faça um estudo criterioso sobre as estratégias de negócio da sua empresa e vá alinhando com os gestores e lideranças de cada setor quais as suas principais diligências.

Para dar um ‚Äúnorte‚ÄĚ, fa√ßa as seguintes perguntas:

  • qual √© o resultado que eu busco?
  • por que esse resultado √© importante para o sucesso da empresa?
  • como posso medir o progresso dessa a√ß√£o?
  • como posso influenciar esse resultado?
  • quem √© o respons√°vel por esse resultado?
  • como sei que meu plano de a√ß√£o atingiu o resultado?
  • com que frequ√™ncia esse plano de a√ß√£o deve ser revisto?

Assim, definir um KPI eficiente para a realidade da sua empresa fica mais f√°cil.

Como analisar os resultados dos indicadores?

Com os dados expostos e as falhas identificadas, um plano corretivo deve ser elaborado estrategicamente, considerando o tempo e o investimento para sanar tais problemas e, principalmente, evitar que eles ocorram novamente.

Re√ļna a for√ßa de trabalho, compartilhe a situa√ß√£o, explique de forma clara e objetiva as medidas que ser√£o tomadas.¬† Com isso definido:

Os gestores ficam encarregados de avaliar continuamente o impacto do plano corretivo, garantindo que a abordagem e o trabalho estejam gerando bons resultados.

Por que usar indicadores de desempenho?

Saber o que √© indicadores de desempenho √© indispens√°vel para qualquer gest√£o. Os dados analisados por ele s√£o guias, que orientam a tomada das principais decis√Ķes considerando o momento presente da empresa.

A√ß√Ķes corretivas podem ser criadas pelos gestores para sanar problemas em m√©dia e longo prazo. Ou seja, os indicadores medem:

  • a performance de cada projeto;
  • em diferentes √°reas;
  • coletando informa√ß√Ķes relevantes para o sucesso da empresa.

Como os indicadores podem unir a força de trabalho?

Para que os KPIs tragam mudan√ßas efetivas, √© essencial que o principal instrumento de valor da organiza√ß√£o, o colaborador, fa√ßa parte desse processo de transforma√ß√£o. √Č preciso que ele se sinta como pe√ßa essencial do jogo, e n√£o s√≥ um ‚Äúpe√£o‚ÄĚ.

Ser√° um desafio estimular os colaboradores a lutarem por um prop√≥sito se isso n√£o estiver presente na sua cultura organizacional. Contudo, n√£o √© imposs√≠vel. Se a no√ß√£o de ‚Äútime‚ÄĚ estiver s√≥lida na sua empresa, reforce. Se n√£o estiver, comece a desenvolver esse conceito.

Antes de mais nada, situe o colaborador, explique o que √© indicadores de desempenho e qual a sua import√Ęncia para o plano corretivo, que est√£o tentando implantar.

Esclareça como essas métricas podem melhorar  a produtividade no trabalho geral da organização, e porquê os funcionários são essenciais.

Crie debates sobre estratégia, permita que o colaborador se sinta parte do processo. E, mesmo que não seja, apresente a solução como um produto criado por todos.

Independentemente do tamanho e do setor, todas as organiza√ß√Ķes, que tenham um objetivo em mente e busque alcan√ß√°-lo, devem unir e motivar a sua for√ßa de trabalho.

Agora que você entende o que é indicadores de desempenho, aplique na sua empresa para isso:

  • fa√ßa uma an√°lise da situa√ß√£o real que ela passa;
  • defina os seus KPIs mais importantes;
  • estipule um plano de a√ß√£o corretiva;
  • compare.

A otimização é certa, o rendimento potencializado e a sua equipe fortalecida.

Engajados nos mesmos objetivos, sem desperdiçar tempo e recursos, a sua força de trabalho atua com potência máxima. E o que é melhor, satisfeitos com os avanços conquistados pela empresa, como resultado de seus esforços. A mudança que pode acontecer na organização, pelo simples entendimento do que é indicador de desempenho, é extraordinária.

Para avaliar suas pr√°ticas, acesse o artigo; “GUIA COMPLETO | Avalia√ß√£o de desempenho: o que √©, como fazer e quais os tipos”.¬†

E a sua empresa, gera indicadores de desempenho? Conta pra gente aqui nos coment√°rios.

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