Inscreva-se

Gestão de documentos: qual a sua importância na era digital e como fazer
Dicas

Gestão de documentos: qual a sua importância na era digital e como fazer

O que é gestão de documentos? É uma série de procedimentos voltados para a produção, uso e armazenamento de registros importantes de uma empresa. Sua realização tem como finalidade proporcionar às organizações um maior domínio sobre as informações utilizadas, guardando-as de forma organizada e segura. Atualmente essa preocupação também se estende para organização de documentos digitais.

 

Toda empresa precisa lidar com  que é gestão de documentos para organizar uma série de documentos relacionados a seu negócio, seja tipos de contratos de trabalho de seus funcionários, de vendas, contas, impostos, folhas de pagamento, entre outros.

Portanto, em um cenário marcado pelo crescimento dos fluxos de dados gerados e armazenados, as empresas precisam ser capazes de aprimorar suas técnicas de gestão de documentos.

Entre s benefícios da gestão de documentos, ela é essencial para garantir que todas as informações úteis para os negócios sejam rapidamente acessadas.

Colocar em prática o que é gestão de documentos, de maneira eficiente, permite que as corporações criem processos para armazenar e controlar todos os seus tipos de documentos corretamente. Realizar esse gerenciamento é uma tarefa complexa, visto a natureza e especificidades das informações.

Após a transformação digital, os métodos para realizar a gestão de documentos se modernizaram. Assim, diversas ferramentas tecnológicas surgiram no mercado para ajudar nessa missão.

Como sua empresa colocar em prática o conceito sobre o que é gestão de documentos? Você utiliza alguma ferramenta para ajudar no processo? No post de hoje, abordaremos qual a importância dos documentos e como realizar uma boa gestão. Ainda falaremos como isso é um diferencial para os negócios. Acompanhe!

O que é gestão de documentos e como realizar?

Como explicamos rapidamente acima, o que é gestão de documentos consiste na criação de processos para garantir o armazenamento correto de qualquer tipo de informação que uma empresa tenha.

Esse gerenciamento exige muito mais que simplesmente um arquivamento em gavetas – as organizações precisam criar padrões e regras para realizá-la.

Realizar essa gestão estratégica requer que a empresa controle sua demanda de dados de acordo com o valor de cada informação.

Aqueles arquivos que precisam ser mais acessados, por exemplo, devem ser facilmente localizados e arquivados rapidamente. Enquanto isso, os documentos que não são utilizados no dia a dia, devem ser mantidos em outro local.

Dessa forma, para realizar esse processo de forma efetiva, é necessário considerar uma série de questões em relação às características dos próprios documentos.

Além disso, as necessidades da empresa e as mídias disponíveis para realizar o armazenamento devem ser levados em conta.

Para te ajudar nesse processo, que tal começar baixando uma planilha gratuita de controle de férias? Responda o formulário e receba agora mesmo!


Benefícios da gestão de documentos: por que minha empresa deve realizar esse processo?

As informações de uma empresa são um dos seus principais bens. É por meio delas que um negócio evolui, além de manter a empresa em conformidade com as leis.

Leia também: O que é gestão tributária: 5 passos para montar um plano

As organizações que visam o crescimento utilizam a gestão de suas informações para:

  • controlar a produtividade de seus funcionários;
  • garantir que as atividades diárias sejam feitas para atingir os resultados esperados.

Além disso, as documentações ajudam na otimização do relacionamento com os consumidores.

Ao fazer uso da gestão de documentos, sua empresa pode contar ainda com inúmeros benefícios, tais como:

Deu para entender a importância e os benefícios da gestão de documentos em uma organização?

No próximo tópico você irá entender os segredos da tecnologia, por meio da organização de documentos digitais, para auxiliar você nesse processo. Confira!

Como a tecnologia pode ajudar?

A tecnologia está cada dia mais presente no ambiente corporativo. Diversas ferramentas são utilizadas para aprimorar tarefas diárias, tornando-as mais ágeis e assertivas.

Ela pode ser uma grande aliada do processo relacionado ao que é gestão de documentos, visto que a quantidade de papéis gerados e utilizados no dia a dia de uma organização cresce constantemente. Assim, o uso de tecnologias pode otimizar esse processo.

Ao automatizar o processo, as informações serão armazenadas e acessadas com maior facilidade e rapidez.

Além disso, o trabalho humano é reduzido, liberando os colaboradores para realizarem tarefas mais importantes, relacionadas ao core business.

A digitalização dos documentos e o armazenamento em Cloud Computing ainda trazem outros diversos benefícios para as empresas. Entre alguns exemplos das vantagens da organização de documentos digitais estão:

Leia mais em: 7 vantagens da digitalização de documentos nas empresas

O gerenciamento eletrônico de documentos (GED)

O método GED converte as informações das empresas para o formato digital. Assim, é possível utilizar softwares de gestão para controlá-las. Dessa forma, todos os dados estarão estruturados de forma inteligente e unificada, garantindo um acesso facilitado.

Cloud Computing

O armazenamento em nuvem pode ser uma opção bem acessível para as empresas, principalmente se estas utilizarem as nuvens públicas.

Ao utilizarem a Cloud, as organizações podem acessar, editar e compartilhar suas informações de qualquer lugar e a qualquer momento, basta ter uma conexão com a internet.

Muitos se preocupam com a segurança da nuvem para a gestão de documentos corporativos. No entanto, o ambiente virtual oferece maior proteção aos dados do que se eles estivessem guardados dentro da empresa.

A Cloud Computing evita que informações sejam perdidas ou roubadas, sendo acessada apenas por pessoas autorizadas.

Como realizar a digitalização dos documentos de minha empresa?

A digitalização de documentos refere-se ao processo de conversão de documentos físicos para o formato digital, para a posterior organização de documentos digitais.

Por meio dela, as empresas podem manter seus arquivos na nuvem ou em softwares de gestão, facilitando o acesso dos funcionários.

Para realizar esse processo, sua empresa precisará seguir algumas etapas. Confira a seguir quais são elas:

  • os documentos passam por um processo de preparação para que se tornem aptos à digitalização (higienização, retirada de grampos ou qualquer objeto que prejudique o acesso do documento ao scanner);
  • após isso, eles são escaneados, tratados e indexados por lote de documentos, de acordo com as especificações determinadas pelo projeto;
  • em seguida, as informações estarão prontas para serem migradas para um software GED ou para a nuvem.

Digitalizar as informações existentes na empresa é fundamental para que seja possível gerir o próprio negócio. Novamente, entre os benefícios da gestão de documentos está:

  • facilidade do acesso e de distribuição dos documentos;
  • redução de tempo para a realização de atividades que requerem análise de documentos;
  • redução de custo com recuperação e duplicação de dados;
  • integração de dados ativos e históricos.

Como melhorar a gestão de documentos?

Para colocar em prática o que é gestão de documentos e realizar um gerenciamento eficiente, é necessário contar com algumas práticas e processos. Veja alguns deles e aprimore o fluxo de arquivos em sua empresa:

1. Organize os documentos conforme seu uso

Primeiramente, é necessário criar um controle dos documentos para que seja possível geri-los com mais facilidade. A melhor forma de fazer isso, é classificando-os de acordo:

  • aqueles que devem ser guardados em formato físico, como contratos e outros documentos com assinaturas;
  • aqueles que podem ser digitalizados, como fichas cadastrais e relatórios;
  • aqueles que não precisam ser guardados após a utilização ou digitalização, como cópias de documentos.

2. Crie uma rotina de digitalização

Após classificar as informações, você saberá qual é a prioridade de digitalização de cada documento. Para que não seja necessário gastar tempo e dinheiro realizando a digitalização toda de uma vez, crie um cronograma para que o processo seja realizado aos poucos.

Além disso, providencie um porta documentos para cada departamento. Dessa forma, cada time pode depositar, ao longo do dia, os papéis que precisam ser digitalizados.

3. Realize backups

É muito importante ter cópias de segurança dos arquivos digitalizados para evitar que eles sejam perdidos em caso de problemas. Portanto crie uma rotina de atualização, por meio da implantação de soluções de backup, além de armazená-los na nuvem. Assim, caso perca algum arquivo, terá cópias disponíveis.

4. Tenha políticas claras de uso dos documentos

A padronização de processos é a base para o sucesso de qualquer gestão. Por isso, é fundamental que sua empresa crie regras claras e objetivas para a utilização e armazenamento de documentos.

Dentro das regras de manipulação dos documentos, estipule quais deles podem ser acessados por qualquer funcionário e aqueles que exigem um acesso restrito.

Além disso, defina procedimentos adequados de solicitação para que o controle seja feito da melhor forma.

Deu para compreender o que é gestão de documentos e perceber como este gerenciamento é crucial para o sucesso de uma empresa?

Ela é capaz de ajudar na administração geral da organização, melhorando os processos e atividades realizadas diariamente.

Portanto, invista nas tecnologias disponíveis do mercado e realize uma gestão inteligente e moderna de seu negócio.

Gostou do artigo? Deixe um comentário contando o que achou! Esperamos que ele tenha sido útil para você!

Para fazer um acompanhamento ainda mais profissional de pontos tão importantes para a empresa,  e propor melhorias estratégicas, desde a organização de documentos até o clima organizacional, bem como em outros setores da organização, você pode contar com o auxílio da tecnologia.

Xerpa é um software para RH, com um sistema que atua na otimização de processos como overview, admissão e demissão, contratação, holeries, controle de férias e mais. Além de ser uma forma de como melhorar a produtividade no trabalho, ainda reduz 30% dos custos do seu RH.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *